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Entenda o que é OKR e alcance mais resultados em sua empresa

5 minutos de leitura

Para que a instituição possa crescer, é essencial saber o que a empresa deve fazer para atingir os objetivos e entender como as etapas podem ser monitoradas e avaliadas. Caso contrário, você estará próximo de ter mais desejos e vontades para o negócio do que realmente resoluções que possam ser cumpridas em prazos estipulados.

Para ajudar o negócio a atingir os objetivos, você verá o que é OKR e como ele pode ser utilizado em sua empresa. Com ele, toda a equipe estará alinhada e mais motivada para gerar os resultados esperados em marketing digital.

Quer saber como aplicá-lo? Então, veja agora o que você deve fazer. Boa leitura!

Não pode ler agora? Não tem problema! Escute o artigo na íntegra:

O que é OKR?

OKR (Objectives and Key Results) é um tipo de sistema usado para a definição de metas em empresas como o Google. Como resultado, essa simples abordagem garante um maior engajamento e alinhamento em torno de metas que possam ser mensuráveis.

Normalmente, os OKRs são definidos, avaliados e medidos em cada trimestre. Eles são realizados em processos simples e com cadência rápida, envolvendo a criatividade e perspectiva dos times. O principal objetivo da estratégia é permitir que os colaboradores caminhem na mesma direção. Para isso, deve-se ter prioridades bem determinadas e contar com ritmo constante.

O conceito da OKR foi originado da Intel e espalhado para diversas outras empresas no Vale do Silício. Já em 1999, o conceito de OKR foi adotado pelo Google. Ele foi responsável pelo grande crescimento da empresa, que foi de 40 para mais de 60.000 funcionários que tem hoje. Além de empresas digitais como Spotify, LinkedIn e Twitter, outras instituições tradicionais também adotaram o modelo, como Walmart, ING Bank e The Guardian.

Como funciona?

Um dos principais e mais bem-sucedidos investidores de tecnologia, John Doerr (que iniciou sua carreira na Intel e depois investiu em empresas como Amazon e Google) tem uma fórmula conhecida para que as metas sejam estabelecidas:

Irei ________ medido por _____________.

Isso significa que as melhores metas também contam com a forma de realização. Desse modo, uma meta real é criada quando se tem medição adequada. Caso contrário, o que você terá será mais parecido com um desejo.

Assim, a fórmula de Doerr normalmente é entendida como uma das melhores formas para explicar a estrutura presente em um OKR.

Irei (objetivo) medido por (um conjunto de Key Results).

Quais são os principais componentes?

Desse modo, pode-se dizer que o OKR tem dois componentes: o Objetivo e o Key Results. Os objetivos são descrições que o negócio deseja alcançar. Devem ser apresentados de forma envolvente, direta e inspiradora. Eles precisam desafiar e motivar toda a equipe.

Já os Key Results podem ser considerados como conjuntos de métricas que permitem que o progresso rumo ao objetivo seja medido. É interessante contar com até 5 resultados para cada objetivo — o que passar disso não será relevante para a empresa. Vale lembrar que eles devem ser mensuráveis e quantitativos. Caso não seja um número, não será um Key Result. Você pode querer aumentar o faturamento a partir da diminuição de custos com leads em 30%, por exemplo.

Como a ferramenta é útil?

A ferramenta é útil por contar com algumas características. Veja!

Metas ágeis

Em vez de contar com planejamentos estáticos e anuais, com o OKR são utilizadas metas ágeis. Assim, os ciclos de metas são mais curtos e as empresas têm possibilidade para se adaptarem às mudanças internas e externas. A maioria das instituições usam ciclos trimestrais.

Simplicidade

Outra utilidade da ferramenta é sua simples abordagem. Como são fáceis de se entender, os processos são leves. Assim, as empresas reduzem o tempo de definição de metas, podendo utilizar o tempo para atingir seus objetivos e não para defini-los. Em marketing digital, por exemplo, pode-se determinar por quanto tempo você deve investir para ter retorno às estratégias realizadas.

Transparência

Como a OKR deseja alinhar os objetivos da organização, eles devem ser públicos para todos os profissionais. Assim, todos vão ter acesso aos OKRs das outras equipes. É comum que os do CEO estejam disponibilizados na Internet.

Alinhamento de cadências

Com o OKR, a estratégia e a tática são geridas de formas diferentes, uma vez que as táticas mudam mais rapidamente. Assim, cadências diferentes são definidas:

  • uma com OKRs de longo prazo e de alto nível para a instituição (muitas vezes, anuais);
  • uma de curto prazo, estipulada para os times (normalmente trimestral);
  • uma operacional, realizada para que as iniciativas e resultados sejam acompanhados (por vezes, semanais).

Como definir os OKRs?

Para realizar seus objetivos:

  • faça resoluções que sejam curtas, simples e de fácil memorização (caso seja necessário pausas para respiração na leitura, provavelmente seu objetivo deve ser modificado);
  • os objetivos podem ser divertidos e informais, o que significa que você não deve fazer desse processo uma tarefa chata — é possível encaixá-los na cultura da sua instituição.

Para definir os Keys Results, separe quais são as métricas das tarefas e não abuse. Usar entre 2 e 5 geralmente é suficiente.

Como implementar?

Para implementar esse processo na sua empresa, procure seguir estas dicas!

Crie poucas OKRs

Além da empresa começar nas OKRs, elas devem mostrar quais são as prioridades do negócio para o trimestre. Caso muitas sejam criadas, é possível que os times percam o foco e não consigam atingir nenhuma delas. Ou seja, a equipe precisa ter foco na OKR passada, caso contrário, esquecerão delas.

Veja as OKRs como objetivos, não como tarefas

As OKRs não são criadas para verificar se os colaboradores estão entregando tarefas, mas para medir se valor está sendo agregado. Dessa forma, simplesmente realizar atividades pode não contribuir para o cumprimento de objetivos.

Alinhe as OKRs

Como as OKRs são ferramentas de alinhamento, elas não devem ser definidas de forma isolada. Nesse sentido, a interação com todas as equipes deve ser realizada sempre.

Acompanhe os resultados

Diferentemente do que as pessoas normalmente fazem no final de ano, as empresas devem acompanhar se estão se aproximando dos objetivos traçados. Caso não exista acompanhamento, poucos darão valor para as resoluções criadas.

Agora que você sabe o que é OKR, prepare-se para implementá-lo da melhor forma na sua empresa. Comece estabelecendo prioridades e descubra quais são as formas para monitorar e avaliá-las. Além disso, lembre-se de que as OKRs devem motivar toda a equipe. Assim, será mais fácil fazer um marketing de resultados.

Você já criou um OKR ou teve alguma experiência com a metodologia? Então, deixe o seu comentário e conte para a gente quais foram suas experiências e o que você acredita que deve ser modificado!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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