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O que avaliar na hora de escolher o layout do site?

5 minutos de leitura

Todo empreendedor que inicia um negócio nos dias atuais já entende a importância de investir na criação de um site para sua empresa. No entanto, engana-se quem pensa que essa construção é fácil. Por isso é importante estar atendo em vários detalhes para escolher o layout do site.

Ela exige atenção com diversos detalhes que impactam diretamente a performance. Nesse contexto, saber como escolher o layout do site é muito importante para o futuro da organização.

Essa importância da construção do site se justifica facilmente. É ele que vai funcionar como uma espécie de quartel-general de toda a presença digital do negócio, além de centralizar todas as ações de marketing digital da marca. Nada mais justo que ter muita atenção na hora de definir sua parte visual!

Como nós sabemos dessa importância e também das dezenas de dúvidas que surgem nesse processo, decidimos preparar este post, onde você vai encontrar os principais pontos que merecem sua atenção na hora de escolher o layout do site do seu negócio. Acompanhe:

Para escolher o layout do site, veja o objetivo dele!

Tudo começa pelo objetivo do site. Alguns têm como foco a venda de produtos, outros servem como portfólio para exibir trabalhos, ou podem até mesmo estar direcionados para conteúdo em texto.

Independentemente de qual seja o objetivo do seu site, o layout vai depender diretamente dele. É fácil perceber que as necessidades de um e-commerce são bem diferentes do que é necessário para um blog.

O melhor caminho aqui é compreender quais as principais ações que esse site vai precisar executar, e, a partir delas, listar todas as funcionalidades necessárias para essa execução. Assim, será bem mais fácil entender o que precisa ser valorizado no layout do site.

Personalidade da marca

Como o site faz parte dos ativos de marketing, naturalmente, ele necessita refletir a personalidade da marca que representa: é a essência da empresa, que é transmitida por meio da sua identidade visual e que precisa estar alinhada com toda a comunicação corporativa.

Caso você nunca tenha parado para pensar nessa personalidade da sua marca, vale a pena fazer uma pesquisa sobre isso. Conversar com os funcionários, atentar-se às últimas manifestações públicas da marca ou até mesmo observar o seu segmento de atuação ajudam bastante nesse sentido.

Pense bem: um escritório de contabilidade dificilmente terá uma comunicação despojada, da mesma forma que é pouco provável que uma loja de artigos esportivos tenha uma identidade séria e sóbria.

Disposição do conteúdo

Uma das principais fontes de tráfego para qualquer site é a página de resultados de pesquisa dos buscadores, especialmente o Google. Isso significa que seu site precisa manter um bom posicionamento nessas buscas. Não há melhor forma de fazer isso se não por meio do conteúdo.

Isso quer dizer que, na hora de escolher o layout do site, você precisa ficar bastante atento, pois as páginas devem trabalhar a favor do conteúdo e não contra ele. Portanto, é fundamental que, nessa etapa da construção do site, você já saiba quais conteúdos precisam estar presentes e que recursos são necessários para essa hospedagem.

Por exemplo, se você sabe que será necessário publicar textos mais extensos, seu layout vai precisar considerar um espaço de blog com a inserção de imagens para quebra de grandes blocos de texto.

Público-alvo

Mais do que transmitir a identidade da marca, seu site precisa conversar de forma eficiente com seu público-alvo: as pessoas que têm o perfil de quem compra seus produtos ou contrata seus serviços.

Idade, localização geográfica, gênero, profissão e necessidades são apenas alguns dos atributos que compõem esse perfil e que necessitam de sua compreensão. São as tais das personas, aquele perfil ideal semi-fictício do seu cliente que irá direcionar a sua estratégia de marketing digital.

Um dos erros mais cometidos por empresas na hora de escolher o layout do site acontece nesta etapa. Em vez de pensar no cliente na hora de desenvolver o site, muitos empresários acabam tomando decisões fundamentais baseadas em seus gostos pessoais.

Lembre-se: seu site precisa ser útil para o seu cliente, não para você ou seus funcionários.

Experiência do usuário

Falando no público-alvo, nas personas e nas pessoas que vão acessar seu site, é fundamental que você fique muito atento à experiência do usuário na hora de escolher o layout do site. Esse é um item que caminha junto do perfil do público-alvo, mesmo porque a experiência vai variar de acordo com cada perfil de público.

Por exemplo, se o seu público-alvo é composto de pessoas de idade mais avançada, não faz sentido investir em um layout com informação em grande quantidade, letras pequenas, muitos detalhes e uma navegação difícil.

De todo modo, existem elementos que são essenciais para garantir uma boa experiência do usuário. Entre eles, podemos destacar a organização da informação e sua hierarquia, as cores e o contraste entre elas e o texto, e a quantidade de passos necessários para realizar tarefas importantes para você, como a compra de um produto ou o preenchimento de um formulário.

Leia também: A importância da usabilidade do site para gerar mais resultados

Responsividade mobile

Por fim, na era em que praticamente todas as pessoas possuem um smartphone ou um tablet, não há como escolher o layout do seu site sem considerar uma opção responsiva — ou seja, acessível pelos diferentes modelos de dispositivo e tamanhos de tela sem prejudicar a execução das funções.

É evidente que as telas menores e as limitações de cada tipo de aparelho podem alterar a estrutura do site. No entanto, se você planejar corretamente, essas mudanças não vão comprometer o que há de mais importante no site. Cabe a você analisar se nenhum dos pontos que falamos anteriormente ficará prejudicado quando o usuário chegar ao site por meio de um dispositivo móvel.

Leia também: Entenda a importância de ter um site responsivo para a sua empresa

Muitas vezes, empreendedores e gestores de marketing começam a fazer o site da empresa sem atentar a esses pontos fundamentais. É por esse motivo que é tão normal encontrar profissionais que começaram a desenvolver as páginas, mas foram obrigados a parar no meio do processo por conta de falta de planejamento.

Lembre-se: O barato pode sair caro. A construção de um site não é uma jornada fácil, pois existem muitos detalhes que merecem cuidado e atenção. Os pontos que listamos aqui são aqueles que acreditamos que sejam os mais importantes na hora de escolher o layout do site.

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Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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