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Gerente de marketing: como usar essa experiência para empreender

5 minutos de leitura

O gerente de marketing, que também pode atuar em agências, é um profissional que tem atribuições imprescindíveis para as empresas, não é mesmo? Ele é responsável por melhorar a imagem da marca, elaborar pesquisas de mercado, conhecer os problemas e dificuldades do seu público-alvo, além de criar estratégias utilizando o marketing digital para aumentar as vendas.

Embora nada disso seja novidade, poucos sabem que todas essas características são essenciais também para um empreendedor. Por isso, no artigo de hoje, você verá como essas duas áreas estão conectadas. Assim, descobrirá qual é o momento mais certo para empreender e se tem todas as habilidades para começar uma nova jornada.

Preparado? Boa leitura!

Qual é a hora certa para empreender?

Ter boas ideias de negócio não é suficiente para começar um. Há alguns sintomas que podem indicar que você está pronto para empreender. Confira agora os principais!

Certezas e medos

Por incrível que pareça, ter a mistura de certezas e medos é um dos principais sinais de que se está pronto para empreender.

Para começar, é importante ter segurança sobre o que você deseja fazer e como quer executar isso. Essa certeza é proveniente da paixão por começar seu próprio negócio e fazer aquilo de que gosta. Por outro lado, o medo de empreender é uma ferramenta para não dar passos maiores do que deveria e fazer tudo com o devido planejamento.

Os gerentes de marketing de empresas e agências são preparados para calcular tanto os benefícios quanto os lucros das estratégias que realizam. Então, essa é uma característica que pode pesar a seu favor.

Investimento

Outro indicador de que você está no caminho certo é conhecer em detalhes a área em que deseja atuar. Para isso, é necessário saber quem é o seu público-alvo e as condições em que seu negócio deverá acontecer. E os gerentes de marketing são ótimos nisso, não é mesmo?

Também, a pessoa deve ter disposição para trabalhar mais do que os demais, gerindo os funcionários e organizando a empresa, mesmo em finais de semana.

Se, depois de entender tudo isso, você continua disposto a investir na sua ideia, é um indicador está pronto para empreender. Caso contrário, deverá pensar se é melhor ter seu negócio ou um emprego fixo.

Planejamento dos detalhes

Empreender não deve ser uma ação tomada repentinamente, mas uma opção de vida. Ou seja, mesmo que você já tenha um histórico ruim, é importante persistir para encontrar boas oportunidades e planejar de maneira adequada na próxima vez.

Falando em planejamento, é esse o perfil de quem consegue aproveitar as oportunidades de mercado. Não basta apenas entender a parte técnica do seu negócio. Você precisará compreender como funciona a parte tributária, necessidade de recursos e possíveis regras legais.

Nesse assunto, o gerente de marketing também tem suas vantagens. Ele está acostumado a trabalhar com uma missão fixa de melhorar a imagem da empresa no mercado e aumentar as vendas. Além disso, as melhores campanhas são aquelas que têm um bom planejamento, não é mesmo?

Recursos emergenciais

O gerente faz sempre o planejamento de marketing financeiro da empresa. Da mesma forma, os empreendedores devem realizar toda a preparação financeira do negócio. Assim, será mais fácil descobrir se a empresa é viável e se os recursos disponíveis já são suficientes para começar.

Como leva algum tempo para que a empresa dê retorno, os empreendedores devem se preparar para essa situação. Assim, não invista todos seus recursos no negócio, uma vez que você poderá não ter reservas para momentos de necessidade. Se já tem isso, está preparado para começar sua empresa.

Quais características o empreendedor deve ter?

Para ser um bom empreendedor, a pessoa precisa desenvolver algumas características essenciais para o negócio. Você sabia que os gerentes de marketing digital têm muito a ver com a vida empresarial? Então veja do que precisa para sair de empregado e se transformar em dono do seu negócio.

Ser inovador

Seu público-alvo dificilmente precisará de mais um produto ou serviço comum. Ele deseja adquirir aquilo que ajudará na resolução de seus problemas. Por isso, uma das grandes características do empreendedor é a inovação.

Os gerentes de marketing, igualmente, têm na inovação sua ferramenta de trabalho. Eles precisam fazer campanhas e estratégias para falar diretamente ao consumidor.

Ter bom relacionamento com os clientes

Não adianta ter um produto, mas não saber se relacionar com os clientes. Os gerentes de marketing sabem que a experiência que os usuários têm com a marca é fundamental para que seu negócio cresça e continue firme. Mais uma vez, há uma ligação grande entre esses profissionais e os empreendedores.

Analisar a concorrência

Outro ponto de contato entre os gerentes e os empreendedores é a necessidade de análise da concorrência. Ao montar seu negócio, você deverá entender quem são seus concorrentes e quais são suas forças e fraquezas. Assim, terá mais segurança para projetar suas estratégias.

Escolher corretamente o negócio

Escolher o melhor negócio para investir é fundamental. Além de se identificar com o mercado, você deverá estudá-lo para encontrar possíveis problemas e desafios que enfrentará como empreendedor. Também, descubra quais são as principais oportunidades que terá para divulgar seus serviços e produtos.

Analisar o mercado de franquias

Investir no mercado de franquias é uma grande alternativa. Em 2017, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor teve crescimento superior a 9%. As grandes vantagens desse modelo é já contar com uma marca que tenha reputação consagrada. Além disso, há um menor risco, uma vez que os produtos e serviços já foram testados pelos clientes. Quer mais? Os franqueados contam com assistência e treinamento para conseguir mais lucros. Uma área que está se expandindo é a digital. Apenas em 2016, o crescimento foi de 26%.

Se você é um gerente de marketing, já tem algumas das qualidades essenciais a um bom empreendedor. Então, considere a possibilidade de ter seu próprio negócio. Para isso, escolha as melhores oportunidades — com menos riscos e mais chances de lucro. Com cuidado e pesquisa, você poderá ter mais qualidade de vida e aumentar seus rendimentos.

Entre em contato agora mesmo conosco e saiba todos os passos a serem tomados para começar a empreender!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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