Blog 8D Hubify

Efeito Priming — Como estimular seus clientes a comprar e a pagar mais pelo seu produto ou serviço

4 minutos de leitura

O que mais me fascinou no contato com a ciência da Economia Comportamental é o quanto somos impactos em nossas decisões, por fatores que nem passam pela nossa cabeça. Até porque, sempre me achei muito racional, mas esse “achismo” mudou. E, é dessa forma, que começaremos falando do efeito priming.

Continue a leitura!

O que é o Efeito Priming

O efeito priming (ou pré-ativação), talvez seja o melhor exemplo de como essa dinâmica de tomada de decisão nada racional e consciente funciona.

Para ambientar vocês sobre o que eu estou falando, vou compartilhar o estudo que resultou no efeito Flórida, contado no livro Rápido e Devagar de Daniel Kahneman (p. 70). Contextualizando, a Flórida é um destino comum entre aposentados nos Estados Unidos.

Separam alunos da Universidade de Nova Iorque (entre 18 e 22 anos) em dois grupos iguais. A atividade era montar frases a partir de 5 palavras aleatórias. Um grupo recebeu as palavras “acha, ele, isso, amarelo, instantaneamente” e o outro grupo recebeu as palavras “Florida, esquecido, careca, grisalho e ruga“.

Após terminarem as tarefas, os jovens precisam se deslocar para outra sala do corredor para realizar certa atividade, era esse o objetivo velado do experimento. Os alunos que receberam as palavras ligadas ao tema “idoso”, percorreram o trajeto mais lentamente do que os outros.

Outro bom exemplo de priming é a influência oculta que o dinheiro tem nas pessoas, e até na cultura de um país. Estudos demonstram que pessoas expostas ao símbolo do dinheiro (no fundo de tela de um computador, por exemplo) são mais focadas e motivadas a resolver problemas mais difíceis. Porém, apresentam um comportamento mais individualista e egoísta.

Complemente seu conhecimento com o vídeo a seguir!

Como isso acontece no marketing e nas vendas?

Você já comprou um cookie, porque quando passou na frente da loja, o cheiro da sobremesa recém tirada do forno foi altamente convidativo? Esse é um exemplo simples de priming, que a grande maioria das pessoas reconhece.

Mas o quanto isso pode impactar no faturamento de uma empresa?

Você sabia que ao perguntar para uma amostra representativa de 40 mil pessoas, se elas pretendiam comprar um carro novo nos próximos 6 meses, as vendas aumentaram em 35%? (Richard Thaler, Nudge, p. 84.)

E por que isso aconteceu?

Por exemplo, uma outra descoberta interessante foram os fatores canalizadores. Ao medir intenções (“você pretende fazer isso?”), você acaba influenciando a conduta das pessoas. Se perguntarmos quando e como pretendem fazer “isso”, o priming pode ser ainda mais forte. 

“Pesquisas apontam que influências sutis podem aumentar a facilidade, com que determinada informação chega à mente”. Richard Thaler, Nudge, p. 84.

O poder da imagem

Agora vamos ao exemplo que eu mais gosto, quando se trata de Marketing Digital, a influência de uma imagem na estratégia faz toda a diferença.

Em uma empresa na Inglaterra, você pode pegar um café e deixar algumas moedas, para pagar por ele. Na parede em frente, existe uma tabela com sugestões de preço. Durante 10 semanas, acima da tabela de preços, semanalmente alternavam certas imagens com dois olhos abertos ou com flores.

Em outras palavras, nas semanas que tinha uma imagem com 2 olhos bem abertos, o valor pago pelo café era em média, 3 vezes maior do que quando a imagem era de flores.

Dá para imaginar o poder da imagem certa, em um anúncio no Instagram? Ainda mais quando você pode testar e acompanhar, praticamente em tempo real, a performance da sua campanha?

Por outro lado, existem mais um exemplo que comprova a importância das imagens, como no caso de um Site ou Landing Page. A partir da ferramenta de mapeamento de calor (que mede onde as pessoas clicam), nota-se, por exemplo, que em uma foto com um bebê de fralda, as pessoas tendem a olhar para onde o bebê está olhando, ou seja, o CTA (botão de chamada para ação) para comprar um pacote de fraldas, posicionado estrategicamente na direção do olhar do bebê, converte melhor do que se estivesse em outro lugar.

A prática é absoluta?

Então quer dizer que basta um ou dois estímulos e todos mudam de opinião? Também não é assim, por mais que seja incontestável a existência do efeito priming, ele não tem eficácia abrangente, acaba por influenciar pessoas indecisas ou mais vulneráveis. Porém, mudar alguns pontos percentuais pode significar o sucesso ou fracasso de uma estratégia de marketing digital.

Vamos pegar o exemplo do escândalo do Cambridge Analytica

Em suma, a empresa aproveitou os dados de perfil e atuação nas redes sociais, para entender quem estava mais suscetível a ser estimulado a votar de determinada forma. Assim, depois de identificar esse pequeno grupo, eles focaram em direcionar mensagens estimulantes. Portanto, bastava um pequeno percentual mudando de voto ou incentivado a votar onde não é obrigatório, para mudar o resultado de uma eleição inteira.

De qualquer forma, é interessante observar que quando estudos de priming são apresentados em público, a grande maioria olha com descrença, afinal de contas acreditam que são seres racionais e que jamais cairiam em manipulações, aparentemente tão simples.

E você, acredita no efeito priming? Já viveu essa experiência ou viu alguém passar por situações parecidas com a qual descrevemos? Além disso, você utiliza esse conhecimento para montar e executar sua estratégia de marketing e vendas? Conta pra gente nos comentários!

Posteriormente, na próxima semana, eu continuarei com a série de artigos sobre Economia Comportamental aplicada ao Marketing Digital, com dicas de como montar uma mensagem persuasiva.

Se você gostou deste artigo, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre marketing digital, diretamente no seu e-mail!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por