Blog 8D Hubify

Fluxo de Caixa: como agir em tempos de crise?

3 minutos de leitura

Dando continuidade à série de webinars “De quarentena com a Hubify”, hoje trazemos alguns insights do novo capítulo “Fluxo de Caixa: como navegar em tempo de crise?”. Fabio Duran, CEO da Hubify, convidou dois especialistas no assunto, Gabriel Bastianelli, Co-founder do Alto Tietê Valley e o Luiz Roberto Dias, Controller na Contabilidade Filadélfia, para uma troca de conhecimentos. Boa leitura!

Sobre os convidados

Gabriel Bastianelli

Formado em Administração de Empresas, ele é presidente do Alto Tietê Valley, um núcleo que busca fomentar o empreendedorismo dentro de uma esfera tecnológica, com mais de 50 startups cadastradas, que valoriza os profissionais e novas ideias de Mogi das Cruzes e região.

Luiz Roberto Dias

Formado em Ciências Contábeis, é Controller na Contabilidade Filadélfia, que atua há 11 anos no mercado e oferece serviços de assessoria e consultoria contábil e fiscal, elaboração de folha de pagamento, e suporte no planejamento tributário.

O que é Fluxo de Caixa?

Inicialmente, vamos entender o que é esse conceito tão recorrente e temido ao mesmo tempo na sociedade. Basicamente, é o movimento de dinheiro que ocorre na sua empresa, isto é, quanto entra e sai. 

Para ter um bom controle, é importante fazer todos os registros dos valores para mediar suas ações. Esse é o primeiro passo para qualquer gasto que você tenha, uma vez que ele pode ser um investimento, despesa ou suprimento de alguma necessidade

Sabemos que é importante ouvir seu cliente para saber onde investir, mas também é essencial observar como está seu fluxo de caixa para saber se você terá condições de arcar com essa escolha.

Utilize o Data Driven

O Data Driven é uma ferramenta fundamental para orientar suas futuras decisões com maior segurança. Ela se baseia na coleta de dados que após analisadas, permitem nortear uma ação, isto é, se algo está sendo viável ou não. 

Essa prática é comum entre as startups, uma vez que envolve tecnologia e garante inovação nos processos de uma empresa, é uma forma de estar a frente da concorrência. Ela permite que você economize com atitudes mais assertivas sobre o negócio.

Faça uma projeção

Aqui, vale contar com um software eficiente para ajudar a registrar seus gastos. Também podemos destacar o DRE Demonstração do resultado do exercício, que é um relatório com foco em apresentar os resultados em determinado período. A partir de questões como qual a receita bruta, líquida, os impostos, despesas fixas, dedução, custos dos serviços que você prestou, entre outros. 

Assim, você avalia se o que sobrou do dinheiro necessário para chegar no resultado operacional foi positivo ou não.

Tenha disciplina

Em período de crise, o empreendedor tem que ser confiante nas suas medidas e agir, de fato, como um empresário. Não terceirize sua responsabilidade financeira, é preciso ter critérios para organizar suas finanças e isso tem que partir de você.

Ao invés de contar com um empréstimo, uma dica é prorrogar os impostos e parcelar com juros SELIC que garante mais benefícios. É vital buscar um meio para não reduzir sua operação. Também fique atento aos fornecedores com quem você trabalha, se eles atendem as suas necessidades.

Uma consultoria até pode auxiliar, mas você tem que estar presente e ampliar seu conhecimento, estudar, trocar insights, tudo para ter autoridade no assunto e se recuperar. Não é uma tarefa fácil, então tenha disciplina e alinhe seus objetivos, faça planos de acordo com os recursos disponíveis, não pratique a auto sabotagem!

Esses foram alguns dos principais debates presentes no webinar. Agora, que tal assistir ele na íntegra e ampliar seu entendimento no assunto?

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por