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Rápidas como um raio! Saiba o que é Google Amp e sua importância para as páginas mobile

5 minutos de leitura

Tornar a internet melhor e mais rápida é o objetivo de toda a comunidade de internautas. Dessa forma, tanto os usuários quanto as empresas podem se beneficiar. Com páginas mais bem construídas, é possível fazer mais negócios e se engajar de forma mais completa com os usuários. Uma dessas iniciativas é o Google AMP.

Neste post, você entenderá do que se trata, como funciona, quais páginas podem usá-lo e quais são as principais vantagens para os negócios. Quer levar seu negócio a um patamar mais elevado? Então, confira agora como o Google AMP pode ajudar no marketing digital de performance.

O que é o Google Amp?

AMP é uma sigla para Accelerated Mobile Pages — Páginas Aceleradas pra dispositivos móveis, em português. Como o nome diz, são páginas preparadas para serem carregadas mais simples e rapidamente quando acessadas a partir de dispositivos móveis. É um projeto iniciado por empresas como Google, Twitter, Pinterest e LinkedIn.

O projeto, que tem código aberto de grandes empresas de tecnologia e de conteúdo, tem como objetivo melhorar a forma com que o conteúdo é disponibilizado para os dispositivos móveis. As páginas AMP contam com uma arquitetura para que a velocidade de carregamento seja priorizada.

A estrutura é dividida em três partes:

  1. AMP HTML: um código que está além do básico HTML. Em alguns casos, há tags que são específicas do AMP;
  2. AMP JS: é responsável por fazer com que as páginas sejam exibidas rapidamente. A maior função é fazer com o que nenhum conteúdo externo possa bloquear o carregamento de itens da página;
  3. Google AMP Cache: embora opcional, permite que todas as páginas AMP HTML sejam armazenadas nos servidores do Google, aumentando o desempenho das páginas de forma automática. É possível, também, desenvolver o próprio cache.

Quando o usuário faz uma busca no Google a partir do celular, as páginas que contam com AMP configurado têm a marca da sigla. Ao clicar, a página é carregada praticamente no mesmo instante. Por outro lado, páginas que são mais lentas já são marcadas para alertar os usuários. Ou seja, ter sites rápidos é fundamental para receber visitas dos mecanismos de busca e melhorar a experiência de acesso dos usuários.

Depois de configurada, uma página AMP se transforma em uma segunda versão da página oficial. Conta com o mesmo conteúdo e é identificada com "/amp" ao final do link, facilitando o desempenho isolado nos resultados no Analytics. Entretanto, deve-se tomar cuidado com o conteúdo duplicado. Para evitar que isso aconteça, deve-se incluir uma tag canônica na versão da página AMP. Isso indicará ao Google qual conteúdo é o original.

Para fazer isso, basta incluir a marcação na página original:

<link rel=”amphtml” href=”http://www.minhaempresa/conteudo-original/amp/”>

Quais sites podem usar?

Inicialmente, a tecnologia foi utilizada pelos grandes portais jornalísticos dos Estados Unidos, como o Gizmodo e o Washington Post. Atualmente, entretanto, vários sites em todo o mundo já a utilizam, principalmente em páginas de conteúdo em geral, notícias e receitas. Entretanto, mesmo os donos de e-commerce podem implementar.

De acordo com o site do projeto, a tecnologia está aberta aos principais envolvidos com os sites, como editores, criadores e plataformas. O objetivo é que qualquer conteúdo (sejam notícias, sejam vídeos e até mesmo fotos e GIFs animados) tenha funcionamento. Como a iniciativa tem código aberto, qualquer pessoa tem autorização para acessar e aplicar as configurações ao seu modo. Caso seja interessante, é possível fazer parte da equipe e promover mudanças para a comunidade.

De acordo com o Google, é possível fazer as aplicações nas páginas iniciais e de produtos, e mesmo nas de busca. Sites como o eBay proporcionam uma boa experiência de carregamento, quando utilizadas por celular, mesmo nas seções de busca. As páginas contavam com o AMP, provando a qualidade da estratégia.

Um ponto importante que deve ser levado em consideração é que o layout da página, assim como seu código, é simplificado e reduzido, ou seja, o site fica diferente da versão original. Veja abaixo:

  • Página sem AMP:
Você sabia que o Google AMP pode ajudar a aumentar a velocidade das páginas? Veja agora como isso funciona!
  • Página com AMP:
Você sabia que o Google AMP pode ajudar a aumentar a velocidade das páginas? Veja agora como isso funciona!

Quais são as vantagens e a importância para a experiência mobile?

Há diversas vantagens em melhorar a experiência dos usuários em dispositivos móveis. Confira as principais!

Qualidade da rede

A principal vantagem do AMP para a Internet, em geral, é melhorar a qualidade das páginas. Dessa forma, os usuários ficarão ainda mais exigentes, fazendo com que as empresas que queiram conquistá-los invistam mais na velocidade das páginas que são construídas.

Como contrapartida, os clientes interagem mais com as empresas, aumentando as chances de realizar negócios.

Melhor engajamento

Atualmente, os internautas se sentem frustrados quando as páginas demoram para carregar, podendo, até mesmo, desistir da visita. Por outro lado, quanto mais veloz for o carregamento, mais os usuários se sentirão satisfeitos com a navegação, o que aumentará as possibilidades de concretizar vendas.

Uma experiência mobile mais atrativa é capaz de fazer com que os interessados queiram mais informações sobre seus produtos e serviços, procurem atendimento, preencham formulários de contato e até mesmo realizem compras e enviem orçamentos.

Caso poucas pessoas utilizassem os smartphones para fazerem negócios, as empresas poderiam deixar suas ações para depois. Entretanto, a quantidade de pessoas que possuem dispositivos mobile, hoje, é surpreendente.

Utilização de um público crescente

O público mobile já é grande e continua em expansão. O número de smartphones já passou dos 220 milhões no Brasil. Ou seja, há mais aparelhos que habitantes no país. Com a transformação digital, as pessoas passaram a resolver seus problemas e ações cotidianas diretamente na internet.

Quando as empresas investem em páginas mais rápidas, os usuários tendem a interagir mais com elas. A leitura dos conteúdos passa a ser mais interessante e ágil. Encontrar o que se deseja é cada vez mais imediato. É a nova forma de os usuários entrarem em contato com as instituições. Abandonar os usuários significa enviá-los para a concorrência.

Utilizar o Google AMP e outras ferramentas para deixar suas páginas mais rápidas requer conhecimento técnico. Por isso, procure profissionais qualificados para fazer as mudanças em suas páginas. Eles sabem quais são as ferramentas ideias para sua empresa conseguir interagir melhor com os internautas e aumentar as vendas. Além disso, você terá a segurança de que todos os procedimentos indicados serão realizados e que nenhum erro acontecerá, o que pode prejudicar o desempenho das suas páginas nos motores de busca.

Quer saber como podemos ajudar o seu negócio? Entre em contato agora conosco e conheça as soluções que temos para alavancar seus resultados.

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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