Blog 8D Hubify

Ferramentas do Inbound Marketing: saiba como atrair mais clientes!

6 minutos de leitura

Todos nós já reclamamos de propagandas que não nos interessavam e que interrompiam o nosso filme ou programa favorito. Este é o marketing tradicional, um antigo conceito que vem cedendo espaço para as ferramentas do Inbound Marketing, uma forma mais moderna e menos invasiva de se relacionar com o cliente.

O que é Inbound Marketing?

A atração do interesse das pessoas via conteúdo, seja uma matéria interessante, um e-book gratuito, guia explicativo e similares é conhecido como Inbound Marketing. Trata-se de aumentar o tráfego do seu site, redes sociais ou blog, através de produção de conteúdo que seja útil ao público que sua empresa pretende atingir.

Estas são as principais funções do Inbound Marketing:

  • Atrair novos clientes;
  • Aumentar a visibilidade da sua marca;
  • Criar conteúdo relevante;
  • Diminuir de custos.

Os canais de Inbound Marketing

As estratégias de Inbound Marketing podem ser aplicadas em diversos canais. Aqui estão alguns que você pode testar agora mesmo:

1) Site e SEO (Search Engine Optimization)

Para uma empresa ser encontrada nos mecanismos de busca online, ela necessita de um site. O site que, há alguns anos, era considerado artigo de luxo para as grandes empresas, hoje é uma regra geral para quem quer sobreviver neste mercado.

Um site também é importante porque ajuda a estabelecer credibilidade como um negócio. Esta é uma grande parte da razão pela qual um site é ainda mais importante para uma pequena empresa (Se você quer saber o que precisa saber para criar um site, clique aqui e leia um artigo incrível sobre este tema).

E como estamos falando em inbound, que nada mais é do que atrair a atenção de um possível cliente com conteúdo relevante para ele, precisamos falar de SEO.

SEO ajuda a posicionar melhor o site e o blog da sua empresa nas buscas do Google e outros sites de pesquisa. O seu site e blog devem utilizar essa técnica desde a programação do código, passando por seu layout (pensando sempre na experiência do usuário) e finalizando na otimização das palavras-chave que farão com que seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade.

2) Blog

Uma das formas mais eficazes de atrair consumidores é através do blog associado ao site da sua empresa. No blog é possível criar textos que falem sobre o mercado em que você está inserido, as principais dúvidas dos seus clientes e conteúdo pensado para o seu público-alvo.

3) Redes Sociais

Importante para o relacionamento Empresa x Cliente, as publicações nas redes sociais da sua empresa não devem ser restritas apenas à venda de produtos e serviços, mas complementar esses posts com a publicação dos artigos que você postou no blog, aumentando ainda mais o alcance e engajamento do público.

Como o inbound marketing serve para atrair a atenção das pessoas com conteúdo relevante para elas, podemos concluir que a utilização das mídias sociais para publicar conteúdos que contenham dicas e textos relevante geram uma interação muito maior do que os anúncios tradicionais e antigos que tentam apenas vender ou empurrar uma promoção.

Se você quer saber como aumentar a visibilidade dos artigos que você publica em seu blog, clique aqui e não deixe de ler o artigo “Como divulgar os meus blog posts e ganhar visibilidade online”.

4) Anúncios na rede de pesquisa

De acordo com um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira ’Meu Bolso Feliz’, nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet assumem o hábito de fazer pesquisas online antes de realizar compras em lojas físicas.

Como explicamos acima, dentro da estratégia de inbound marketing buscamos aplicar as melhores práticas de SEO para ajudar uma empresa a ser encontrada de forma orgânica e gratuita quando alguém procurar por um tema ligado à empresa. Contudo, esses resultados orgânicos levam tempo e, por conta da alta concorrência nem sempre nossa empresa aparece para todos os termos e palavras-chave que julgamos interessantes.

Nesse caso, para garantir que sua empresa seja encontrada quando procurarem por seu produtor ou serviço, é possível fazer o outbound marketing, que são os anúncios para aparecer no topo das buscas do Google (clique aqui e saiba mais sobre anúncios em mídia online).

Opinião de quem pratica Inbound Marketing

Polly Bittencourt

A maquiadora Polly Bittencourt (www.pollybittencourt.com.br) investe no Inbound Marketing para se destacar no seu segmento. Polly também criou um canal no Youtube (acesse aqui) com dicas de maquiagem e conta a sua experiência:

1) Como maquiadora, por que você acha importante usar Youtube?

R: O YouTube é uma das melhores ferramentas de divulgação de maquiadores hoje,  pois lá você pode mostrar e passar seu conhecimento para as pessoas conhecerem sua forma de trabalhar e indicar para amigos

2) Você sentiu resultados no número de clientes?

R: Sim, quando demoro a postar vídeos, recebo recados de pessoas que não conheço perguntando quando vai sair material novo. Também recebo mensagens de pessoas interessadas em meu trabalho após visitarem o meu canal no Youtube.

Edson Michels

Edson Michels da OCS Construções (http://ocsolive.com.br )conta sua experiência com o blog da construtora (http://blog.ocsolive.com.br/ ).

1. Qual a importância de um blog para a OCS Construções?

R: O blog é uma maneira de darmos informações sobre o nosso trabalho e o que podemos fazer com a experiência de nossa equipe técnica e como resolver os problemas dos leitores e prospectar novos clientes.

2. Seus concorrentes utilizam blog?

R: Muito difícil nossos concorrentes utilizarem, não conheço nenhum da nossa área que usa o Blog como ferramenta de informação e marketing.

3. Como são escolhidos os temas abordados nas postagens?

R: Os temas escolhidos são uma soma de necessidade de mercado com a carência dos clientes e Engenheiros que são desprovidos de conhecimento de certos temas. Por isso, variamos as nossas publicações desde a execução de um trabalho até empreendedorismo.

Claudia Michels

A advogada Claudia Michels (http://claudiamichels.com.br ) utiliza o blog (http://blog.claudiamichels.com.br ) para estreitar a relação com seu público e se diferenciar dos concorrentes.

1. Qual a importância de um blog para uma empresa?

R: A importância de ter um  blog está diretamente ligada a rapidez de comunicação,  com a  divulgação de trabalhos e matérias de utilidade pública no ramo do direito, marketing digital valioso, pois além de possibilitar a demonstração de nossa posição sobre determinados assuntos, também nos proporciona um ótimo feedback entre nosso escritório e a sociedade, servindo ainda para avaliar os resultados dessa comunicação e conhecer melhor o público alvo, saber o que ele almeja, permitindo o aprimoramento dos nossos serviços.

2. Seus concorrentes utilizam blog?

R:  Sim, mas em nosso estado ainda é pequena a parcela de advogados adeptos a essa ferramenta.

3. Como são escolhidos os temas abordados nas postagens?

R: Os temas abordados nas postagens estão relacionados aos ramos de direito de atuação de nosso escritório, como também matérias de relevância social e assuntos jurídicos que estão em evidência na mídia.

Centro de Cultura Nordestina Letras & Artes

O blog do Centro de Cultura Nordestina Letras & Artes (http://blog.culturanordestina.com.br) reúne escritores e jornalistas da associação, além de divulgar os eventos que acontecem na casa. Confira a opinião de Salete Rêgo Barros (http://culturanordestina.com.br) sobre a importância do blog:

1. Por que você acha importante ter um blog?

R: Porque é uma importante ferramenta de comunicação de temas de interesse comum, formada por uma espécie de memória virtual, onde os conteúdos podem ser acessados a qualquer hora. A sua abrangência ultrapassa os limites do território físico de atuação do empreendimento, sendo capaz de gerar grandes oportunidades e troca de conhecimentos.

2. Como são escolhidos os temas abordados nas postagens?

R: Em primeiro lugar, primando pela qualidade da forma e do conteúdo. O blog é uma vitrine sem fronteiras, onde a ferramenta principal é a comunicação escrita, que deve estar, obrigatoriamente, impecável. A competência de quem está postando e a qualidade do que está sendo postado são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento. Em segundo lugar, os temas devem ser de interesse do nosso público-alvo.

Está convencido? Então, analise quais os melhores canais de Inbound Marketing para a sua empresa e faça parte desta nova forma de lidar com o seu público. Gostou desse artigo? Comente abaixo e compartilhe 😉

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por