Blog 8D Hubify

Internet das Coisas: saiba o que é, como funciona e principais riscos

5 minutos de leitura

Ao apagar das luzes de 2018, o ex-presidente Michel Temer assinou um decreto para que a Internet das Coisas cresça no país. Ela tem um papel fundamental para a infraestrutura do Brasil e pode movimentar até U$ 50 bilhões até 2025.

A tecnologia já tem modificado a forma com que pessoas e empresas realizam mesmo as ações mais banais, o que ajudou a criar o conceito do BI. Mas você sabe exatamente do que se trata? Neste texto, você entenderá o que é Internet das Coisas, como funciona, quais são as principais vantagens e riscos.

Fique atento para manter sua empresa sempre conectada às novidades. Boa leitura!

O que é Internet das Coisas?

A Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), em inglês, é a conexão dos mais variados dispositivos com a internet. Inicialmente, as pessoas pensam só nos aparelhos em que elas mais usam, como smartphone, tablet, notebook e computador de mesa. Entretanto, diversos outros dispositivos também podem se conectar à rede para fazer certas atividades.

Câmeras de segurança, por exemplo, permitem que os usuários monitorem suas casas a distância. Smart TVs disponibilizam aplicativos para que as pessoas acessem conteúdo da internet direto do televisor, como Netflix, Spotify e Youtube.

Antigamente, os videogames não se conectavam à rede, o que obrigava os jogadores a estarem no mesmo local para participarem da mesma partida. Agora, os consoles precisam da Internet para que todas suas funções estejam habilitadas.

Isso não é tudo. Até geladeiras, máquinas de lavar, micro-ondas, alarmes, sons e lâmpadas podem se conectar. Ou seja, a Internet das Coisas não é apenas mais uma forma para se conectar, mas uma maneira de trazer mais eficiência e praticidade ao dia a dia dos consumidores.

A geladeira pode, por exemplo, avisá-lo quando alguns produtos estão próximos do fim e até mesmo pesquisar quais são os estabelecimentos com o melhor preço para repor o item. Outra possibilidade é a exibição de receitas interessantes para os alimentos que foram retirados. A criatividade pode proporcionar aplicativos ainda mais interessantes. A comunicação entre os dispositivos acontece sempre que cabível e proveitoso.

Quais são as vantagens?

Há várias vantagens em usar IoT, tanto para empresas quanto para pessoas comuns. Veja!

Automação residencial

A automação residencial proporciona personalização, conforto e cuidado aos moradores da casa, mesmo quando não estão nela. Ainda quando estiverem, os aparelhos podem ser configurados facilmente. É possível dar mais segurança à residência com uma câmera que capta intenções de assalto. O dispositivo pode até mesmo avisar a polícia.

Além disso, a automação pode ser um fator econômico. Com a personalização, pode-se desativar os aparelhos eletrônicos quando não estão sendo usados, trazendo economia na conta de eletricidade.

Melhor compreensão dos desejos dos usuários

As empresas também têm benefícios. Elas conseguem recolher dados para ajudar a tomar decisões quanto às estratégias empresariais. É possível descobrir quais são os dispositivos mais usados e como o consumidor se comporta. As informações são úteis para definir as ações de marketing mais eficientes, entendendo quais consumidores estão mais próximos de adquirir os produtos ou serviços da marca.

Várias empresas têm apostado no Big Data para entender quais serão as tendências do futuro. Mesmo dados corriqueiros, como horários e locais de compra podem dar pistas interessantes para as instituições. Como eles são numerosos, é praticamente impossível evitar os sistemas. Ou seja, a estratégia é útil em marketing digital de performance.

Transformação digital e os impactos no marketing digital

Melhorias na área da saúde

A IoT tem exercido vários papéis para ajudar hospitais e profissionais da saúde a lidarem melhor com a rotina médica.

Já existem sistemas para manter as vacinas protegidas, principalmente em condições difíceis, como em alguns países da África. Um deles é o Vaccine Smart Fridge, que funciona a partir de sensores que estão presentes na geladeira portátil.

Estão sendo testados rastreadores que coletam dados sobre o estilo de vida dos pacientes que estão tratando determinados tipos de câncer. Com os dados, é possível avaliar quais são as melhores formas de realizar o tratamento.

Outros exemplos são os vários sensores que fornecem informações sobre os sintomas da doença de Parkinson. Com eles, é possível controlar os sintomas e proporcionar uma qualidade de vida melhor ao paciente.

Quais são os riscos?

Como tudo, além de vantagens, há também riscos. Veja alguns!

Segurança residencial e empresarial

Há uma série de discussões sobre a segurança e a privacidade. Vários transtornos podem ser gerados caso o sistema de segurança de uma casa ou empresa seja desligado de forma inesperada (seja por falha, seja por ação maliciosa), deixando toda a casa insegura.

Coletividade

Os riscos também podem afetar toda a coletividade. Em cidades em que os semáforos são conectados, o sistema de gerenciamento atua de forma inteligente para que os congestionamentos sejam diminuídos, ou mesmo criando novas rotas quando há grandes eventos. Caso um sistema complexo como esse seja afetado por falhas ou hackers, o trânsito da cidade se tornará um caos em poucos minutos.

Nos sistemas de saúde, por exemplo, falhas podem levar grandes prejuízos aos sistemas de saúde e até mesmo para a vida dos pacientes. Por isso, todos os dispositivos interligados devem contar com segurança adequada.

Como diminuir os riscos?

Embora os riscos existam, é possível diminuí-los com a adoção de práticas de segurança. Veja, agora, as principais.

Dê manutenção em seus dispositivos inteligentes

Faça uma atualização dos dispositivos, ao menos, uma vez por mês. Assim, o risco de sofrer invasões é menor, uma vez que as empresas fazem correções preventivas.

Proteja os smartphones

Instale aplicativos de segurança para que possíveis ataques maliciosos sejam prevenidos. Além disso, evite usar redes desconhecidas.

Crie senhas complexas

Embora sejam mais difíceis de se lembrar, crie senhas longas e complexas. Dessa forma, a chance de invasão é menor. Para cada dispositivo que você tenha, use uma senha diferente.

A Internet das Coisas, aliada à Inteligência Artificial, já está revolucionando a forma como as ações são realizadas, seja para uso doméstico, seja nas empresas e na coletividade. Embora as vantagens sejam grandes, deve-se ter cuidado para que problemas ainda maiores não aconteçam, seja por falhas de sistemas, seja por ataques maliciosos. A sua empresa também deve se preparar para aumentar a produtividade e a qualidade, estando à frente da concorrência.

Este post foi útil para você? Então, compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por