O consumo de conteúdo na internet está cada vez mais dinâmico, para atender as dores do público, afinal, existem diversas ferramentas disponíveis para entregar um material de qualidade. Aqui, o conteúdo interativo se destaca como a melhor opção, ainda que ele não seja muito utilizado no mercado…
O motivo disso? Muitos profissionais acreditam que ele ainda é complexo e caro demais, quando na verdade, estão perdendo uma oportunidade incrível de alavancar seus negócios.
Pensando nisso, eu reuni algumas dicas práticas para você descobrir como os conteúdos interativos são envolventes e divertidos ao seu público-alvo. Boa leitura!
O que é um conteúdo interativo?
A maior parte do conteúdo pode ser classificada como estática, onde o leitor ou público consome o conteúdo assistindo ou lendo.
No entanto, um conteúdo interativo é qualquer tipo de material que incentiva os usuários a se envolverem ativamente com ele, em vez de consumi-lo passivamente.
Assim, eles podem se envolver, receber informações personalizadas e obter percepções sobre sua necessidade.
Isso pode ser tão simples quanto compartilhar perguntas em um webinar ao vivo, usando uma ferramenta, ou participar de um questionário.
Os benefícios de apostar nessa estratégia
O primeiro benefício, talvez seja o mais óbvio, ou seja, o aumento no engajamento. Dessa forma, até os tipos mais básicos de conteúdo interativo podem provocar uma reação, o que o torna imediatamente mais envolvente do que material estático.
Porém, a competição é complexa, e existem muitas oportunidades para as empresas se destacarem, sendo ainda mais importante otimizar seu conteúdo para oferecer uma experiência atraente.
Muitas vezes, as marcas oferecem conteúdo interativo como um ímã de leads para coletar endereços de e-mail, e as pessoas que assinam tendem a ter um interesse genuíno na marca. Portanto, eles estão mais engajados e propensos a converter!
Outro ponto importante é a coleta de dados relevantes, que são as informações mais valiosas para os profissionais de marketing.
Portanto, ao criar conteúdo envolvente que prenda a atenção de uma pessoa, e ofereça uma experiência personalizada, será mais fácil persuadir as pessoas a fornecerem suas informações.
Também podemos destacar o aumento da fidelidade à marca. A partir de questionários, enquetes e pesquisas, você pode capturar dados de leads que permitem criar um conteúdo personalizado.
Essa abordagem de marketing de conteúdo altamente direcionado, logo estabelecerá confiança e autoridade, para que você possa aumentar um público maior de pessoas que sejam fiéis.
Como utilizar um conteúdo interativo? Confira 6 tipos
1. Calculadoras
Frequentemente usadas por empresas de comércio eletrônico e marcas automotivas, essas ferramentas podem ajudar seus clientes a estimar e comparar os custos de vários recursos do produto, bem como avaliar os benefícios de compra.
As calculadoras interativas são construídas para resolver problemas específicos, e fornecer respostas imediatas. Esse conteúdo é perfeito para gerar leads, pois pode fornecer ganhos rápidos, no estágio intermediário da jornada do comprador.
Se um consumidor está avaliando suas opções, uma calculadora interativa pode oferecer a visão sobre o ROI ou a economia de que ele precisa, para tomar a decisão de compra.
O que é ótimo nas calculadoras interativas é que elas exigem pouco esforço do usuário. Ainda assim, em troca, eles oferecem dados puros e sem confusão, dando aos usuários resultados precisos para basear na sua tomada de decisão.
Ex: Calculadora de ROI da RD Station.
2. Questionários e enquetes
Teste o conhecimento ou as opiniões do seu público sobre um tópico relevante, descubra os assuntos pelos quais eles têm interesse, ou gere dados para serem utilizados em futuras iniciativas de conteúdo.
Eles são alguns dos tipos de conteúdo interativo mais comuns, especialmente nas redes sociais. Você pode configurá-los rapidamente, para coletar informações úteis do seu público, como:
- feedback do consumidor sobre seu conteúdo, produtos, serviços ou atendimento ao cliente;
- insights de público, incluindo nomes, endereços, localização e interesses;
- preferências de compra, como indústrias, marcas favoritas, categorias de itens ou preços.
O truque aqui é não pedir muito, pois você pode dissuadir as pessoas e, portanto, não receber nada.
Ex: Curtidas do Netflix.
3. Fotos e vídeos
A criação de galerias de imagens interativas, lookbooks e vídeos com visão 360º dos produtos e serviços que você oferece, pode ajudá-los a testar antes de comprar, entregando a melhor experiência.
O vídeo é uma experiência imersiva, o que torna ele um dos tipos de conteúdo interativo mais fáceis de usar em marketing. Assim, ele garante a liberdade criativa com as mensagens da sua marca, e permite que eles envolvam os consumidores de forma única.
Acima de tudo, ele é um formato de mídia que oferece ao espectador a capacidade de interagir com o próprio conteúdo do vídeo, por meio de várias ferramentas. Os usuários podem clicar, arrastar, rolar, passar o mouse, gesticular e concluir outras ações digitais para interagir com o conteúdo, da mesma forma que interagem na web.
Exemplo: Série Black Mirror: Bandersnatch da Netflix.
4. E-books e infográficos interativos
Se você costuma publicar conteúdos mais longos, criar uma versão na qual os leitores possam navegar de maneira personalizada, vai te ajudar a localizar as seções mais relevantes.
Sabendo disso, criar infográficos interativos exigirá mais tempo e esforço, mas a recompensa vale a pena, pois você terá peças de conteúdo atraentes que geram mais compartilhamentos nas redes sociais.
Afinal, os materiais ricos como e-books e infográficos reúnem muitas informações, que podem ser resumidas em um design compacto. Isso vai tornar a leitura mais dinâmica, e manter a atenção do leitor naquele conteúdo.
Exemplo: Infográfico “Vivendo com o fogo”, da artista Eleonor Lutz.
5. Ferramentas de diagnósticos
Esses recursos são ótimos para fornecer respostas personalizadas às dúvidas e problemas dos clientes, agilizando o atendimento ao cliente, e reduzindo os tempos de espera para suporte técnico por telefone ou pessoalmente.
Se você está no negócio de venda de software, as ferramentas de diagnóstico automatizado são um dos melhores tipos de conteúdo interativo que você pode oferecer ao seu público.
Quer se trata de uma versão freemium de seu produto SaaS, ou uma ferramenta básica de classificação que avalia um elemento específico do site de seus leads, as ferramentas de diagnóstico são excelentes, pois são confiáveis e fáceis de utilizar!
Exemplo: Diagnóstico de Gestão Agrícola
6. E-mails interativos
Você sabia que um conteúdo de e-mail interativo aumenta a taxa de clique em até 73%?
Bom, o e-mail tem um valor único, pois permite que você se comunique diretamente com as pessoas, em vez de uma mensagem de transmissão pública (como nas redes sociais).
Portanto, apostar em um design personalizado garante uma vantagem ao e-mail, mesmo no cenário digital em rápida evolução.
Você pode incluir elementos como os vídeos, enquetes, gráficos, jogos e muito mais, para gerar melhores taxas de abertura e engajamento.
Exemplo: e-mail da Pret.
Veja quais são as principais métricas que os conteúdos interativos podem ajudar
1. Duração Média da Sessão
A duração média da sessão é uma métrica importante, pois ajuda a calcular o tempo que um usuário passa em seu site, antes de prosseguir. E o conteúdo interativo ajuda a manter as pessoas em seu site por mais tempo, já que é uma experiência personalizada.
2. Taxa de rejeição
Uma “rejeição” é quando alguém visita seu site e sai sem olhar outra página. Assim, quanto mais páginas um usuário visitar, melhor será sua taxa de rejeição.
Nesse caso, os questionários online ou infográficos interativos são uma ótima maneira de redirecionar os visitantes para uma nova página, e obter seus resultados depois de concluí-la.
3. Geração de leads
Devido à natureza personalizada do conteúdo, os visitantes estão mais dispostos a trocar seus dados de contato por resultados personalizados. Isso leva a taxas de conversão mais altas, leads, e vendas para você.
A maioria das formas de conteúdo interativo pode ser configurada para coletar leads no início ou no final do processo, permitindo que você demonstre o valor do seu conteúdo antes que eles se comprometam.
Espero que tenha gostado deste post. Agora que você já sabe o que significa um conteúdo interativo, e qual sua importância, comece agora mesmo a testá-los na sua estratégia. E para complementar o assunto, sugiro que você leia o nosso artigo sobre Storyboard!