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Qual a importância dos memes para empresas?

6 minutos de leitura

Os memes para empresas já fazem parte da maioria das estratégias de conteúdo das grandes empresas como Netflix, Guaraná Antarctica, Nubank etc. Porém, talvez você não saiba, mas essa prática também pode alavancar um negócio que está começando.

Afinal, as chances do seu post ou ação de marketing se tornar viral com um meme são grandes, assim você pode aumentar o alcance e visibilidade da marca para conquistar novos públicos. Por outro lado, se a sua empresa já tem história, mas você quer estreitar o relacionamento com o cliente, os memes também podem ajudar.

Quer saber como explorar esse formato de conteúdo que não para de crescer? Então, continue a leitura e descubra neste artigo!

O que são memes?

Apesar desse termo bombar na internet, se você não estiver familiarizado, fique tranquilo, pois eu trouxe a definição. Basicamente, o meme representa uma imagem, vídeo, texto, etc. humorístico, que é difundido rapidamente pelos usuários do meio digital.

Nas redes sociais, os memes costumam assumir a forma de GIF ou imagem estática de um tema, significado ou tendência, geralmente com texto em camadas sobre a imagem.

Sabendo disso, o cenário atual representa um momento em que o consumidor está crítico e não se contenta com pouco. Se ele não gostar de um anúncio no youtube, ele vai pular sem pensar duas vezes.

Portanto, os memes surgem como uma alternativa no marketing de conteúdo, para você utilizar o humor e tendências para envolver seu público-alvo.

Dessa forma, os memes para empresas ajudam a construir uma comunidade, se relacionar com seu público e ser memorável para os seguidores. Para saber mais, confira alguns temas populares ou ideias mais utilizadas:

  • animais;
  • bebês;
  • personagens de programas de televisão ou filmes;
  • citações populares ou clássicas;
  • trocadilhos e piadas;
  • e muito mais!

4 motivos para você investir em memes para empresas

Baixo custo

Os memes reproduzem um conteúdo criado por outras pessoas, então você não precisa elaborar um vídeo ou foto original. Eles economizam o tempo de pequenas empresas e profissionais de marketing digital, que seria necessário na produção. Em vez disso, você pode utilizar uma imagem existente e adicionar a nova legenda.  

Senso de comunidade

Por meio do senso de humor, é possível criar uma comunidade com seus seguidores. Afinal, surge um sentimento de pertencimento, porque o seu público pode se relacionar com a situação que você se refere. Isso atrai seguidores e ajuda os espectadores a se relacionarem com sua marca.  

Estímulo ao compartilhamento

Por definição, os memes devem ser compartilhados, então o conteúdo é frequentemente repostado na internet, para atingir um público ainda maior. Quando as pessoas enviam o meme para um amigo, elas expressam fidelidade e defendem sua marca.

Relevância da marca

Como os memes costumam estar relacionados a uma tendência ou evento atual, eles tornam sua marca moderna e humana. Assim, os memes apelam para eventos contemporâneos ou culturais que seus espectadores conhecem, sendo autênticos e atuais. 

Descubra como utilizar os memes na sua estratégia

Em primeiro lugar, esteja de acordo com a lei

Por ser um formato que se baseia em “copiar” outra imagem, é importante estar ciente dos riscos que você está correndo, então fique atento aos direitos autorais. 

Por exemplo, no início de 2021, o reality show BBB 21 foi palco de vários memes, porém todas as imagens pertencem a Globo, então para fazer um post do programa, era necessário informar a fonte. E isso foi o que acontece com o post das nossas redes sociais:

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Também vale a pena desenvolver uma política clara na sua empresa. Assim, descubra qual é o nível de risco tolerável para sua marca, e crie diretrizes para sua equipe seguir.

Certifique-se de que o meme corresponde à voz da sua marca

Embora a maioria dos profissionais de marketing conheça os memes que podem atrair seu público, pode ser difícil incorporá-los e manter a consistência da marca, ao mesmo tempo.

Entretanto, à medida que os memes se tornam mais populares, até as marcas de estilo de vida sofisticadas começaram a fazer experiências com eles, para permanecerem relevantes e aumentar o número de seguidores. Os memes podem expandir o seu alcance, especialmente se o seu público-alvo for jovem.

A dica chave é ser autêntico e não excessivamente conservador. O conteúdo ousado demonstra que sua marca tem personalidade e voz única, para diferenciar sua empresa dos concorrentes comerciais genéricos.

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Embora os memes possam causar divisão e não agradar todo mundo, eles ajudam a apoiar o posicionamento de nicho e alcançar uma comunidade específica. Ao refinar seu tom, comece definindo claramente seu público-alvo:

  • qual conteúdo seu cliente consome?
  • qual música, programas de TV e celebridades eles gostam?
  • como você pode entretê-los?
  • quais problemas eles enfrentam, que são comuns na sua comunidade?

Depois de ter uma ideia do conteúdo em que sua persona está interessada, faça piadas relacionáveis ​​e aja rapidamente para comentar sobre as tendências relevantes.  

Quando o seu conteúdo encanta e diverte os usuários, é mais provável que o conteúdo seja compartilhado. Isso faz com que sua marca atinja um público mais amplo, tornando mais fácil gerar leads e vendas a longo prazo.

Reaproveite memes existentes

Você pode conferir diversos modelos de memes populares como os do Giphy. Por aqui, nós utilizamos esses gifs nos e-mails, confira o exemplo a seguir:

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Procure por modelos de meme populares ou vídeos virais, imagens ou GIFs e, em seguida, adicione uma legenda original.

Você também pode reimaginar o diálogo de um GIF popular ou cena de filme. Esse método funciona bem para os criadores de memes pela primeira vez, porque o formato fornece um esboço da piada.

Os vídeos virais do YouTube geralmente se tornam memes, então fique de olho nos destaques e momentos engraçados de vídeos em alta, para obter um novo conteúdo.

Aposte no conteúdo original

O conteúdo original é um pouco mais desafiador, porque você precisa fornecer material para o meme, decidir sobre um formato e sobrepor alguns comentários relacionáveis. Leva mais tempo, energia e criatividade, mas há uma chance maior de que seu conteúdo seja compartilhado.

Para ilustrar, você pode transformar um clipe engraçado que você acidentalmente captou em um vídeo curto em loop ou GIF. Para um produto físico, tente exibi-lo em casos de uso inesperados.

Se você tem um produto com o qual os clientes podem tirar fotos facilmente, peça permissão para utilizar suas fotos e vídeos.  

Aqui, eu trouxe um meme original criado pela nossa Sócia de Vendarketing, Tainah Escocard:

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Ferramentas de criação

Existem vários sites que permitem a criação de memes para empresas, de forma gratuita, no entanto, eles adicionam suas próprias marcas d'água na parte inferior.

Se você tem um designer, uma equipe de design ou é hábil com o Photoshop, pode fazer a sua própria e adicionar a própria marca d'água. Essa dica é fundamental!  

Caso contrário, os sites como www.MemeGenerator.net ajudam você a escrever e baixar memes, além de mostrar as imagens mais populares e tendências.  

Por outro lado, também vale a pena citar o Adobe Spark, uma nova plataforma que é específica para a criação de imagens de mídia social. Desde banners e fotos de capa, ele oferece diversos modelos para aproveitar.

Enfim, espero que tenha gostado deste artigo sobre memes para empresas. Tenho certeza que esses insights vão te ajudar a obter bons resultados! E que tal seguir a Hubify nas redes sociais e conferir os nossos memes? Acesse @agencia.hubify no Instagram!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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