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Agile Marketing: como essa estratégia vai potencializar os seus resultados

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Ao contrário do que o nome sugere, Agile Marketing não se trata de uma técnica para aprender a fazer marketing de uma forma ligeira. Bom, pelo menos, não num primeiro momento.

Antes disso, é necessário conceituar o que é o Agile Marketing da maneira correta e a ligação que ele tem com os scrums a fim de entender como ele pode ser colocado em prática da maneira correta (não apenas pelo time de marketing, mas também por toda a empresa) para que os resultados venham.

Reunimos todas essas informações para você aqui mesmo neste post de modo que você possa aplicá-las após lê-lo até o final. Tudo pronto? Então, vamos começar pelo conceito.

O que é Agile Marketing

Os profissionais de marketing de hoje costumam acumular responsabilidades, portanto, melhorar a eficiência é fundamental para oferecer o desempenho de marketing que as empresas exigem.

Para melhorar sua abordagem, algumas equipes de marketing começam a desenvolver o Agile Marketing, um processo usado pela primeira vez por engenheiros de software para trabalhar de maneira mais inteligente e comercial, com mais eficiência.

A publicidade tradicional presume que você conhece começo, meio e fim do seu trabalho. Mas o Marketing Agile não é tão previsível. Sua metodologia usa ciclos de aprendizado rápidos para atingir metas de longo prazo com mais eficiência.

Assim, a definição de Agile Marketing pode ser simples, mas adotar uma mentalidade ágil e metodologias em toda a organização é o verdadeiro desafio.

Seu uso é marcado por uma habilidade pronta para se mover com rapidez, razão pela qual ele migrou da engenharia para o marketing, campo que exige uma agilidade cada vez maior por conta das rápidas transformações de mercado.

Dessa forma, a mentalidade e metodologia do Marketing Agile transforma a cultura organizacional e também as operações, de modo que você possa executá-las com mais eficiência, além de obter um melhor desempenho por meio de uma abordagem iterativa orientada por dados, similar ao scrum. Que, aliás, falemos sobre a seguir.

O que é scrum

Scrum é uma abordagem de gerenciamento de projetos que surgiu originalmente na área de desenvolvimento de software.

A ideia central do Scrum é que, ao desenvolver um projeto extenso e complexo, você não dependa de uma projeção precisa e detalhada do resultado final para dar início.

O problema com essas projeções é que elas geralmente evoluem e se modificam ao longo do processo. E quando o gerenciamento do seu projeto depende de requisitos precisos, isso resulta em muito esforço e atraso, principalmente.

Esse é um cenário comum no mundo de desenvolvimento de software, mas não difere muito do universo do marketing. Afinal de contas:

  • clientes em ambos os cenários têm objetivos claros, mas podem não saber muito sobre o processo;
  • profissionais de marketing e desenvolvedores se adaptam às mudanças e usam muitas ferramentas diferentes para atingir metas;
  • uma equipe de marketing pode estar trabalhando em uma dúzia de diferentes aspectos de um problema ao mesmo tempo.

Por isso, feito corretamente, o scrum dá flexibilidade aos profissionais de marketing ágeis para atingir o objetivo com rapidez, dentro do orçamento e sem esperar que seja feito um esforço muito grande ao longo do projeto. Isso significa melhores resultados dentro da melhor performance.

Leia também: Tire sua ideia do papel em 5 dias com Design Sprint

Como o scrum pode ser usado para uma estratégia de Agile Marketing

Uma equipe de marketing que faz uso do scrum consegue resultados mensuráveis ​​rapidamente e desenvoltura para lidar com qualquer contratempo que possa aparecer, pois o scrum é estruturado para garantir um progresso consistente, além de ser aberto o suficiente para permitir uso da criatividade em soluções.

A equipe de scrum

O scrum não é uma exclusividade do time de marketing, mas de todas as equipes, pois contribui para sua estrutura, divisão de trabalho e a forma como os problemas são resolvidos. Uma pessoa pode ser escolhida para ser o “ScrumMaster”, isto é, alguém que atua como se fosse um coach, certificando-se de que o processo Scrum seja usado de forma eficaz.

As equipes são multifuncionais porque todos trabalham em conjunto para atingir o objetivo. Em um time de marketing, pode haver um designer, um redator, um especialista em tráfego pago e muitos outros. Embora nem todos trabalhem juntos diretamente em todos os momentos, é crucial não perder de vista como os esforços de cada pessoa impulsionam a equipe. Os bons membros da equipe Agile estão sempre dispostos a ajudar uns aos outros.

Planejamento de sprints

Um sprint corresponde a um ciclo de desenvolvimento em software, na área de marketing ele pode ser pensado como um “mini-projeto”. Sprints de marketing são curtos, podem durar cerca de 1 a 2 semanas. Suas pretensões incluem produzir ganhos rápidos ou limitar o tempo perdido se uma ideia não for tão útil.

Por exemplo, uma sprint de marketing digital de duas semanas pode corresponder a uma campanha de e-mail marketing, a um teste de uma nova ferramenta, a uma análise dos resultados de alguma ação etc.

Reuniões diárias

Também chamadas de “Daily Standups”, são reuniões matinais entre os membros da equipe de Marketing Agile. Elas definem o tom e o contexto para todo o dia. O ScrumMaster é responsável por manter a reunião em movimento, ela dura em torno de 15 minutos. Por isso são chamadas “standups”, pois de tão curtas, seus membros as fazem em pé.

Muita gente adora a ideia de uma reunião curta, mas por que exatamente as reuniões diárias de Agile são assim?

Em primeiro lugar, porque as questões levantadas são tomadas fora da reunião e tratadas posteriormente. Segundo, qualquer um pode participar, mas aqueles que estão fora da equipe estão lá exclusivamente para ouvir, o que torna a reunião mais objetiva. Os pontos que costumam ser discutidos são:

  • O que fizemos ontem?
  • O que vamos fazer hoje?
  • Há algum obstáculo no caminho?

Revisão de sprint

No desenvolvimento de software, cada sprint deve entregar uma atualização sólida e útil. No marketing, os limites podem se estender. Todos devem procurar um “produto final”, mas os dados que você coleta ao longo do caminho também são vitais.

Não importa o resultado, os sprints terminam com uma revisão. Aqui, a equipe apresenta e demonstra o que realizou. Uma demonstração funcional, wireframe, relatório ou outro artefato são as melhores maneiras de mostrar suas vitórias mais recentes.

As reuniões de sprint costumam ser informais por opção, pois não há nada que impeça você de levar uma apresentação super caprichada para a reunião, mas o que você escolher deve se originar naturalmente dos resultados do sprint.

Retrospectiva de sprint

Não se preocupe, esta reunião também pode ser feita de forma rápida, embora exista uma diferença. A retrospectiva de sprint, liderada pelo ScrumMaster, é onde as equipes reúnem as lições aprendidas sobre como tornar o próximo sprint ainda mais produtivo.

Dicas para fazer Agile Marketing

Como você pôde ver até então, trabalhar com Agile Marketing implica em trazer oportunidades e soluções para problemas do dia a dia de forma efetiva e criativa tomando como base o uso de dados, análises e informações para uma tomada de decisão mais certeira e rápida em cada ciclo do projeto.

Trazemos aqui duas dicas que poderão ajudar você e seu time a usarem o Agile Marketing a fim de conseguirem resultados cada vez mais satisfatórios.

O cliente em primeiro lugar

Um negócio só existe por conta de seus clientes, por essa razão eles precisam ser prioridade máxima. Assim, todo o planejamento estratégico do negócio deve girar em torno do sucesso dos clientes.

Uma forma de entender melhor os clientes e saber do que eles verdadeiramente precisam é registrar todas essas informações no histórico de modo que fique claro a qualquer um que o ler.

Esse histórico é muito útil, pois permite que saibamos o que precisamos entregar ao final de cada sprint, além de ser uma ótima forma de documentar tudo o que foi conversado com o cliente e oferecer a ele a melhor oferta.

Entregas iterativas

Quando falamos de gestão ágil de marketing, precisamos nos lembrar que os resultados da estratégia de Inbound Marketing vêm a longo prazo.

Por isso, é necessário estar sempre antenado no mercado a fim de aproveitar da melhor maneira os investimentos de tempo e dinheiro.

Portanto, na entrega de um sprint em 20 dias, por exemplo, você pode conferir as ações que estão funcionando e adaptar as que não estiverem performando tão bem.

No fim das contas, um dos básicos princípios do scrum é a adaptação. Por essa razão, é válido fazer algumas paradas para conferir se os resultados estão indo ao encontro do que é esperado na sua estratégia.

Agora que você já sabe como aplicar o Agile Marketing, veja também quais são as melhores estratégias de marketing digital a serem implantadas na sua empresa!

*Esse conteúdo foi produzido pela equipe da Rock Content.

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