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Como usar o marketing digital em lojas de shopping?

4 minutos de leitura

O uso do marketing digital em lojas de shoppings pode ser uma grande alternativa para atrair o público e alavancar o crescimento as vendas do negócio.

Ao mesmo tempo que os shoppings centers do Brasil tiveram em 2015 seu pior Natal nos últimos dez anos, os e-commerces do país tiveram o melhor desempenho da história nesse ano, crescendo mais de 15% em plena recessão econômica. Isso significa que o mundo on-line, incluindo o marketing digital, são inimigos declarados das lojas de shopping, certo? Errado!

Você já procurou uma loja, um serviço ou produto no Google? Você já pesquisou e comparou preços na internet? O que acontece se um possível cliente procurar no Google um produto que você oferece, mas achar o seu concorrente que não fica no shopping?

Segundo um levantamento recente, 74% das pessoas que têm smartphone pesquisam produtos na internet quando estão pensando em comprar um produto em loja física. Com certeza ter uma loja no shopping é sinônimo de muito movimento, mas isso não quer dizer que você não possa aumentar ainda mais suas vendas ao colocar sua empresa na internet e, mais importante, fazer com que ela seja encontrada.

Neste artigo, listamos 3 ótimas maneiras de utilizar o marketing digital para aumentar vendas presenciais em uma loja de shopping. Acompanhe!

Tenha um site responsivo e trabalhe SEO

“Começando pelo começo”, toda empresa precisa ter um site, simples assim.

Ter um site é o nascimento da empresa no mundo online, é ter um espaço institucional na internet. Um grande erro do ponto de vista de marketing digital é achar que ter uma página no Facebook ou Instragram já é o suficiente. O site é um espaço 100% da empresa, ou seja, a empresa tem 100% de controle sobre esse ambiente, o que não ocorre nas mídias sociais. Ter apenas uma fanpage, por exemplo, seria o mesmo que construir uma casa em um terreno alugado.

E, como estar na internet não é o suficiente, a sua empresa precisa ser encontrada no ambiente online, portanto, o site da sua empresa precisa ter as melhores práticas de SEO (otimização para mecanismos de buscas) e, precisa ser responsivo, para que o usuário tenha uma boa experiência se acessar o site por meio de uma smartphone.

Integrando marketing digital com interações presenciais

Enxergar o marketing digital como um obstáculo ou inimigo das lojas de shopping — ou seja, lojas com interações presenciais — é um erro muito grave por dois motivos: o primeiro é que o “mundo digital” não vai sumir em breve, e é uma realidade hoje e no futuro. O segundo é que ignorar o marketing digital significa desperdiçar um poderoso aliado para conquistar mais clientes.

Uma das vantagens de uma loja de shopping, que já conta com uma grande exposição pela sua localização privilegiada, é que a marca pode integrar o marketing digital às suas interações presenciais para conquistar mais clientes, ter mais exposição e, consequentemente, mais vendas.

Quer um exemplo? Veja o caso da 16 Handles, uma cadeia de iogurtes em Nova Iorque: ainda em 2013, quando o Snapchat estava dando seus primeiros passos, a empresa fez uma campanha em que a pessoa que enviasse um snap provando um dos produtos da loja ganharia um desconto para novas compras.

Outra boa ideia para integrar o marketing digital às interações presenciais é por meio do Facebook. A rede social oferece elementos de anúncios com base em localizações e endereços, permitindo que o anúncio seja visto por quem já está no shopping, por exemplo.

Usando as mídias sociais para direcionar seu público

As mídias sociais são as grandes ferramentas de contato com o público neste século (pelo menos por enquanto). Utilizá-las a seu favor é uma ótima maneira de garantir a presença de mais consumidores dentro da loja.

Como já vimos com o Facebook, as mídias sociais permitem o direcionamento dos seus posts por meio da localização, alcançando o público local que é tão cobiçado pelo lojista.

Além disso, as mídias sociais são ambientes altamente viralizantes, em que um conteúdo de qualidade (como um vídeo, por exemplo) pode ser replicado várias vezes e ajuda a direcionar o público para uma loja física.

Mantendo seu consumidor conectado o tempo todo

Como já dito anteriormente, o conceito de um “mundo digital” é antigo e errôneo. Hoje em dia, a presença de elementos on-line e digitais já está quase que perfeitamente mesclada com nosso mundo físico.

Assim, é seguro afirmar que o consumidor está conectado o tempo todo — e isso pode ser usado a favor do lojista. Quer um exemplo? Uma prática muito comum em shoppings é oferecer Wi-Fi grátis para os consumidores.

Mas esse tipo de estratégia pode ir mais adiante. Que tal ter um site responsivo que permita contato direto da loja com o consumidor por meu do celular? Este site responsivo ainda pode funcionar como forma de obter cadastros de pessoas interessadas em receber e-mail marketing com as novidades da loja e promoções pontuais.

Como deu para ver, utilizar o marketing digital não é uma prerrogativa de quem tem um negócio on-line ou não tem exposição o suficiente. Qualquer um pode (e deve) utilizá-lo! Se você gostou deste artigo e quer ler mais conteúdo de qualidade, curta nossa página no Facebook e fique de olho nas novidades que postamos por lá!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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