Blog 8D Hubify

E-sports: saiba mais sobre esse mercado que só cresce no mundo

5 minutos de leitura

Os jogos eletrônicos deixaram de ser uma diversão restrita aos grupos de amigos. Hoje, os e-sports movimentam um faturamento considerável em matéria de patrocínio e na realização de eventos globais.

Tamanho crescimento não demorou a chamar a atenção de grandes marcas, interessadas em conquistar essa visibilidade. De repente, investir nesse segmento se tornou até mais atrativo do que nos esportes tradicionais, como o futebol e o baseball.

Você já ouviu falar em e-sports? Está pensando em aproveitar o impulso de visibilidade que essa modalidade pode trazer? Então é necessário conhecer bem as particularidades dela e seu funcionamento.

No artigo a seguir, você entenderá melhor o que é o fenômeno dos e-sports e as principais oportunidades que esse mercado traz para as marcas. Confira!

E-sports como segmento

O termo e-sports serve para se referir a qualquer disputa competitiva que envolva jogos eletrônicos. Recentemente, tornou-se uma indústria lucrativa em rápido crescimento, graças à popularidade de games específicos e jogadores de renome.

Atualmente, com o surgimento de ligas profissionais e o patrocínio de grandes marcas, o segmento de e-sports já conquistou espaço considerável na mídia. Dessa forma, já consegue brigar por atenção de igual para igual com outros esportes considerados tradicionais.

Games mais populares

Entre os games mais populares do segmento de e-sports, estão League of Legends, Dota 2, Counter-Strike: Global Offensive, StarCraft, Hearthstone e Overwatch.

League of Legends e Dota 2 são semelhantes no sentido de que colocam os jogadores para conquistar um território utilizando heróis com habilidades diferentes. Em ambos, é possível acompanhar a capacidade das equipes em trabalhar juntas em favor de um objetivo.

Já Counter-Strike: Global Offensive e Overwatch despontam como jogos de tiro com propostas bem distintas, mas igualmente queridas pela audiência.

Overwatch - O segmento de e-sports tem muito valor a oferecer à sua empresa e para a sua estratégia de marketing digital. Saiba mais sobre esse universo!
Foto: Reprodução.

Campeonatos de e-sports pelo mundo

Os principais eventos de e-sports do mundo incluem The International (Dota 2), LoL World Championship (League of Legends), Overwatch League, World Electronic Sports Games 2016 (Counter-Strike: Global Offensive) e DreamHack (diversos).

No Brasil, uma das maiores referências é o CBLoL, o Campeonato Brasileiro de League of Legends. Ele é organizado pela publisher do game, a Riot Games.

Profissionalização do meio

Os e-sports não demoraram a tomar o mundo de assalto. No início, as disputas eram modestas e os jogadores se preparavam sozinhos, no improviso. Hoje, com todo o investimento inédito que foi feito, a coisa já mudou de figura.

Equipes de e-sports de diversas modalidades já contam com treinadores, nutricionistas, psicólogos, além de uma série de produtos e equipamentos fornecidos por patrocinadores. Trata-se de uma estrutura que nada deve aos esportes tradicionais.

Os números dos e-sports

Eles deixaram de ser apenas joguinhos para se tornarem uma indústria gigantesca. As marcas capazes de perceber esse valor cedo acabam desfrutando de muito mais visibilidade ao emprestar o sucesso dos e-sports.

De acordo com analistas da Goldman Sachs, o segmento de e-sports deve faturar cerca de US$ 3 bilhões até 2022. A tendência é que se torne mais atrativo que eventos de esportes tradicionais, como a Major League Baseball e a National Hockey League, por não ser um mercado saturado.

Além disso, segundo previsões da área, os e-sports devem alcançar mais de 450 milhões de pessoas em 2019 em todo o mundo, representando um crescimento de 15% em relação ao período anterior.

Oportunidades para as marcas

Cada vez mais marcas enxergam o valor que o mercado de e-sports pode trazer para os seus próprios resultados e optam por imergir nesse universo.

Os e-sports deixaram de ser um interesse de nicho para ganhar destaque no mainstream. Hoje, grandes veículos, como ESPN e SporTV, já contam com e-sports em sua grade de programação fixa.

Marcas que já investem em e-sports

Patrocinadores de eventos e equipes de e-sports não são apenas pequenas empresas de tecnologia. Grandes nomes de várias áreas já enxergaram o potencial desse segmento e emprestam seus nomes para conquistar um impulso de visibilidade e sucesso.

Entre as principais delas, estão Intel, Submarino, Netshoes, Coca-Cola, McDonald’s, Red Bull e Nike.

Possibilidades de investimento

Empresas de diversos segmentos podem ganhar visibilidade ao investir em e-sports, como no patrocínio de equipes ou de eventos.

Trata-se de um potencial considerável porque envolve vários jogos diferentes, cada um com um volume massivo de apelo.

Perfil do público

Uma das maiores características dos fãs de e-sports é que são detalhistas e exigentes. Uma marca que se propõe a apoiar de forma superficial esse segmento não terá os retornos positivos que estiver esperando.

Em vez disso, as empresas interessadas em ingressar nesse segmento devem procurar compreendê-lo e, acima de tudo, agregar valor a esse universo. Isso significa aprimorar as experiências dos jogadores e dos fãs. É necessário contar com profissionais na sua equipe que entendam dessa tendência e possam implementar as melhores estratégias.

Vantagens de investir nos e-sports

Crescimento cada vez maior

Os e-sports não estão apenas em um estágio alto de relevância e visibilidade, e sim em pleno crescimento. Isso faz com que o segmento ainda nem esteja em seu auge, podendo alcançar muito mais sucesso no futuro (e emprestá-lo às marcas parceiras).

Não se trata de análises parciais ou previsões infundadas. São estudos feitos por analistas financeiros que têm experiência e entendem o funcionamento do mercado. O grande atrativo dos e-sports é a variedade, que se sobrepõe à saturação dos esportes tradicionais.

Diversos canais de marketing diferentes

Uma empresa pode ser vista de diversas formas distintas no contexto dos e-sports. Ela pode se tornar patrocinadora de uma equipe, de um evento ou até de uma modalidade ao se associar à produtora do game competitivo.

Isso mostra uma versatilidade bem maior que o meio tradicional, em que há a restrição de patrocinar apenas os times esportivos. A variedade de canais de marketing oferece mais liberdade à sua empresa.

Maior índice de engajamento

O meio dos e-sports é fundamentado na interatividade. Os games são formatos interativos, além de muitas personalidades despontarem nesse segmento via transmissões ao vivo de suas partidas.

Isso faz com que seja um público acostumado à interatividade, algo essencial para ativar índices superiores de engajamento junto a produtos. Também é um ambiente bastante valioso para a sua marca, que não arriscará cair na indiferença junto a essas pessoas.

Tendo em vista todas as vantagens de investir em e-sports, fica nítido o quanto isso precisa estar nos seus planos. Agora é o momento de se aprofundar nesse universo, estudar as suas particularidades e enxergar de que formas a sua empresa pode embarcar nesse meio. Aproveite!

Curtiu este artigo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais!

[rock-convert-cta id="11181"]

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por