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Geolocalização: uma aliada para aumentar as vendas do seu negócio!

6 minutos de leitura

Não é novidade que as vendas online vieram para ficar e exercem grande papel na atual conjuntura. Mas e quem atua com estabelecimentos físicos? Será que isso significa o fim desse tipo de negócio? A Geolocalização veio para desmistificar essa ideia!

Na verdade, esses avanços podem ajudar a complementar e desenvolver ainda mais as vendas de uma loja. Então, fique tranquilo, se você quer utilizar a tecnologia como aliada para gerar boas oportunidades, esse é o lugar certo!

Aqui, você vai conhecer uma peça-chave para aumentar sua base de clientes por meio do GPS. Ficou curioso? É só ficar ligado para entender tudo sobre o assunto!

O que é o Marketing de Geolocalização?

A cultura do consumo não para de crescer, assim podemos notar o aumento de carros na rua, o que resulta em uma maior lentidão do tráfego urbano nas grandes cidades. Assim, os famosos aplicativos de navegação via satélites GPS surgem como a melhor alternativa para fugir do trânsito ou chegar em um destino desconhecido.

Provavelmente, você já deve ter usado alguma plataforma desse tipo, não é? E assim que o trajeto é calculado, por meio de dados de geolocalização fornecidos por GPS em movimento.

Dessa forma, depois que ele coleta essas informações, é possível compartilhá-las com outros aplicativos, por exemplo, um mapa de restaurante na região. Logo, a geolocalização utiliza a posição física de um potencial cliente, para informar à estratégia de marketing de uma empresa, entendendo mais sobre os hábitos de consumo daquele usuário.

Por que isso é vantajoso para as empresas?

Agora você já sabe o conceito dessa prática, mas talvez fique algumas dúvidas sobre quais são os benefícios na prática. Por isso, selecionamos os principais para você acompanhar, a seguir:

Fidelizar sua base de clientes

Em primeiro lugar, essa ferramenta permite que você conheça mais sobre o comportamento de seus clientes e tenha um maior aprofundamento a respeito de seus interesses, como os locais que visitam e suas avaliações, para que você utilize esses insights na sua estratégia e esteja preparado para oferecer um conteúdo relevante.

Além disso, a sua empresa pode melhorar o relacionamento com o público, uma vez que ao notar a frequência das visitas de seus visitantes, você pode oferecer descontos, reconhecimento e um tratamento diferenciado aos clientes fiéis.

Segmentação de público-alvo

Partindo da ideia que a geolocalização localiza usuários que estejam na proximidade do seu estabelecimento, então isso significa segmentar melhor a sua base, para criar uma campanha mais efetiva e qualificada.

Conquistar novos clientes

Chegamos em um dos principais benefícios, afinal, você estará expandindo sua clientela para conquistar novas pessoas que vão notar a sua loja pela primeira vez! 

Segundo o IBGE, 79,3% dos brasileiros têm celular, por isso você precisa estar onde o seu cliente também se encontra, e ter uma boa presença online faz toda a diferença.

Além de usufruir da tecnologia para conquistar usuários online, você também pode aproveitar da técnica de “compras por impulso”, na qual por meio dessa visibilidade, a pessoa vai decidir visitar a loja durante o trajeto.

Como colocar isso em prática

Imagino que você deve estar interessado em aplicar a geolocalização na sua estratégia, né? E é por isso que vou apresentar agora algumas modalidades para você identificar qual a mais adequada ao seu negócio. Vamos lá?

Segmentação geográfica

A primeira e mais utilizada é a segmentação geográfica. Com ela, o marketing rastreia o endereço IP de um navegador da web para alcançar clientes desejados em tempo real em locais próximos.

Por exemplo, se você tem uma imobiliária, uma dica é direcionar os escritórios de arrendamento mercantil para atrair aqueles que estão no mercado de aluguel.

Segmentação por clima 

Sim, você leu certo, a segmentação por clima permite utilizar as condições climáticas para direcionar anúncios e promoções de marketing. Imagine que você venda capas de chuva e começa um temporal com muitas chuvas, automaticamente, a sua loja estará entre os principais anúncios divulgados por oferecer uma solução ao problema.

Geofencing 

Se o seu foco está em regiões menores como bairros ou ruas, essa modalidade é a ideal. Ele é utilizado com certa restrição geográfica para usufruir da localização GPS em vez do seu endereço IP, isso pode ser muito útil, pois ajuda a localizar o cliente e “segui-lo” conforme ele se locomove.

Isso é bastante comum em aplicativos de navegação como o Waze, que tem no Brasil o seu 5º maior mercado

Beacons 

Aqui, estamos falando de pequenos dispositivos colocados em regiões específicas, eles são projetados para receber dados via Bluetooth em smartphones. Dessa forma, a tecnologia identifica exatamente onde os clientes se locomovem para que você possa comercializar com eles. No entanto, eles oferecem um alcance limitado de comunicação, já que dependem do sinal Bluetooth e podem ser difíceis de gerenciar em propriedade pública.

Geoconquesting 

Se você gosta de um bom benchmarking, então vai se identificar com o geoconquesting. Ele coleta dados de localização para conquistar negócios de seus concorrentes, ou seja, conquistar pessoas próximas às lojas de seus adversários e atraí-las ao seu estabelecimento.

Cases de sucesso

Depois de tantos pensamentos, nada melhor do que tirar a prova real, não é? Confira a seguir as grandes empresas que contam com a geolocalização em sua estratégia, para obter bons resultados!

McDonald’s

Lembra que falamos sobre como a geolocalização consegue prever o comportamento do usuário em tempo real? Pois bem, o gigante fast food soube aproveitar bem esse benefício ao prever a localização dos usuários específicos durante um campeonato esportivo em Chicago, criando ofertas promocionais relacionadas aos dias de jogo para quem comparecesse no dia.

L'Oréal

E que tal uma tecnologia poderosa de realidade virtual? Não pense que isso funciona apenas com jogos, mas também existem marcas que souberam usufruir dessa vantagem. Aqui, a multinacional francesa de cosméticos criou uma exposição de arte virtual que só poderia ser descoberta pelos participantes que usassem seus dispositivos móveis para navegar em uma área. Conforme os usuários andavam pelo espaço, as obras de arte virtuais eram exibidas dependendo da sua localização.

Toyota

Nesse caso, a fabricante japonesa utilizou a técnica de custo por visita (CPV) com o público-alvo e local de destino, para aumentar as visitas às concessionárias específicas por visitantes qualificados que têm mais chances de realizar uma compra.

O resultado disso? Em um mês, a campanha resultou em 1.200 visitas às concessionárias de certa região, além de visitas às outras concessionárias também!

Starbucks

Nesse último exemplo, temos uma proposta mais ousada na qual se criou uma zona exclusiva para segmentação de anúncios em torno da empresa. Isso funciona quando um usuário está utilizando seu celular situado em uma região do Starbucks, assim vai aparecer um anúncio com uma oferta ou cupom para utilizar no estabelecimento mais próximo.

Ao longo dos anos, essa estratégia vem sendo bastante explorada pela empresa, que já desenvolveu novas práticas como o fato de realizar pedidos antes de chegar na fila da loja, permitindo visualizar e repetir seus pedidos mais comuns. A meta para o futuro é fazer com que o pedido seja feito no horário exato do trajeto matinal, para que ele esteja pronto assim que o cliente entrar na loja de sua preferência.

Ufa, espero que tenha obtido os insights necessários para avaliar como a geolocalização pode ser o diferencial que faltava no seu negócio. Agora, que tal se aprofundar no assunto e conhecer o nosso material completo sobre Waze Ads?

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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