Blog 8D Hubify

Marketing de Conteúdo em vídeos: 9 motivos para você começar a investir agora mesmo!

6 minutos de leitura

A internet se torna cada vez mais presente no mundo. Não só em números de pessoas conectadas, o crescimento acontece também na quantidade de conteúdo que é produzido. Nesse processo, o marketing de conteúdo em vídeos tornou a comunicação entre marcas e usuários mais eficiente que os métodos tradicionais em texto.

 

Uma estratégia de vídeo marketing, se bem aplicada, garante o impacto necessário para transformar os visitantes em novos leads e ajudar na conversão direta de vendas.

 

A forma com que as pessoas estão pesquisando e consumindo produtos, é a chave para entender como abordar o consumidor no momento da compra, ou em uma situação inesperada. Antes das ideias do marketing de conteúdo em vídeos serem exploradas, o consumidor apresentava uma grande hesitação em fechar compras pela internet. 

 

O motivo desse medo era simples: a falta de contato com o produto mostrado. 

 

Comprar algo que as pessoas só visualizavam por fotos e textos, dificultou o processo do e-commerce se tornar o que é hoje. Com o desenvolvimento das técnicas de comunicação por meio do vídeo, agora é possível demonstrar um produto de inúmeras formas, dando credibilidade, segurança e deixando a relação mais humanizada com o lead.

 

Com todos esses benefícios, elaborar conteúdos de vídeo se tornou prioridade entre os profissionais de marketing. E se você ainda não investe nessa área, confira os 9 motivos para começar o mais rápido possível!

 

Por que investir no marketing de conteúdo em vídeos?

Cada vez mais falado por especialistas e procurado por usuários, o vídeo é rotina de consumo dentro da internet. Isso deu material suficiente para mostrar o alcance das estratégias no mercado, por meio de pesquisas e dados que serão falados abaixo.

 

1. 81% dos usuários preferem assistir vídeos sobre o produto, do que ler sobre ele outros tipos de conteúdo.

A Renderforest realizou uma pesquisa com seus usuários em relação ao uso de vídeo marketing, com informações valiosas sobre os tipos de vídeos, plataformas e comparação com outras mídias.

Vale ressaltar que os vídeos demonstrativos são preferência do público, visto que 4 entre 5 consumidores acreditam que eles ajudam a entender o funcionamento do produto.

 

2. Os vídeos são o formato de conteúdo favorito do público (68,2%)

A estatística é da Rock Content, e comprova o dado apresentado no primeiro tópico. O usuário tem maior interesse em produções audiovisuais, do que em apenas texto. 

Além de ser um conteúdo expositivo mais atraente e menos cansativo, o vídeo facilita a memorização do conteúdo pelo consumidor. Isso é importante no momento da conversão para a venda, ou na geração de novos leads.

 

 

3. Os anúncios em vídeo são a principal recurso de atração para os consumidores realizarem uma compra

Essa estatística levantada pelo Social Video Trends: Marketer Insights for 2020 da Animoto, demonstra que é uma estratégia de marketing efetiva, uma vez o público precisa desse recurso visual para entender o produto.

Outro ponto de destaque é que o YouTube substituiu o Facebook, como plataforma nº 1 que afeta o comportamento do consumidor .

 

 

4. 88% dos profissionais de marketing do mundo afirmam que vídeo é o tipo de conteúdo com melhor ROI. 

Em pesquisa feita pela Hubspot, fica nítido a grandeza do marketing de conteúdo nos vídeos, em relação ao ROI de uma empresa.

Em um mercado tão competitivo e acirrado, o ROI (ou retorno sobre investimento) é um dos pontos mais importantes para um negócio.

 

 

5. Times de marketing que usam vídeo em suas estratégias, afirmam crescer o faturamento em 80% a mais que times tradicionais

O faturamento é o ponto que todo investidor quer aumentar com seu negócio, e o marketing de conteúdo em vídeos é o que pode impulsionar isso.

Essa dado em destaque foi indicado pelo Wyzowl, afirmando que o sucesso de uma empresa pode estar ligado ao tipo de vídeo marketing que ela utiliza.

 

 

6. 78% dos internautas assistem a vídeos online toda semana, e 55% assistem a vídeos online todos os dias.

O último levantamento da Hubspot, abordou estatísticas importantes sobre a relevância dessa estratégia no mercado.

As pessoas, em média, assistem diariamente mais de uma hora de vídeos na internet. E o consumo vem crescendo anualmente em cerca de 25%.

 

7. O Brasil é o segundo país em número de visualizações de vídeo por pessoa

Complementando o tópico acima, o relatório anual do App Annie chegou a um dado impressionante sobre a forma como os brasileiros consomem os vídeos na internet, são mais de 11 bilhões de visualizações por mês.

Ser mobile friendly é vital para os negócios atuais. As marcas precisam estar cada vez mais presentes nas rotinas desses usuários, utilizando de plataformas como o Facebook, Youtube, Instagram e até Twitter para conseguir captar um número maior de leads.

 

 

8. Tweets com vídeos recebem 10 vezes mais engajamento

Os dados revelados pela Animoto, revelam também que existem mais de 1 bilhão de exibições de vídeo no Twitter por dia.

Isso mostra que mesmo em uma plataforma, na qual boa parte do conteúdo ainda é em texto, a possibilidade de compartilhar e consumir conteúdo audiovisual é fundamental para a manutenção da relação com o usuário. Além disso, é indicado que a duração ideal para os vídeos seja até 45 segundos.

 

9. E-mails com vídeos vinculados têm o retorno de até 3x mais que os tradicionais

Esse dado da Vidyard demonstra como o vídeo modificou e fortaleceu as diversas estratégias de marketing, como no caso do e-mail marketing, que sempre foi questionado pela sua eficiência e agora voltou a ganhar destaque.

 

 

Bônus — os tipos de usuários de vídeo

Entender as estratégias, plataformas e saber construir um vídeo não vale nada se você não conhecer seus visitantes e possíveis leads.

 

O público costuma desenvolver uma rotina semelhante quando o assunto é assistir vídeos. Por isso, é possível uni-los em grupos de interesse e formas de consumo, para facilitar a visualização no momento de incluir seu público-alvo na estratégia de marketing de conteúdo em vídeos. Um exemplo disso é que as faixas etárias mais baixas têm uma relação muito forte com o mobile. Já no caso dos mais velhos, eles gostam de relaxar na frente da TV, e têm um consumo de conteúdo web menor que os outros.

 

O marketing de conteúdo em vídeo é com certeza a ferramenta que mais cresce dentro da área. Os dados mostram que o processo de evolução está acontecendo diariamente, e gradativamente o público vai se mostrando mais interessado, assim é um ambiente ideal para gerar leads qualificados.

 

 

Agora você já pode planejar bem sua estratégia a partir do uso de vídeos, não é mesmo? E para ajudar a se aprofundar nesse tema, aproveito para indicar a leitura do nosso artigo completo sobre vídeo marketing, confira e fique por dentro do assunto!

Isadora Toledo
Graduada em Publicidade e Propaganda, Isadora se aventura pelo Marketing Digital desde o início da sua carreira, tendo verdadeira paixão por tudo que envolve criatividade e criação — já atuou na gestão de times nas áreas de Social Media, Automação, Design, Marketing de Conteúdo & SEO.
Buscar por