Blog 8D Hubify

Descubra como divulgar sua ONG na internet!

7 minutos de leitura

A internet e o uso do marketing digital oferecem um leque de oportunidades para fazer um negócio crescer, afinal, tudo que pensamos e fazemos, certamente, tem influência do meio digital. E não pense que ela serve apenas para vender e consumir, a internet também pode quebrar barreiras e ajudar em causas nobres, como no caso de uma ONG!

Hoje em dia, ter uma boa presença online é indispensável para qualquer segmento, mas quando falamos no terceiro setor, é normal sentir dúvidas sobre como esse processo funciona, afinal, não estamos querendo vender nada, mas sim coletar recursos. 

Sabendo disso, reuni algumas dicas práticas que podem te ajudar nessa etapa de transição no meio digital. Espero que este artigo seja útil para você, boa leitura!

Como a internet pode ser útil?

Essa pergunta pode ser um tanto polêmica, já que muitas pessoas acreditam no poder da relação “cara a cara” para arrecadar doações e exercer ações sociais, além do fato que existe uma tendência de achar que o custo online é maior.

Em partes, isso é verdade, o meio digital não pode substituir o contato humano, mas o que estamos querendo aqui é apresentar a identidade de uma organização em um canal global, onde qualquer pessoa do mundo pode acessar seu site ou rede social. O motivo disso? Aumentar a arrecadação de doações e recrutamento de voluntários, para expandir as causas de atuação.

Além disso, a internet é democrática, algo fundamental para uma ONG. Todas as suas atividades humanitárias e até confrontos com organizações que oprimem a sua causa podem ser realizados virtualmente e visíveis para qualquer pessoa.

Portanto, estar presente na internet vai além de apenas divulgar sua instituição, mas sim reafirmar um compromisso com maior visibilidade!

5 passos para divulgar sua ONG na internet!

Ficou interessado em ingressar nesse universo? Então, acompanhe as seguintes etapas de como fazer uma divulgação online!

1- Apresente a sua história

Toda empresa tem suas missões e valores, mas para uma ONG isso é primordial! Aqui, é o momento de construir a personalidade da instituição, o que faz ela ser diferente e por que você defende essa causa.

Vale destacar sua trajetória, principais feitos para a comunidade, os maiores desafios, as organizações e grupos que precisam ser combatidos, entre outros.

2- Defina um público-alvo

Com a sua história pronta, chegamos no momento de entender quem você quer atingir. Sabemos que a internet é globalizada e pode alcançar milhares de pessoas, mas é importante segmentar seu público-alvo para que as ações no futuro gerem bons resultados.

Você pode começar pela causa escolhida, caso seja de proteção aos animais, por exemplo, existe um nicho de interesse que pode ser identificado. Para isso, realize um questionário e pesquisa para entender questões como idade, gênero, renda, redes sociais que acessam, contatos e, claro, defina se o foco será em doadores, voluntários ou influencers.

OBS: se você já tiver um site, uma dica é utilizar o Google Analytics para reunir esse relatório sobre o perfil dos usuários.

3- Crie um site

O site vai ser o principal canal para as pessoas te encontrarem, pense nele como uma ramificação de tudo que a ONG representa. 

No site, o seu público vai encontrar informações como:

  • a história da sua ONG;
  • notícias sobre as causas que você defende;
  • próximos eventos e iniciativas;
  • exemplos de ações positivas;
  • cobertura de imprensa
  • como doar dinheiro, ser voluntário ou membro.

Vale a pena apostar em uma equipe que saiba construir o site com foco na experiência do usuário, ou seja ter um site responsivo. Assim, será um domínio fácil de navegar, acessível em todos os dispositivos (tablets, smartphones, computadores).

Depois que seu site for construído, é preciso manter ele atualizado com conteúdos e materiais (vamos falar no próximo tópico), além de constantes otimizações de SEO para tornar o site amigável e conquistando as melhores posições nos motores de busca. 

Se você ainda não tem um site para chamar de seu, foque nisso agora mesmo!

4- Aposte no Marketing Digital

Esse é o momento crucial de gerar bons resultados e alinhar sua comunicação com o público. Por isso, selecionei os principais canais que podem ajudar, confira!

Marketing de Conteúdo

Agora que você já sabe a importância de criar um site, chegou a hora de entender qual será o combustível dele. Estou falando dos conteúdos como artigos, materiais ricos e notícias, que vão desempenhar um papel essencial na estratégia, pois ao entregar um conteúdo de qualidade e que seja do interesse do seu usuário, você estará gerando uma proposta de valor única, além de fazer com que ele se identifique com a sua causa e queira contribuir, seja como doador ou voluntário.

Esses materiais devem ter a marca de sua ONG e incluir informações que demonstrem as realizações, serviços e valores de sua organização, junto com informações sobre como se envolver ou onde doar.

OBS: os conteúdos em vídeos estão em alta, por isso aposte bastante nessa tendência e desperte emoções no público!

Design

Dependendo do tamanho da sua ONG, você pode optar por criar um departamento de design ou contratar freelancers, tudo vai depender do seu objetivo. Mas, não se esqueça que a arte é um ponto essencial, já que atuar com causas sociais exige bastante o uso de recursos visuais para conseguir transmitir sua mensagem.

Mídia Paga

A estratégia tem esse nome por englobar os anúncios pagos, porém no caso das ONGs, existe um benefício chamado Google Grants, que oferece publicidade gratuita no valor de 10.000 dólares para dar voz às organizações sem fins lucrativos. Tudo isso para anunciar sua ONG no maior motor de buscas, o Google!

Automação de Marketing

Esse é um dos recursos de marketing mais eficazes, especialmente para organizações sem fins lucrativos. Quer alguns exemplos práticos disso?

  • envie uma newsletter com os conteúdos mais recentes, atualizações sobre sua organização, dados e necessidades de voluntários;
  • configure um fluxo de e-mails para novos membros, agradecendo-os pelo interesse e já apresentando mais sobre a ONG;
  • o mesmo vale para os novos doadores, agradecendo-lhes pela contribuição e compartilhe outras formas de apoiar sua organização.

Mídias Sociais

Uma estratégia de marketing bastante econômica para alcançar novos doadores e ganhar visibilidade são as redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram, que podem se tornar até o principal meio de contato com o público-alvo.

Em primeiro lugar, identifique onde o seu nicho de mercado está, para então atuar na rede social específica. Em seguida, as possibilidades são diversas, você pode optar por tornar o canal como mais uma forma de captação de recursos, ou até transformar em um SAC para ouvir feedbacks.

Independentemente do seu objetivo, tenha em mente a importância da comunicação personalizada que cada rede social apresenta, conheça cada uma e encontre aquela que seu público está e se adeque a sua proposta.

Por exemplo, se a sua ONG defende uma causa em prol dos idosos, talvez o Facebook seja o local perfeito, já que o seu público se enquadra na faixa de meia-idade, além de ser mais familiar.

Agora, se você atua em ações para combater o racismo, provavelmente, o twitter é uma boa alternativa, pois ele atende um público mais jovem que é engajado e busca consumir conteúdos mais dinâmicos.

5- Analise os resultados e compartilhe!

Para saber se os esforços estão trazendo retorno, estabeleça metas e entenda o que está sendo viável ou não.

Alguns exemplos que podem fazer sentido para sua ONG são:

  • o número de pessoas que você pode ajudar;
  • doações;
  • retenção de doadores;
  • novos doadores ou membros;
  • projetos anuais que você deseja alcançar.

A sua estratégia deve mostrar não apenas a missão de sua organização sem fins lucrativos, mas também os resultados que você alcançou. Ao divulgar as histórias de sucesso, isso pode motivar os membros a se envolverem mais, ou até atrair novos doadores.  

Para isso, é válido montar relatórios e divulgá-los com o público nos e-mails, comunicados de imprensa, atualizações do site, eventos e artigos de opinião.

A dica chave aqui é divulgar as pessoas que se beneficiaram de suas causas, os projetos que foram realizados e quais leis ou medidas foram criadas com influência da sua ONG!

Viu como divulgar sua ONG na internet é uma ação mais do que necessária? Com este material, tenho certeza que ficará mais fácil dar início a esse processo, e para complementar, sugiro que confira o nosso artigo sobre como receber mais doações online!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por