Blog 8D Hubify

O passo a passo definitivo de como fazer um podcast

8 minutos de leitura

O podcast é um grande aliado para o marketing digital, atuando como peça-chave na construção de relacionamento com o público e oferecendo um alcance maior da marca.  

 

Conforme a tecnologia evolui, os hábitos das pessoas também se transformam. Um exemplo disso é o que podemos ver hoje com a popularização do formato podcast, que é altamente estratégico para as empresas construírem um conteúdo valioso.

Um dos principais motivos disso é a facilidade de consumi-lo hoje em dia, a prova disso é que em 2019, o Spotify, uma das maiores plataformas de streaming de música do mundo, passou a suportar nativamente a hospedagem e reprodução de podcasts!

 

Ficou com vontade de migrar nesse universo? Então, acompanhe comigo o passo a passo para criar seu podcast. Boa leitura!

 

Por que é vantajoso produzir um podcast para a empresa?

Em primeiro lugar, vamos entender que um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas que pode ser consumido quando o ouvinte quiser, sob demanda. Ao assinar esse tipo de conteúdo, por meio de aplicativo ou plataforma de streaming, ele é notificado sempre que existem novos episódios e você pode baixá-los ou ouvi-los na hora.

 

Mesmo com todo o sucesso que os podcasts estão fazendo atualmente, você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com a sua empresa. Esse formato pode ser altamente benéfico para a produção de conteúdo da sua marca, sendo determinante para você conquistar mais visibilidade e vendas.

Conheça a seguir, os principais motivos que mostram o quão valioso pode ser para a sua empresa criar um podcast:

 

Alta popularidade do formato

Com cada vez mais pessoas optando por consumir podcasts atualmente, ingressar nesse universo com a sua empresa pode proporcionar um bom impulso de audiência ao seu conteúdo.

Nesse ponto, pode ser que a sua empresa consiga conquistar até quem ainda não tinha contato com ela. Ao diversificar os seus canais de atuação, o seu potencial de visibilidade tende a aumentar.

 

Construção de relacionamento com o público

As pessoas tendem a se sentirem mais próximas dos participantes de um podcast do que ao consumir um conteúdo em texto. Ao ouvirem múltiplos episódios com boa regularidade, esse relacionamento deve se estreitar ainda mais.

Atualmente, as marcas estão sempre em busca de alternativas para construírem relacionamentos significativos com seus públicos, e quem sabe trabalhar com podcasts é a solução?

 

Facilidade de criação

Um dos diversos motivadores da popularização do podcast como formato de conteúdo é a facilidade de criá-lo. Basta um simples equipamento de captação de som e software de edição para dar início ao seu programa.

Quando comparado ao marketing por vídeo, o podcast se destaca como uma alternativa bastante simples de construir. Isso faz com que seja até mais amigável de testar antes de se comprometer completamente com o formato.

 

Humanização da marca

As empresas que buscam se aproximar do público podem aproveitar um impulso considerável nesse objetivo, ao trabalharem com podcasts. Afinal, essa é uma forma de criar a identidade da marca na figura de seus apresentadores.

Isso também ajuda a tornar a sua empresa mais amigável junto ao público. É um jeito de associá-la a pessoas de verdade, em vez de algo impessoal e distante.

 

Como criar um podcast para a empresa?

Tendo em vista os benefícios que criar um podcast podem trazer para a sua empresa, o próximo passo é saber como fazer isso. Afinal, somente é possível aproveitar essas vantagens se a criação e manutenção do seu conteúdo são realizadas da forma correta.

Veja a seguir o passo a passo fundamental para criar o podcast da sua empresa:

 

Defina os seus objetivos

Se a criação de um podcast para o seu negócio é uma ação estratégica, então precisa ser baseada em objetivos concretos. Ou seja, antes de começar, você precisa estabelecer as metas que deseja alcançar.

Esse passo é importante para definir seu desempenho durante o curso do projeto, ao monitorar o impacto que o podcast pode gerar nos seus resultados. Portanto, nada de pular essa etapa!

 

Especifique qual o tema do podcast

Para que o podcast da sua empresa tome forma, ele precisa de um tema principal. Ele deve ser flexível o suficiente para gerar múltiplas pautas, além de ter relação com o seu mercado e as expectativas do seu público-alvo.

Em tempos de inbound marketing, faz todo sentido construir um conteúdo informativo em vez de promocional ao criar o seu podcast. Dependendo da sua área de atuação, podem existir inúmeros temas possíveis para serem abordados.

 

Coloque-se sempre no lugar do seu público. O que você gostaria de ouvir se fosse eles? Quais temas ajudariam a aproximar a sua empresa dos objetivos que foram estabelecidos no passo anterior?

 

Crie um bom roteiro

Por mais que alguns podcasts passem a impressão de improviso, a maioria deles têm um roteiro rígido que serve para passar essa ideia. Uma estrutura fixa pode ajudar muito a consolidar um formato para que o público esteja acostumado.

 

Podemos nos basear no formato de podcast de discussão para pensar em uma estrutura. Alguns deles, geralmente, contam com um monólogo inicial que apresenta o tema daquele episódio e os convidados. Depois disso, pode ser iniciada uma discussão em blocos com considerações finais ao encerrar.

 

É preciso optar por um roteiro que atenda às necessidades do podcast da sua empresa. Leve em consideração os objetivos do seu conteúdo e pesquise por estruturas que sejam capazes de enriquecer a experiência.

 

Selecione os convidados adequados

Dependendo das pautas escolhidas para o podcast da sua empresa, trazer um ou mais convidados para participar da gravação pode ser ainda mais enriquecedor no conteúdo.

Porém, é algo que precisa ser definido e realizado na etapa de pré-produção. Isso envolve selecionar as melhores pessoas para contribuir para o assunto, contatá-las e agendar a visita para fazer a gravação.

Isso não significa que é obrigatório ter convidados em seu podcast. No entanto, se deseja proporcionar uma variedade maior às vozes e opiniões do seu conteúdo, considere essa alternativa e prepare com antecedência.

 

Utilize o equipamento adequado

Para que o podcast da sua empresa seja bem-sucedido ao transmitir credibilidade, é muito importante que você utilize equipamentos de qualidade para captar o áudio.

A capacidade de o ouvinte consumir seu conteúdo poderá ser negativamente impactada se o som estiver ruim ou difícil de ouvir. Certifique-se de que os microfones estejam funcionando bem e o local da gravação tenha boa acústica.

Isso também vale para o software usado na edição do seu podcast. Essa etapa é muito importante para dar ritmo ao seu conteúdo e formatá-lo dentro do que foi previsto no roteiro.

 

Defina um cronograma

Afinal, a frequência da publicação dos episódios vai fazer toda a diferença, pois vai manter sua audiência mais engajada, já com uma noção de quando os episódios serão publicados. 

Uma dica aqui é criar alguns episódios antes do lançamento oficial, para evitar a sobrecarga de demandas.

 

Grave as chamadas

Aqui pode ser uma curta narração, geralmente com música, que apresenta cada episódio do podcast e os apresentadores  no início do programa. Você também pode utilizar essa técnica para agradecer seus ouvintes e divulgar seu site ou rede social.

Tudo isso agrega profissionalismo e aumenta a identidade da sua marca, já que devem passar uma boa impressão, assegurando que os ouvintes fizeram a escolha certa ao selecionar o seu podcast.

 

Publique o seu podcast

Para que o seu podcast possa ser ouvido, ele precisa ser publicado em plataformas já consolidadas. Elas costumam ter uma audiência cativa e proporcionam grandes conveniências aos ouvintes, aumentando as suas chances de ganhar audiência.

Existem vários canais que promovem podcasts hoje em dia, mas antes é preciso hospedá-lo em um servidor. Aqui, uma possibilidade é o Podbean, que é capaz de se conectar com o Spotify, iTunes, Google Play, entre outros.

 

Aliás, publicar o seu podcast na plataforma do iTunes é importante porque diversos aplicativos se alimentam dessa biblioteca. Essa foi a primeira rede de podcasts e de onde surgiu o nome (vindo de iPod).

 

Obtenha feedbacks

Para que o podcast da sua empresa siga em um caminho de plena evolução, você precisa ouvir as opiniões dos seus ouvintes e agir em função desses feedbacks.

Eles podem trazer sugestões, críticas e ideias que você pode aplicar em seus próximos episódios e melhorar suas transmissões. Assim, seu conteúdo ficará cada vez melhor.

Portanto, não deixe de incentivar o envio de feedbacks pelos seus ouvintes. Você pode usar o próprio espaço do podcast para isso e reforçar o pedido nas suas demais peças de marketing.

 

Divulgue o seu podcast

Apenas criar um podcast para a sua empresa não é o bastante para começar a aproveitar os benefícios desse formato. Para realmente atrair uma audiência e engajá-la, você precisa promover o seu podcast.

Isso requer campanhas de marketing contínuas voltadas à captação de ouvintes. Utilize os canais que você tem à disposição em sua marca, destacando sempre os diferenciais do seu conteúdo.

Por exemplo, você pode usar mídia paga para atrair um público segmentado que consome podcasts e já tem contato com a sua empresa. Dessa forma, a sua estratégia será bem-sucedida.

 

Afinal, é possível criar um podcast apenas com celular?

Hoje em dia, nem todo mundo consegue arcar com os gastos de um estúdio de gravação, então é comum surgir dúvidas sobre a possibilidade de utilizar o celular como alternativa.

Felizmente, isso pode dar certo! Basta ser um celular com microfones eficientes para que seja profissional. Aqui, existem vários aplicativos para baixar que transformam o seu equipamento em um ótimo gravador de áudio. 

Podemos citar alguns serviços de hospedagem de podcast, como Podbean e SoundCloud que também oferecem recursos de gravação de podcast no aplicativo. Além disso, alguns dos principais aplicativos são: 

 

  • Âncora (iOS e Android);
  • Spreaker (iOS e Android);
  • Gravador iRig (iOS e Android).

 

Comece a preparar o seu podcast

Tendo as informações deste artigo em mente, você já tem o que precisa para começar a planejar o podcast da sua empresa. Agora é o momento de seguir o nosso passo a passo e garantir que cada etapa seja respeitada para criar o seu podcast.

Lembre-se também de que esse esforço precisa estar em aprimoramento constante. Busque sempre novas pautas, abordagens e ideias para o seu roteiro se tornar cada vez melhor.

 

Assim, será possível manter o seu conteúdo interessante para antigos e novos ouvintes, o que contribuirá na valorização do seu conteúdo e, consequentemente, da sua marca.

 

Uma ótima forma de se acostumar com o formato é consumindo conteúdo. Confira em nosso blog algumas dicas de podcasts para empreendedores e profissionais de marketing.

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por