Blog 8D Hubify

Aprenda como definir o orçamento de mídia paga

6 minutos de leitura

Entre as várias estratégias de divulgar uma marca/produto, hoje temos a opção da Mídia Paga, que nada mais é que o investimento em anúncios no ambiente digital em canais de exposição através das plataformas como Google Ads, Facebook e entre outras. Mas a grande questão é: como definir o orçamento de Mídia Paga?

Vantagens dos anúncios em Mídia Paga

Antes de caminharmos para o tema principal, vamos entender as vantagens que os anúncios através das plataformas online agregam a sua empresa.

Visibilidade

As plataformas de anúncios fazem milhares de impressões várias vezes ao dia, assim garantindo a aparição da marca em locais que possa alcançar seu público no ambiente digital. 

Com maior visibilidade, mais visitas são geradas ao site e aumentam a possibilidade de gerar novas conversões (vendas, leads, doações e entre outras metas definidas para as campanhas).

Segmentação de Público

Hoje a maioria das plataformas que executam esse serviço, disponibiliza formas de segmentar públicos de acordo com a persona. Assim, filtram usuários que demonstraram maior fit com a marca ou produto e, desse modo, alcançam maiores resultados nas campanhas.

Investimento

As plataformas de Mídia Paga demonstram bastante flexibilidade. Um ponto a ser abordado é que com essa flexibilidade nos investimentos: pequenas e grande empresas podem investir neste tipo de estratégia, claro, respeitando o investimento mínimo em cada plataforma. 

O segundo ponto é que você pode controlar o investimento em tempo real, tendo a liberdade na criação de campanhas com diferentes objetivos, realizar ajustes quando for preciso e descontinuar ações que não estão gerando retorno.

E quanto ao orçamento?

Agora que entendeu as oportunidades que a Mídia Paga pode gerar dentro da sua estratégia de marketing, você está pronto para definir um orçamento apropriado. Para a definição do budget, devemos levar em conta alguns pontos:

  • orçamento disponível para o setor de marketing da empresa;
  • Mídia Paga é parte integrante da estratégia e não ela completa;
  • quais as plataformas com maior aderência ao público alvo/persona;

Entenda, é preciso equilibrar o orçamento do marketing da sua empresa para que partes das estratégias digitais não fiquem defasadas ou esquecidas. 

O investimento em Mídia Paga não garante o sucesso sozinho sem o funcionamento de um bom trabalho de SEO.

Também é indispensável contar com a produção de conteúdos, para que, desse modo, sua empresa ganhe mais relevância no Google.

Por fim, as mídias sociais, usada para interações com os seguidores e fãs da marca, ajudando no ganho de alcance orgânico.

Isso deve acontecer para que você não seja apenas um vendedor, mas tenha algo para criar diálogo com o seu público.

Orçamento definido, e agora?

Após a definição do orçamento de mídia paga, você deve apontar quais serão os KPI’s (Indicador-chave de desempenho) para o investimento a ser realizado. 

Com essa ação, a equipe ou especialista terá um bom direcionamento na escolha da plataforma e dos formatos dentro das campanhas de anúncios. Assim, saberão a destinação da verba considerando o investimento mínimo diário para cada uma delas.

Divisão do orçamento entre plataformas

Aqui, entramos na etapa crucial que é a divisão do orçamento de mídia paga para a obtenção de sucesso na estratégia

Quando falamos de estratégia de marketing, nesse caso, a melhor exemplificação visual e prática é a utilização do funil de vendas

Por meio deste elemento é possível enxergar como o usuário no ambiente digital será direcionado desde os primeiros contatos com a marca até o atingimento da meta principal, diagnosticada com a indicação dos KPI’s. Por isso, veja a seguir como funciona esse funil.

Fundo de funil

Quando trabalhamos com a estratégia de funil para campanhas digitais o mais indicado é que seja investido maior volume de investimento no fundo, onde se encontram usuários mais engajados com a marca/produto e mais próximos do atingimento das metas de uma campanha.

Uma dica importante é esgotar o fundo de funil. Isso seria colocar o volume de investimento necessário a fim de impressionar os anúncios para o maior número de usuários nesta etapa. Feito isso, é a hora de subir o investimento para a próxima etapa.

Meio de funil

No meio do funil de vendas estão os usuários que possuem consideração do problema e da marca, mas, ainda não tomaram uma decisão. 

Topo de funil

Enfim. No topo são os usuários que têm consideração do problema e em algum momento realizarão pesquisas para a resolução da dúvida.

É importante saber as definições de cada etapa do funil para direcionar os investimentos respectivos. Porém, hoje a maioria das plataformas tem projeção do tamanho de cada público, facilitando na divisão do budget de forma mais estratégica.

Sobre os investimentos em plataformas

O universo digital oferece várias formas de se comunicar e interagir com pessoas que buscam a solução de suas dores. Mas qual plataforma utilizar para fazer meus anúncios e o investimento mínimo para cada uma delas?

Abaixo vão algumas dicas das plataformas mais utilizadas para que você inicie seus anúncios imediatamente.

Google Ads

A plataforma de anúncios do maior sistema de busca do planeta. Nesse ambiente, você tem uma versatilidade muito grande de formatos e grande audiência. O investimento mínimo é de R$5,00 diários e o valor é consumido com cliques (CPC), visualizações (CPV) ou por mil impressões (CPM).

Facebook Ads

Com essa opção você pode anunciar na maior rede social do mundo atualmente, segundo a Global Digital 2019, e, também no Instagram e Messenger. Eles são partes integrantes do grupo de empresas pertencentes ao Facebook. O investimento mínimo diário é U$ 1,00, então atente-se sempre a variação do dólar, pois isso impacta diretamente no investimento.

Linkedin Ads

Hoje, o Linkedin disponibiliza o investimento em anúncios publicitários em sua plataforma e essa opção é muito valiosa para empresas que tenham soluções B2B, visto que essa rede social é voltado para o mercado corporativo. O valor mínimo diário é de R$ 20,00, então exige um investimento mais agressivo do que as outras opções mencionadas.

Mensure os resultados

O último ponto após a realização dos investimentos em mídia paga é mensurar os resultados das campanhas. Essa ação é essencial para entender o que deu certo e trouxe bons resultados e o que deu errado e precisa ser modificado para as próximas ações. 

Com esse diagnóstico em mãos, você terá melhor eficiência na hora de realizar mudanças pontuais e, assim, obter maior performance nas estratégias.

Chegamos ao final deste assunto e esperamos que as dicas sobre o orçamento de mídia paga possam direcionar melhor suas ações para ganhar mais clientes por meio da Internet.

Mas antes, aqui vai nossa última dica: baixe agora de forma gratuita nosso e-book “Geração de Leads com Google Ads”, um material épico com o passo a passo para gerar mais cadastros para o seu time comercial.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
Buscar por