Blog 8D Hubify

Por que ter um site pago se posso fazer de graça? Descubra aqui a resposta!

6 minutos de leitura

Você quer começar o seu próprio site? Então você certamente já sabe que há muito o que decidir, inclusive se é uma boa ideia ter um site pago ou tentar fazer um de graça.

Neste post, vamos fazer um comparativo para ajudar você a entender por que ter um site pago pode ser a melhor alternativa, mesmo com tantas possibilidades gratuitas disponíveis na internet. Acompanhe!

Por que ter um site pago

Apesar de a possibilidade de criar um site gratuito parecer uma vantagem e tanto, essas plataformas possuem diversas limitações que podem passar uma imagem negativa do seu negócio. A impressão que comumente fica é a de amadorismo, então considere se vale realmente a pena arriscar.

Ao pagar por um site desde o início das suas atividades on-line, porém, você não só eliminará alguns riscos, como terá vantagens competitivas e evitará perdas desnecessárias de tempo precioso, que poderá ser melhor aproveitado na operação da empresa.

Ainda assim, algumas pessoas apresentam certas objeções quanto a ter um site pago. Duas das mais comuns são:

  •  “É preciso ter conhecimentos técnicos”

É claro que ter esses conhecimentos ajuda bastante na montagem de um site próprio. Todavia, eles também são necessários ao se criar um site gratuito, e a ajuda e o suporte oferecido pelos hosts pagos é bem superior.

  • “A hospedagem é paga”

Isso é verdade, mas os preços estão longe de serem exorbitantes. Considere a relação custo-benefício e você verá que compensa muito ter um site pago.

Além disso, felizmente os custos necessários diminuíram, enquanto os benefícios (como os descritos acima) só cresceram nos últimos anos! A seguir, aprofundamos em mais 12 vantagens de se ter um site pago. Confira:

As vantagens de um site pago

1. Evita propagandas indesejadas

Uma das maiores vantagens de pagar por um host é que os visitantes do seu site não têm que lidar com anúncios indesejados.

Essas propagandas, na verdade, são usadas em troca da hospedagem gratuita e podem fazer com que seu site pareça pouco profissional. Além disso, atrapalham a experiência de navegação dos seus clientes.

2. Liberdade para vender anúncios

Muitos serviços gratuitos não permitem que você faça publicidade ou gere receita a partir de anúncios. Esse é um sério obstáculo para quem tenta operar um site de negócios.

Ao ter um site pago, você pode ganhar dinheiro com publicidade e, assim, compensar os custos de hospedagem ou até mesmo lucrar ao vender mais anúncios, a depender dos seus objetivos.

3. Melhor atendimento aos clientes

Ter um site pago garante que seus clientes recebam melhor atendimento. Sites gratuitos geralmente não oferecem suporte técnico. Isso faz com que seus visitantes recebam pouca ou nenhuma ajuda e sejam direcionados para a página de “perguntas frequentes”.

Ou seja, além de não oferecer respostas, seus clientes podem avaliar negativamente sua empresa por terem que encarar uma lista de perguntas genéricas que não solucionam seus problemas.

4. Maior espaço em disco

Contar com espaço para uma grande quantidade de dados talvez pareça algo secundário agora. No entanto, pode evitar futuras complicações.

Serviços gratuitos oferecem de 5 a 10 MB de espaço e, caso queira expandir seu site futuramente, você terá que passar por procedimentos demorados até que mova todo o conteúdo para um host pago.

5. Ambiente on-line seguro a seus visitantes

Utilizar um servidor seguro é essencial para empresas que precisam ter um site para vender produtos ou oferecer serviços.

Consumidores não compartilham dados de cartão de crédito se não tiverem certeza que o ambiente é seguro, e os hosts gratuitos não oferecem servidores web confiáveis.

6. Nome de domínio próprio

Se quiser usar um domínio próprio, sem a obrigatoriedade de incluir o nome do seu host gratuito, você terá que escolher um site pago. Caso contrário, a URL do seu site será:

www.nomedoseusite.nomedaempresaquefornecehostgratis.com.br

Em vez de, simplesmente,

www.nomedoseusite.com

Isso é ainda pior do que ter um endereço wordpress.com ou blogspot.com! Como seus clientes se lembrarão do seu site se ele tiver um endereço desse tipo? Certamente não fará maravilhas para seu negócio on-line.

7. Tema do site personalizado

Ao aderir a um serviço profissional, além de poder usar o próprio domínio, você poderá personalizar o layout e deixar seu endereço na web com a cara que deseja. É possível encontrar diversas opções que tornarão a navegação muito mais funcional e intuitiva.

Um designer exclusivo é uma ótima maneira de tornar seu site único e valorizar a marca. Sites gratuitos não oferecem essa vantagem. Você só consegue utilizar os modelos oferecidos e não pode personalizá-los.

8. Plugins

Sites gratuitos impõem restrições e não permitem que você instale plugins livremente. Plugins são componentes que incluem funções adicionais a um software existente.

Em outras palavras, os plugins permitem a execução de várias funções, tais como redução de spam, exibição de comentários recentes, criação de formulários de contato etc.

9. Backup de dados no site pago

Host pagos realizam backups diários (ou ao menos semanais) dos seus dados. Por outro lado, ao fazer um site gratuitamente, você não terá nenhuma garantia de que qualquer backup vai ser feito.

Além disso, não há como saber se os data centers desses hosts gratuitos são apoiados por geradores de energia. Portanto, você correrá o risco de perder dados importantes caso ocorra algum desastre ou “apagão”.

10. Recursos ilimitados

Sites gratuitos têm recursos limitados. Isso resulta em um desempenho lento, especialmente ao lidar com grandes volumes de tráfego e várias páginas.

Além disso, você não terá acesso a ferramentas importantes como cPanel, website builders e carrinhos de compra profissionais — exatamente o oposto do que ocorre quando você paga por um site!

11. Controle sobre o seu site pago

Seu site estará submetido aos caprichos e desejos da empresa que oferece host gratuito se você optar por fazer um site de graça. Além disso, sem a experiência necessária será difícil desempenhar uma boa atividade, criando um site atrativo e profissional.

Outra vantagem de ter um site pago é estar no controle: você pode instalar fóruns, scripts e softwares que melhorem seu negócio. Também conhecerá o caminho percorrido pelos seus visitantes graças a estatísticas fornecidas pelo seu host pago.

12. Páginas de erro customizadas

Essas páginas são geradas pelo servidor para mostrar ao visitante que houve um erro. Por exemplo, o famoso “erro 404” é exibido quando uma página não é encontrada dentro do espaço do servidor.

Em um site gratuito, será exposta uma página-padrão, que não fornece orientação sobre como o usuário pode proceder para encontrar o que estava procurando.

Ter um site pago possibilita que você mostre ao seu cliente uma página personalizada para cada tipo de erro, com informações sobre o que ocorreu e como seu cliente pode contornar a situação.

E aí, gostou das nossas dicas? Então entre em contato conosco e saiba como sua empresa pode se beneficiar de um site pago!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por