Blog 8D Hubify

O que é fan page no Facebook? Entenda por que é a melhor opção!

6 minutos de leitura

Hoje, ter um perfil profissional no Facebook faz todo o sentido, por ser a principal social media para aumentar as vendas. Assim, a plataforma oferece algumas funcionalidades específicas para quem busca comercializar na rede, como é o caso da fan page.

Entretanto, algumas pessoas preferem criar um perfil pessoal para promover a marca, já que a facilidade de atrair contatos é maior, porém isso é um erro grave que pode levar à exclusão na rede social. 

Ainda não está convencido? Então, leia o artigo até o final e entenda quais são os motivos de transformar o perfil pessoal da sua empresa em uma página do Facebook. Boa leitura!

O que é uma fan page no Facebook?

Uma fan page ou página de fã é a forma ideal para as empresas, organizações, artistas e figuras políticas se apresentarem de forma autêntica no Facebook. Assim, essas páginas são visíveis para qualquer pessoa na Internet, que ao se tornar um "fã" pode se conectar e receber atualizações.

Os benefícios de uma fan page

Eu prometi que ia te convencer a mudar seu perfil de conta pessoal para se tornar uma fan page da empresa, né? Vamos lá!

Legalidade

Como já dissemos, as empresas devem trabalhar como fan pages e não perfis pessoais, sob pena de exclusão da mídia social. Tudo isso pode ser comprovado com os Termos de Serviço, no qual é proibido usar uma conta pessoal para obter ganho comercial.

Isso também prova que ler os termos e diretrizes de qualquer mídia social antes de utilizá-la é fundamental para que sua empresa não seja penalizada, mas isso é ignorado com frequência pelas empresas que utilizam o Facebook.

Curtidas

Quando uma empresa utiliza um perfil, ela está sujeita a um conjunto de regras específico e não conseguirá reunir mais do que 5 mil amigos. Já em uma fan page, esse limite é inexistente, o que possibilita à empresa crescer o número de curtidas e seguidores de sua página sem problemas, interagindo com um grande número de pessoas, além de tornar os investimentos em marketing digital mais efetivos dentro do Facebook.

Ferramentas

Uma fan page oferece diversas ferramentas que são inexistentes no perfil pessoal. Vamos analisar: de que adianta ter 5 mil “amigos” em um perfil, se você não faz ideia de quantos anos eles têm, onde estão e qual o tipo de conteúdo que eles mais gostam? Por meio do Facebook Insights, você consegue todas essas informações com poucos cliques, tudo de forma simples e rápida.

Outro diferencial que uma página apresenta são os recursos de publicidade no Facebook, como o impulsionamento de suas publicações, anúncios, promoção de sua página, envio de pessoas para o seu site a fim de aumentar a conversão, alcance de pessoas próximas a sua empresa, número de visualizações em determinado vídeo, etc.

Personalização

Com uma página profissional do Facebook, você consegue controlar melhor a customização e dados coletados. Ao se utilizar um perfil pessoal, até pode ser fácil atrair mais “amigos”, mas no médio e longo prazo, você acaba perdendo com a impossibilidade de personalização e inexistência de dados para análise, além de correr o risco do Facebook bloquear esse perfil por infração à política de uso.

Ao usar a fan page, é possível criar uma infinidade de aplicativos para se comunicar com seus seguidores, utilizando desde uma simples aba de “Fale Conosco” ou “Onde Encontrar” até um aplicativo para divulgar suas promoções ou um jogo.

O passo a passo para criar uma fan page!

Sabendo de seus benefícios, acredito que você queira colocar a mão na massa e criar sua pagina, né? Então, acompanhe alguns dicas que preparamos a seguir:

1- Crie sua identidade

Ao entrar na seção “criar” no Facebook, você vai encontrar a opção "página" e em seguida terá que escolher uma categoria entre “Empresa ou Marca” e “Comunidade ou Figura Pública".

Assim, chegamos ao momento de inserir o nome da página e aqui vale a pena apostar em uma boa pesquisa de palavras-chave para ranquear bem nos motores de busca, depois existem as opções a respeito do segmento da sua página.

A próxima etapa é carregar a foto de perfil e a foto da capa, que costuma ter o tamanho ideal por volta de 820 x 462 pixels de largura e altura.

OBS: As alterações de categoria podem ser feitas quando quiser no Menu de Edição.

2- Configure as permissões

Agora, você precisa definir o administrador e outras funções para a página. Aqui, como você criou a página, automaticamente será listado como administrador, obtendo controle total sobre a página. E você pode adicionar outras pessoas para ter esse acesso.

Também existem outras funções como editor, moderador , anunciante, analista e gerente de empregos. O Facebook não limita o número de pessoas que você pode atribuir a essas funções, podendo adicionar ou remover pessoas a qualquer momento. 

Para fazer essas alterações, clique na guia “Configurações” na parte superior da página. 

3- Personalize sua conta

Antes de começar a reunir fãs, certifique-se de que sua fan page forneça todas as informações importantes sobre a empresa, incluindo:

  • link para o site da empresa;
  • informações preenchidas sobre o negócio;
  • integração com outras mídias sociais, como Instagram e YouTube;
  • conteúdos relevantes e de acordo com a proposta de valor.

Embora o objetivo de criar uma fan page no Facebook seja para gerar vendas, evite publicar conteúdos que tenham uma abordagem invasiva e deixem explícito a ideia de "compre agora". 

O Facebook é uma comunidade, portanto você precisa de materiais relevantes que fazem o usuário se envolver com sua proposta.

Alguns exemplos disso são:

  • postagens de artigos do seu blog;
  • imagens com citações ou memes;
  • bastidores da empresa;
  • acesso avançado aos conteúdos;
  • ofertas especiais para seguidores;
  • vídeos;
  • sorteios e muito mais!

Vale destacar que os grupos do Facebook estão em alta, então por que não integrá-los a sua fan page?

Além disso, você pode ir além de apenas publicar conteúdo e também interagir com o público, por meio de respostas aos comentários.

4- Elabore um URL customizado

Essa etapa pode fazer toda a diferença, mas antes você precisa ter 25 fãs (pessoas que curtiram a fan page).

Se estiver com dificuldades para atingir esse número, convide pessoas para curtir sua página, de forma ativa, mas certifique-se de escolher alguém que, realmente, esteja interessado no segmento da sua fan page

Depois disso, é a hora de criar a URL, que você pode adicionar no seu site, assinatura de e-mail, cartão de visita, mensagem para lista de e-mail, postagem no blog e até outras mídias sociais.

Complemente seu conhecimento com o vídeo a seguir!

Agora que você conhece as razões para criar uma fan page da sua empresa e não um perfil pessoal, conte-nos um pouco sobre suas experiências! Deixe sua opinião ou dúvidas nos comentários e participe da nossa comunidade.

Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
Buscar por