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Saiba mais sobre o potencial do marketing digital no Brasil

3 minutos de leitura

O ano de 2016 pode ser considerado de crise no Brasil, mas não para o marketing digital! Em 2015, essa estratégia aumentou 1 bilhão em investimentos e ainda promete surpreender os mais pessimistas neste ano. A internet, os computadores e os smartphones continuam avançando o território brasileiro gerando novas oportunidades de negócios.

Nas palavras do presidente do Google Brasil: “os brasileiros fazem parte de uma das economias digitais mais dinâmicas do mundo”. Vamos aproveitar o momento oportuno para entender mais sobre o potencial do marketing digital no Brasil:

O Brasil é o quinto país mais conectado do mundo

Atrás apenas do Japão, Índia, Estados Unidos e China, o Brasil possui uma população gigantesca que vive conectada à internet, consumindo conteúdo, produtos e serviços dos mais diversos. Qualquer marca de sucesso precisa estar inserida no digital para surfar esta onda de oportunidades e crescimento. Os investimentos tendem a crescer ano a ano!

O marketing de conteúdo é a tendência do mercado

A melhor forma de criar laços de confiança com os clientes on-line é entregando conteúdo relevante para as pessoas. As marcas precisam dominar certos assuntos correlatos com seus produtos ou serviços por meio de blogs, sites e mídias sociais. Transformar a expertise em informação que agrega valor ao consumidor se reverte em vendas e na conquista de novos clientes, sendo uma das principais tendências do mercado!

Outro ponto importante é que o marketing de conteúdo torna as empresas mais independentes das gigantes da internet como Google e Facebook, já que o conteúdo gerado vira um patrimônio pessoal.

As redes sociais têm predominância

Não tem mais volta: as redes sociais conquistaram os brasileiros e estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, de todas as idades e classes. Estas ferramentas estão evoluindo e se adaptando com muita rapidez, sendo que, em breve, o Facebook terá uma integração direta com e-commerces pelo botão COMPRAR.

Além de curtir e compartilhar um conteúdo ou produto, o usuário poderá adquirir o item com a facilidade de um click, tornando o marketing digital ainda mais sofisticado e eficiente.

O e-mail marketing evoluiu e continua relevante

Uma das ferramentas mais antigas do marketing digital, o e-mail marketing se adaptou às mudanças e continua tão relevante ou até mais do que nos primórdios da internet. Afinal, todo mundo possui ao menos uma conta de e-mail que checa no mínimo uma vez por dia.

Essa estratégia deixou de ser uma comunicação de massa para possibilitar uma segmentação cada vez maior, pela seleção de um público-alvo específico, interessado em determinados produtos ou conteúdos. Isso aumenta ainda mais as taxas de conversão!

O marketing digital é indispensável para pequenas e médias empresas

Foi-se o tempo em que apenas a publicidade e o jornalismo batalhavam por uma presença online. Hoje, não importa o tamanho ou tipo de negócio, a existência no digital se tornou vital. Não podemos ver esta mudança com maus olhos, pois é um processo orgânico e natural que acontece desde sempre, com a diferença de que, agora, a velocidade de transformação atingiu patamares nunca vistos.

Preparado para se adaptar às tendências do marketing digital no Brasil e espantar a crise? O potencial é enorme!

Qual a sua visão sobre as oportunidades do marketing digital? Deixe a sua opinião nos comentários.

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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