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Confira os 5 primeiros passos para criar um canal no YouTube

4 minutos de leitura

O Youtube nasceu, oficialmente, em 2005, quando nem a internet de alta velocidade era tão comum. Após alguns meses, a plataforma explodiu em popularidade e se transformou no principal serviço de vídeos online. Hoje, criar um canal de Youtube é uma excelente alternativa para a sua estratégia de marketing digital.

Trata-se de um meio de diversificar a produção de conteúdo e gerar engajamento com o público. Também é uma maneira de expandir o alcance de marca, de consolidar a imagem e até de aumentar as vendas, já que vídeos podem ser muito persuasivos.

Quer saber como criar um canal de Youtube? Veja quais são os 5 primeiros e mais importantes passos!

1. Cuide da pré-produção e dos roteiros do seu canal no youtube

Um vídeo começa antes do início da gravação da câmera. Para o seu canal ser um sucesso, é preciso desenvolver uma estratégia customizada e pensada em longo prazo. Isso é obtido por meio da pré-produção.

Essa etapa inclui definir quais serão os equipamentos, desde a câmera e o microfone até a configuração das luzes. Para ter um direcionado adequado, também vale montar alguns roteiros. Pense nos temas que serão abordados e crie rascunhos e definições para colocar em prática nas gravações.

2. Elabore cenários e modos de abordar o público

Ainda na preparação, é necessário cuidar do ambiente de gravação. Se quiser se destacar, construa uma identidade visual, o que passa pela elaboração de um cenário. Um fundo interessante ou mesmo as filmagens ao ar livre podem ser interessantes.

Quanto à abordagem do mercado, é preciso pensar na linguagem e na aproximação com o público. Uma marca que vende para empresas e deseja demonstrar os produtos deve transmitir seriedade. Já uma opção voltada para o segmento jovem pode ter uma linguagem descontraída e usar quadros especiais, por exemplo.

3. Crie a conta para seu canal no Youtube

Com tudo isso definido, é hora de partir para a criação do canal, propriamente dito. Basta fazer login no site usando a conta do Google desejada e escolher a criação de um canal. Na hora de criar o nome, selecione algo original e fácil de ser lembrado.

Depois, é só personalizar as informações. É possível adicionar uma capa personalizada, ao incluir a frequência de publicação, por exemplo. Também há como adicionar as outras social medias e um pequeno vídeo de apresentação, que será mostrado aos novos visitantes.

4. Coloque a mão na massa para filmar

Com tudo configurado no canal de Youtube, chegou o momento de iniciar as filmagens. A luz do dia costuma valorizar mais os ambientes, seguida da iluminação de camarim ou com anéis de luzes. Configura se o setup está adequado e se a qualidade da imagem está satisfatória.

Realize a gravação segundo o roteiro preparado para o tema, mas não se esqueça de ser natural. Fale olhando para a câmera e interaja com o espectador, pois isso prende a atenção. Se ficar com dúvidas sobre uma “tomada”, grave novamente para não correr o risco de ficar insatisfeito.

Prefira sempre gravar na horizontal e você pode, até mesmo, usar o smartphone. Basta que ele tenha o modo de filmagem HD (720p) para conseguir uma entrega de qualidade.

5. Acerte na pós-produção

Antes de publicar em seu canal de Youtube, é preciso passar todo o material pela pós-produção. É nesse momento em que você deve cuidar dos ajudes e da edição. Também é necessário criar vinheta, adicionar efeitos, imagens e até gravações externas. Se for utilizar música, tome cuidado com os direitos autorais — há muitas opções gratuitas para o uso.

Na hora de postagem, separe uma imagem chamativa e personalizada para a miniatura (ou thumbnail) e preencha a descrição. As dicas de SEO também valem aqui e você deve usar palavras-chave de interesse do público e tags.

A periodicidade de postagem e até a duração do vídeo dependem do seu público, do seu orçamento e dos assuntos tratados. O importante é começar e fazer testes, para saber o que agrada a sua audiência.

Criar um canal de Youtube exige planejamento e estratégia personalizada. Com os cuidados técnicos e criativos, é possível alcançar o público de interesse e aumentar o retorno da sua empreitada digital.

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Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
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