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O passo a passo para utilizar o Facebook Business

11 minutos de leitura

Com 1,84 bilhão de pessoas se conectando diariamente, o Facebook ainda é a social media mais popular que existe. Assim, para aproveitar sua página de negócios ao máximo, você precisa otimizar sua presença no Facebook Business

Afinal, essa ferramenta ajuda a atrair e envolver os visitantes, além de direcioná-los para o seu site e convertê-los em leads, para se tornarem clientes.

Mas, dominar todos os recursos necessários pode ser uma tarefa complicada, especialmente com tantas atualizações no mercado. Por isso, a gente criou este artigo com dicas práticas que podem te ajudar. Boa leitura!

O que é o Facebook Business?

Como o próprio Facebook explica, ele atua como uma plataforma de gerenciamento das atividades de marketing e publicidade da sua empresa, nessa rede social.

Portanto, essa mídia passou a ser o foco de negócios, físicos ou online, que desejam divulgar e vender seus produtos/serviços e conquistar novos clientes.

Um pouco distante do perfil pessoal, o Gerenciador de Negócios tem utilidades para a página comercial, como:

  • Criador de Públicos;
  • Central de Criativos;
  • Regras Automatizadas;
  • Relatórios de Anúncios;
  • Gerenciador de Eventos;
  • Gerenciador de Anúncio.

A plataforma ainda pode executar as seguintes funções:

  • permite o acesso aos fornecedores, parceiros e agências às páginas e aos anúncios, sem entregar a propriedade dos ativos;
  • um local central para rastrear os anúncios do Facebook, com relatórios detalhados que mostram o desempenho das campanhas;
  • ele mantém suas atividades comerciais separadas de perfil pessoal, para que você não precise se preocupar em postar no lugar errado.

O Facebook Business está sempre passando por aperfeiçoamentos e expansão. Então, são vários recursos que ajudam a organizar, realizar ações e impulsionar suas contas na conta comercial no Facebook.

Quais são os benefícios do Facebook Business para o negócio?

Segundo a pesquisa Social Media Trends 2019, quase 95% das empresas brasileiras estão ativas nas redes sociais.

Ou seja, abandonar essa estratégia ou, até mesmo, deixá-la em segundo plano pode prejudicar o seu negócio, ainda mais em um mercado repleto de concorrentes qualificados e atentos às tendências digitais.

Por isso, veja, a seguir, quais são as vantagens de se criar uma conta comercial no Facebook!

O Facebook Business traz credibilidade ao negócio

Separar o pessoal do profissional é uma das melhores maneiras de aumentar o valor de uma marca e gerar credibilidade.

Por que a página do empresário não pode ser a mesma da empresa? A fanpage precisa focar em estratégias de marketing e na interação com os clientes. 

Pense na seguinte situação: você usa sua página pessoal para fins profissionais. No final de semana decidiu ir para um happy hour com os amigos e depois postou as fotos do evento. Esse é um conteúdo relevante para os seus clientes? Evidentemente não.

Por isso, quando você cria um perfil empresarial, aumenta a credibilidade de seu negócio. Dessa forma, o público passa a ver uma atuação séria e focada, o que gera engajamento e respeito.

Verifica mais segurança à empresa

Quando você cria uma conta comercial no Facebook Business, é possível cadastrar formas de pagamento. É nesse ponto que a plataforma mostra seu valor, conferindo mais segurança a seus dados financeiros e bancários.

Dessa forma, você não precisará disponibilizar essas informações em seu perfil pessoal e pode fornecer diversas formas de pagamento de patrocínios do Facebook ao analista da rede.

O Facebook Business Possibilita acesso por diversos dispositivos

O Facebook Business também permite que o usuário gerencie a página por vários dispositivos. A plataforma é responsiva, ou seja, permite o acesso por computador ou smartphone.

Essa funcionalidade é muito importante para o empreendedor, já que o ajuda a responder seus clientes de forma rápida e simples. Para isso, basta baixar o aplicativo e começar a aproveitar as vantagens da mobilidade na gestão de sua página.

Facilita o gerenciamento de alertas e notificações

A comunicação com o público-alvo é um fator essencial para que um negócio cresça. Afinal, não basta apenas estar nas redes sociais. É preciso:

  • ouvir críticas;
  • responder dúvidas;
  •  ser verdadeiramente ativo;
  • entregar conteúdos de qualidade.

Já que falamos sobre conteúdo, que tal saber o que faz um criador de conteúdo digital?

Essa tarefa se torna muito mais fácil com o auxílio do Facebook Business. Na prática, você pode classificar notificações, definir alertas e os gerenciar conforme o que julgar mais importante.

Permite alcançar mais pessoas

Com a possibilidade de criar anúncios, o Facebook Business permite que você crie estratégias promocionais que ajudam a aumentar o alcance da empresa e conseguir novos clientes.

É uma maneira eficiente de investir em propaganda, porque além de alcançar um público maior, a ferramenta de gerenciador de anúncios ainda oferece opções de segmentação, diversos formatos e insights poderosos.

Como configurar o Facebook Business Manager

Agora que você já sabe o que esse recurso significa, vamos entender o passo a passo de como configurá-lo!

Etapa 1: crie uma conta do Facebook Business Manager

Em primeiro lugar, é preciso criar uma conta. Então, acesse business.facebook.com e clique em “Criar conta”.

Insira seu nome comercial, nome pessoal, o endereço de e-mail comercial para gerenciar sua conta e clique em “Avançar”.

Insira os dados da sua empresa como endereço, número de telefone e site. Você também precisará especificar se usará essa conta de gerente de negócios para promover a sua empresa, ou fornecer serviços a outras empresas (por exemplo, uma agência). Quando terminar, clique em “Enviar”.

Depois disso, verifique se existe uma mensagem no seu e-mail com o assunto “Confirme seu e-mail comercial”. Na mensagem, clique em Confirmar agora.

Etapa 2: adicione sua (s) página (s) de negócios no Facebook

Nesta etapa, você pode adicionar uma página de negócios existente no Facebook ou criar uma nova. Se você gerencia páginas do Facebook para clientes ou outras empresas, também pode solicitar acesso à página de outra pessoa.

Embora você possa usar o Business Manager para gerenciar as páginas e contas de anúncios dos clientes no Facebook, é importante apostar na opção Solicitar Acesso, em vez da opção Adicionar Página. Se você adicionar as páginas de seus clientes e contas de anúncios ao seu gerente de negócios, eles terão acesso limitado aos seus próprios ativos de negócios.  

Em seguida, no painel do Business Manager, clique em “Adicionar Página”. Depois, na caixa pop-up, clique em “Adicionar Página” novamente.

Comece digitando o nome da sua página de negócios do Facebook na caixa de texto. O nome da sua página comercial deve ser preenchido automaticamente, para que você possa apenas clicar nele. Em seguida, clique em “Adicionar Página”. Supondo que você tenha acesso de administrador à página que está tentando adicionar, sua solicitação será aprovada automaticamente.

Etapa 3. Adicione sua(s) conta(s) de anúncio do Facebook

Observe que, depois de adicionar sua conta de anúncio ao Facebook Business Manager, você não pode removê-la, por isso é muito importante adicionar as contas que você possui. Para acessar uma conta de cliente, clique em “Solicitar Acesso”.

Se você já usa anúncios do Facebook, pode vincular sua conta de anúncio existente, da seguinte forma:

Antes de tudo, no painel do Business Manager, clique em “Adicionar conta de anúncio” > “Adicionar conta de anúncio novamente” > insira o ID da conta de anúncio, que pode ser encontrado no Gerenciador de anúncios.

No painel do Business Manager, clique em “Adicionar conta de anúncio” > “Criar conta”. Insira os detalhes da sua conta e clique em “Avançar”. Indique que você está usando a conta de anúncios, para sua própria empresa e clique em “Criar”.

Depois de investir em sua primeira conta de publicidade, você poderá gastar mais em seus gastos com publicidade.  

Etapa 4: adicione pessoas para ajudá-lo a gerenciar seus ativos do Facebook

O Facebook Business Manager permite adicionar membros à equipe, para que você possa ter um grupo de pessoas trabalhando em sua página de negócios, e campanhas publicitárias do Facebook.  

Assim, para configurar sua equipe, confira o passo a passo:

No painel do Business Manager, clique em “Adicionar pessoas”. Na caixa pop-up, digite o endereço de e-mail comercial de um membro da equipe que você deseja adicionar. 

Lembre-se que nessa etapa, você está adicionando um indivíduo, em vez de agência.

No menu esquerdo, clique em “Páginas” e escolha quais páginas delas você deseja que o membro da equipe trabalhe. Em seguida, personalize o acesso do indivíduo com os interruptores de alternância.

Volte para o menu à esquerda e clique em “Contas de Anúncios”. Novamente, personalize o acesso do usuário usando as chaves de alternância. Quando terminar, clique em “Convidar”.

Cada um deles receberá um e-mail com informações sobre o acesso que você concedeu, com um link para começar.

Etapa 5: adicione sua conta do Instagram

Agora que você configurou seus ativos do Facebook, também pode conectar sua conta do Instagram!

No painel do Business Manager, clique em Business Settings no canto superior direito. Em seguida, na coluna à esquerda, clique em “Contas do Instagram” e “Adicionar”. Na caixa pop-up, insira suas informações de login do Instagram e clique em Login.

Etapa 6: configurar o Pixels do Facebook

Antes de mais nada, um pixel do Facebook é um pequeno código gerado para você. 

Quando você coloca esse código em seu site, ele dá acesso a informações que permitirão o rastreio de conversões, além de otimizar os anúncios do Facebook, criar públicos-alvo para seus anúncios e fazer remarketing para leads, por exemplo.

A dica é que configure o seu pixel logo de início, mesmo se você ainda não tiver iniciado sua primeira campanha publicitária, devido às informações valiosas que ele oferece.

Sabendo disso, vamos aprender a configurar seu pixel com o Facebook Business Manager:

No painel do Business Manager, clique em “Configurações de negócios”. Na coluna à esquerda, expanda o menu “Fontes de dados” > clique em “Pixels” > “Adicionar”.

O mais importante é inserir um nome de até 50 caracteres para o seu pixel. Acesse seu site para que o Facebook possa fornecer as melhores recomendações sobre como configurar seu pixel, e clique em “Continuar”. Dessa forma, você concorda com os termos e condições do pixel, portanto, é preciso ler antes de prosseguir.

Etapa 7: aumente a segurança da sua conta

Uma das vantagens de utilizar o Facebook Business Manager é que ele oferece segurança extra para seus ativos de negócios.

Então, acompanhe as etapas necessárias: 

No painel do Business Manager, clique em “Business Settings”. Depois, no menu esquerdo, clique em “Central de Segurança”.

Configure a autenticação de dois fatores, por ser um fator obrigatório na garantia de mais segurança!

7 dicas para utilizar o Facebook Business

1. Ganhe o emblema “Responde muito rápido”

Para receber esse emblema, é preciso responder 90% dos usuários que lhe enviam mensagens no Facebook, entre 15 minutos, durante os últimos sete dias.

Assim, ter esse emblema permite que os usuários saibam que sua empresa escuta e se preocupa com as necessidades dos usuários.

Aliás, isso acontece por meio da ferramenta “Messenger” que oferece diversas oportunidades para estreitar a relação, por meio de uma comunicação e suporte personalizado!  

2. Adicione “Acontecimentos”

Aqui, esse recurso permite que você destaque algumas das maiores realizações de sua empresa, como prêmios, lançamentos de produtos, eventos importantes ou elogios. Então, os acontecimentos recentes serão postados em sua linha do tempo, e os usuários poderão encontrá-los na guia “Sobre”.

Para adicionar um acontecimento, clique na seção “Linha do tempo” > “Oferta, evento +” próximo ao topo de sua página e pronto!

3. Crie guias de página personalizada

Por padrão, as guias da página são definidas como Linha do tempo, Sobre, Fotos, Preferências e Mais. Entretanto, o Facebook permite que você crie e aproveite as guias personalizadas, que são basicamente as páginas de destino em sua página do Facebook ou CTA, desde estudos de caso até ofertas de marketing e outras promoções.

Eles estão no topo da sua página e permitem que você forneça aos visitantes, um caminho específico para que eles tomem determinada ação desejada. 

Além disso, você pode criar guias personalizadas fazendo login, visitando sua página, clicando na guia “Mais” e escolhendo “Gerenciar guias” no menu suspenso.

4. Priorize a qualidade sobre a quantidade

Aqui estão duas perguntas que ouvimos muito: com que frequência devo postar no Facebook? A postagem com mais frequência me ajudará a alcançar mais pessoas?

Em outras palavras, a resposta é não! No final do dia, a visibilidade de suas postagens nos Feeds, depende da qualidade de suas postagens. Ou seja, esses algoritmos têm como objetivo filtrar as postagens irrelevantes e de baixa qualidade, de modo que os conteúdos de maior qualidade sejam divulgados aos usuários.

Portanto, tenha cuidado e não exagere nas publicações. Aqui, vale a pena focar mais na criação de um post relevante, do que em vários que são genéricos.

Afinal, no marketing digital é fundamental publicar conteúdo nas redes sociais, que seja interessante, divertido e relevante para o público. Isso significa escolher tópicos relevantes, escrever textos agradáveis ​​e postar imagens ou vídeos atraentes.

5. Certifique-se de que as imagens estão formatadas corretamente

Certamente, para oferecer a melhor experiência possível, você precisa otimizar suas imagens, de forma adequada para o Facebook, com os tamanhos e as dimensões corretos.

Abaixo estão alguns dos tamanhos de imagem mais comuns nessa rede social:

  • perfil: 170 px de largura por 170 px de altura;
  • foto da capa: 820 px de largura por 312 px de altura;
  • compartilhada: 1200 px de largura por 630 px de altura;
  • miniatura do link compartilhado: 1200 px de largura por 627 px de altura.

6. Poste vídeos, principalmente ao vivo

Não é novidade que o número de pessoas que preferem o conteúdo de vídeo está aumentando rapidamente. Na verdade, existem mais de 8 bilhões de visualizações de vídeos no Facebook todos os dias, segundo levantamento da empresa Breadnbeyond.

O motivo disso é que embora os vídeos no Facebook sejam reproduzidos automaticamente nos feeds de notícias das pessoas, eles ficam sem som até que o visualizador clique no volume. Então, quanto mais envolvente for o seu vídeo, mais você pode atrair as pessoas!

Assim, quanto mais tempo as pessoas assistirem seu vídeo, melhor será a classificação dele no Feed de notícias. Afinal, segundo o Facebook, os sinais de envolvimento do usuário com um vídeo incluem o tempo de visualização, clique no áudio e alternar para o modo de tela inteira com alta definição.

Além disso, vale ressaltar que pensando nos benefícios dessa estratégia, o Facebook lançou o Facebook Live, que é um serviço de streaming de vídeo ao vivo, diretamente para o Feed de notícias do Facebook. 

7. Aposte no Facebook Insights

O Facebook Insights é a ferramenta de análise interna certa que te ajuda a medir e analisar sua presença no Facebook. A ferramenta fornece aos administradores da página, dados analíticos sobre visitas e engajamento na página, que podem ajudá-lo a entender qual conteúdo é ou não atraente para seus fãs.

Portanto, basta acessar os Insights da sua página ou clicar em “Painel de administração”!

Espero que tenha gostado desse guia sobre Facebook Business, agora que tal conferir o nosso artigo sobre como elaborar uma estratégia eficaz com os stories do facebook!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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