Aprenda a aplicar ações integradas de marketing

Oscar Sigaki

7 minutos de leitura

Por ações integradas de marketing entendemos como a unificação dos diversos canais da empresa disponibilizados aos consumidores e clientes, com o mesmo tom de voz e linguagem para proporcionar um acesso padronizado, agradável e seguro!

 

Já sabemos que o marketing digital é amplo e permite utilizar diversas estratégias para atrair um público cada vez maior. Para vencer a concorrência é fundamental considerar a utilização de muitas delas, de acordo com as metas e expectativas da empresa.

As ações integradas de marketing canalizam as ideias e reúnem os times em prol de um mesmo objetivo. Não adianta ter um bom produto, se as ações são descentralizadas e as pessoas da empresa não caminham na mesma direção.

Neste post viemos mostrar por que você deve adotar ações integradas de marketing na sua empresa e quais são as vantagens desse tipo de estratégia, além de mostrar o que você deve fazer para implementar as ações de maneira efetiva. Boa leitura!

Neste post você vai encontrar:

  • O que são as ações integradas de marketing?
  • Por que adotar esse tipo de estratégia na sua empresa?
  • Quais são as principais vantagens da aplicação integração de ações de marketing?
  • Conquistar mais leads
  • Otimizar o trabalho
  • Conseguir mais presença de marca
  • O que fazer para realizar essa integração?
  • Investir em omnichannel
  • Entender o comportamento da persona
  • Criar uma integração agradável para o cliente
  • Disponibilizar o mesmo conteúdo para vários canais
  • Usar a estrategicamente a tecnologia
  • Integrar a equipe

O que são as ações integradas de marketing?

Se há um time, o termo mais adequado para garantir um resultado de sucesso é sincronização das atividades. As ações integradas de marketing consideram a conexão entre os canais utilizados pela empresa para aproximar e dialogar com o público-alvo.

Seja um profissional ou uma equipe, cada um deve fazer a sua parte com nível máximo de zelo e se comunicar continuamente para oferecer possibilidades aos consumidores e uma experiência diferenciada.

Independentemente das ações definidas o seu negócio — canais online ou offline — a regra número um é que produzam o mesmo efeito sobre o público, ou seja, ter conteúdo relevante nas redes sociais, site, blog ou qualquer material impresso para manter o interesse despertado.

Por que adotar as ações integradas de marketing na sua empresa?

Se o objetivo é liderar o mercado e atrair cada vez mais os olhares para a marca, estar em diversos tipos de canais para manter a comunicação padronizada e atenta à dor do público, faz com que ele tenha maior interesse em conhecer a sua empresa.

Há pessoas que interagem mais facilmente pela web, mas outras já preferem uma versão impressa. Ao definir o público será importante observar as preferências de canais e acesso para não perder tempo e investimento em uma ação desintegrada.

O mais importante na integração das ações de marketing é manter o mesmo tom de voz em qualquer tipo de canal. O consumidor deve assimilar um conteúdo e identificar rapidamente a sua marca pela forma de abordagem e linguagem.

Além disso, tome o cuidado de não ser repetitivo, ou seja, se uma informação foi repassada ao cliente no blog da empresa, não há necessidade de transmiti-la novamente nos e-mails periódicos enviados.

Podemos dizer que a integração quando bem alinhada, vai fazer com que a informação e o conteúdo alcancem mais rápido o público antes mesmo que ele tenha dúvidas sobre um produto ou serviço.

O envio das mensagens deve ser claro e bem definido, para que o consumidor as receba prontamente em múltiplos canais. Nas vendas online é impraticável oferecer apenas um ou dois canais de interação — o público deseja facilidades e será fiel a quem proporcionar melhores experiências.

Quais são as principais vantagens da aplicação de ações integradas de marketing?

Antes de tudo, podemos dizer que a adequação da comunicação entre as equipes é um ganho exponencial para o negócio. Todos falarão a mesma língua e o consumidor se sentirá confortável em contatar a empresa por qualquer canal disponibilizado.

Veja também algumas vantagens conquistadas com esse tipo de estratégia!

Conquistar mais leads

A atração, retenção e geração de leads é na atualidade uma das maiores preocupações de um negócio virtual. Os leads — pessoas com potencial interesse pelos serviços ou produtos de uma empresa — podem ou não se aprofundar e desejar um contato mais estreito.

Tudo vai depender de como a empresa interage e da relevância do conteúdo que ela oferece. Isso vale para todos os canais ou o lead deixará sua empresa para buscar melhores alternativas.

Se tratando de lead, o objetivo essencial é que ele demonstre maior interesse, peça um contato e se transforme em cliente no futuro. Se há diversos canais de comunicação na empresa, a nutrição, com informações importantes deve estar presente em todos eles.

Como identificar do que os leads mais gostam? Todo o comportamento de um visitante ou lead dentro dos canais da empresa pode ser monitorado e mensurado por métricas.

É possível saber o tipo de canal mais acessado ou o conteúdo de maior interesse e interagir de uma forma mais profunda com esse lead para descobrir suas preferências e estrategicamente disponibilizar conteúdos sincronizados com a sua dor.

Percebe como é um processo cíclico e altamente benéfico para ambas as partes? Se de um lado a empresa deseja vender, de outro o lead está em busca de respostas concretas para o que procura — uma interação que pode ter um final feliz se a empresa souber integrar bem as ferramentas.

Otimizar o trabalho

A otimização das atividades e processo vai resultar em maior agilidade e clareza no atendimento ao cliente. Ter múltiplos canais e comportamento diferente de quem atende pode gerar dúvidas e insegurança no consumidor.

Por isso, quanto mais linear e consistente for o modo de atendimento, mas confortável o consumidor se sentirá, por saber que em caso de dúvidas ou problemas terá mais de um canal para fazer contato, sendo atendido da mesma maneira.

Conseguir mais presença de marca

Quando ouvimos falar bem de uma marca é porque certamente ela vai muita além de um produto ou um serviço de qualidade. Possivelmente é uma marca inovadora que busca aprimorar seus processos e oferecer ao público o que há de melhor no mercado.

Assim deve se comportar a empresa que deseja atingir esse patamar de excelência. Plantar na mente do consumidor as boas práticas e disponibilizar os recursos necessários para facilitar suas compras farão com que a marca ganhe notoriedade e consolide sua presença no mercado.

O que fazer para realizar ações integradas de marketing?

Para alcançar vantagem competitiva é primordial planejar as ações, mas, logo em seguida sair da teoria e migrar para a prática.  As ações integradas dão mais trabalho, pois precisam de um constante monitoramento e contínuas atualizações.

Se você definir que a disponibilização de conteúdo e informações será a mesma para todos os canais será preciso checar as postagens sempre que houver mudanças significativas. A relevância de conteúdo gera credibilidade.

Para aplicar as ações integradas de marketing, coloque em prática as estratégias a seguir:

Investir em omnichannel

Com a mudança do comportamento do consumidor promovida pela transformação digital, percebemos uma necessidade grande de disponibilizar facilidades na jornada de compra. O cliente que antes ia até à loja e enfrentava grandes filas para retirar seus produtos quase já não existe mais.

A estratégia omnichannel surgiu para melhorar esse cenário e proporcionar uma experiência única aos clientes. Dessa forma, o cliente que compra pela internet poderá retirar seu produto na loja, como também, poderá ir à loja verificar algumas especificidades e realizar a compra via web, pelo computador ou mesmo pelo smartphone.

Entender o comportamento da persona

Ter o público-alvo é bom, mas definir a persona do seu negócio é melhor ainda. Como as vendas só acontecem se existirem consumidores do outro lado procure entender sobre as preferências e gostos da sua persona, ou seja, o consumidor de perfil ideal da sua marca, com altas chances de conversão.

É para ele que devem ser direcionadas suas ações e estratégias, depois que você descobrir, por exemplo, o tipo de conteúdo mais consumido, os canais mais acessados, os produtos ou serviços mais pesquisados, se perguntando onde sua empresa se encaixa para oferecer soluções viáveis.

Criar uma integração agradável para o cliente

O lead, consumidor ou cliente não devem se sentir jamais obrigados a comprar na sua empresa. Muito pelo contrário, a liberdade de escolha é o que mais seduz quem deseja adquirir algo.

Isso não significa deixar de enviar mensagens subliminares e elas acontecem quando os canais possuem uma identificação visual agradável com cores e informações que remetam ao produto ou serviço da marca.

Lembre-se de que essa padronização deve estar presente em todos os canais, para quando o cliente decidir comprar da sua empresa, se sinta “em casa” acessando o blog ou a plataforma de vendas — essa familiaridade gera vínculo e fidelidade.

Disponibilizar o mesmo conteúdo para vários canais

Mais uma vez salientamos a importância de disponibilizar o mesmo conteúdo nos canais da empresa. Imagine que o cliente tenha preferência pelas redes sociais e raramente utilize o blog para pesquisas e vice-versa.

Pode ser que você perca um grande cliente por não disponibilizar as informações que ele precisa no canal adequado. Prepare conteúdos leves, que sejam de fácil assimilação e que tenham um teor didático, para educar o cliente sobre o negócio da sua empresa.

Integrar a equipe

O capital humano é o bem mais precioso de uma empresa e sem ele, diversas ações podem se perder no caminho. A equipe deve estar ciente das intenções da empresa e de como as estratégias serão aplicadas para “comprar” a ideia e se tornar o primeiro defensor das ações.

Engajar o time e fazer com que ele tenha um comportamento de dono é um desafio constante para a gestão, mas não impossível. Desenvolva a cultura de integração, dê autonomia para execução das atividades e colha feedbacks sobre os resultados.

Depois que os resultados começarem a surgir, parabenize e premie os profissionais de destaque para exemplificar que sucesso de uma empresa começa na comunicação transparente e dinâmica de uma equipe, assim como o seu desejo de fazer dar certo.

As ações integradas de marketing são uma unificação das ideias e talvez de muitas práticas já realizadas no dia a dia. O que difere é que depois de instituída a integração, o uso de métricas e o acompanhamento serão constantes até que se perceba a efetividade refletida no crescimento do faturamento.

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Reorganizando as ideias deste post:

Quais são as principais vantagens da aplicação de ações integradas de marketing?

  • conquistar mais leads;
  • otimizar o trabalho;
  • conseguir mais presença de marca.

O que fazer para realizar essa integração?

  • investir em omnichannel;
  • entender o comportamento da persona;
  • criar uma integração agradável para o cliente;
  • disponibilizar o mesmo conteúdo para vários canais;
  • integrar a equipe.

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