Como avaliar a eficiência do investimento em marketing digital?

Fabio Duran

Fabio Duran

Cofundador e CEO da Hubify. GDista, apaixonado por economia comportamental e vendas. Advogado formado pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia.

4 minutos de leitura

Muitas empresas sonham em atingir seus objetivos utilizando marketing digital. Entretanto, por não saberem como mensurar seus resultados, acabam desistindo de investir nos canais digitais. Entretanto, isso favorece apenas os concorrentes que sabem usar todo o potencial dessas estratégias.

Esse é seu caso? Para saber se você está investindo corretamente, veja, neste post, qual a importância da mensuração, como ela deve ser realizada e quais são os principais erros cometidos pelas empresas.

Quer obter os principais benefícios de investir em marketing digital? Então, confira agora o que fazer. Boa leitura!

Qual a importância de mensurar os resultados das campanhas de marketing digital?

Praticamente 75% das empresas fazem análises dos resultados que tiveram nas redes sociais. Essa estatística mostra que, além de investir em estratégias de marketing digital, os empresários querem entender os efeitos que as ações praticadas tiveram nos objetivos e no dia a dia da instituição.

É dessa forma que as empresas conseguem avaliar se as medidas tomadas têm apresentado vantagens e trazido retorno financeiro à empresa. Além disso, com a mensuração, é possível descobrir quais medidas são necessárias para aumentar o engajamento do consumidor e aproximá-lo das vendas.

Como mensurar a eficiência da campanha?

Embora as empresas tenham vontade de mensurar seus resultados de marketing, nem todos sabem bem como fazer isso. É o caso de 60% dos microempresários, que não são capazes de mensurar e acompanhar o Retorno sobre o Investimento (ROI) que obtiveram em suas estratégias.

Sendo assim, deve-se saber quais são os passos necessários para acompanhar a eficiência da campanha e descobrir se você está investindo corretamente. As principais ações são as seguintes.

Definir as métricas mais importantes para o negócio

Nem sempre o que funciona para uma empresa dará certo para outra. Como os objetivos e metas empresariais são diferentes, a forma de analisar um mesmo caso também não será igual. Por exemplo, uma instituição que está entrando no mercado tem como objetivo fortalecer sua marca e gerar engajamento com o consumidor. Por outro lado, uma marca já consolidada desejará efeitos que possam ajudá-la a ultrapassar ou se aproximar dos concorrentes.

Por isso, a empresa deve se planejar para entender de forma clara e objetiva quais são os principais objetivos empresariais e como as metas serão avaliadas. Os negócios que querem aumentar número de vendas, por exemplo, não podem se contentar apenas com o aumento no número de seguidores nas redes sociais.

As principais métricas são:

  • quantidade de leads (contatos) gerados;
  • taxa de conversão (percentual de pessoas que atingiram o objetivo);
  • custo de aquisição de clientes (quanto foi necessário investir para conseguir um cliente;
  • ticket médio (quantidade média gasta por um cliente);
  • quantidade de vezes que um mesmo cliente realiza compras em seu negócio.

Por tanto, a escolha das métricas mais importantes deve ser estudada e baseada nos objetivos empresariais. Ou seja, não deve ser realizada de forma aleatória ou de acordo com os dados de outras instituições.

Analisar o ROI das ações

Para conseguir mensurar os efeitos das ações de marketing, deve-se saber qual é o Retorno sobre o Investimento (ROI) que cada uma teve. Esse é o desejo da maior parte dos profissionais de marketing. De acordo com o Social Media Examiner, 88% deles querem saber como medir o ROI que suas ações tiveram.

Para realizar o cálculo, basta fazer a subtração entre o ganho obtido com determinada ação e o investimento realizado e dividir o resultado pelo investimento. Caso a conta seja menor que 1, significará que a empresa teve prejuízo com a estratégia adotada.

Um dos principais benefícios de acompanhar o retorno é saber quais são as práticas que mais colaboram para que a empresa atinja os objetivos traçados. Quanto mais baixo é o retorno, maior é chance de que o orçamento esteja sendo realizado de forma incorreta.

Entretanto, o fato de determinado investimento trazer lucro não significa que é a melhor opção para seu negócio. Veja agora o motivo.

Realizar testes nas campanhas

Uma estratégia de marketing digital de performance focará não somente o lucro, mas o maior rendimento com o menor investimento possível. Para tanto, deve-se realizar testes nas campanhas para descobrir formas de cativar os usuários e convencê-los a fazer o que a empresa deseja.

Ações como a mudança na linguagem de comunicação, modificação em cores de textos e chamadas e disposição de itens podem fazer com que o consumidor esteja mais próximo da conversão. Entretanto, os testes não devem ser feitos aleatoriamente. Ao contrário, precisam ser realizados de acordo com as estatísticas de comportamento dos usuários nos canais de atuação da marca.

Quais são os erros mais cometidos ao investir em marketing digital?

Muitas empresas investem errado em marketing digital. Será que esse é o seu caso? Veja agora se seu negócio:

  • investe em ações que estão na moda, mas que não necessariamente fazem parte dos objetivos empresariais;
  • utiliza ferramentas de marketing que não domina, mas tenta aprender durante o percurso;
  • não tem uma estratégia de marketing digital clara e bem definida, destacando quais etapas devem ser seguidas para chegar aos objetivos traçados;
  • não conta com profissionais qualificados e experientes nos canais em que a empresa se comunica com os consumidores;
  • tenta fazer diversas ações ao mesmo tempo, não avaliando quais delas mais contribuem para o sucesso empresarial e quais dão retorno ao investimento efetuado;
  • não realiza testes para entender como as campanhas podem ter seus resultados otimizados;
  • pensa que ter muitos funcionários dispensa a utilização de ferramentas de marketing;
  • não acompanha as principais métricas existentes (40% das empresas não sabem qual a porcentagem de clientes que compram pela segunda vez em seu negócio).

Caso algum dos itens acima seja verdadeiro, há grandes chances de seu empreendimento investir errado. Dessa forma, várias oportunidades de negócios poderão ser perdidas e as metas empresariais ficarão mais distantes.

Para aproveitar o investimento em marketing digital que sua empresa realiza, é interessante contar com uma agência de marketing que tenha conhecimento e experiência no planejamento, ação e monitoramento de estratégias no ambiente digital. Dessa forma, a chance de você investir errado será menor, e a probabilidade de aumentar o faturamento crescerá.

Para saber como podemos ajudar você a executar suas ações de marketing digital, entre agora mesmo em contato conosco!

Posts Relacionados