Entenda a importância dos cookies para suas campanhas de marketing digital

Fabio Duran

3 minutos de leitura

“Eu aceito o armazenamento de cookies neste site”. É provável que você tenha clicado em um botão com algo parecido ao navegar na web recentemente. Afinal, o termo “cookies” aparece no cotidiano online com frequência. No entanto, nem todo mundo sabe como eles funcionam ou como utilizá-los a favor do negócio.

A verdade é que esses pequenos arquivos permitem que a sua estratégia de marketing digital seja muito mais efetiva — desde que sejam usados corretamente. Eles podem se tornar uma ferramenta essencial para quem deseja realizar iniciativas e ações digitais com máxima efetividade.

Pensando nisso, entenda melhor o uso dos cookies e saiba como eles podem ajudar as suas estratégias de marketing!

Afinal, como esses elementos funcionam?

Os cookies são pequenos arquivos de texto que guardam informações sobre navegação em um endereço. Eles são guardados no dispositivo usado (como no computador, notebook ou celular) e só são “acionados” durante a navegação. Também não prejudicam o desempenho do equipamento de nenhuma forma.

Eles armazenam informações de uso, de modo que ela não tenha que ser solicitada várias vezes no mesmo site. São eles que permitem que você guarde as senhas ou preencha campos de formulários automaticamente, entre outros.

Qual a importância para uma boa estratégia de marketing?

Ter uma estratégia customizada de divulgação e comunicação é essencial para conquistar resultados melhores — inclusive, em longo prazo. É por isso que é tão relevante planejar ações, definir objetivos e usar métricas.

Os cookies ajudam na execução das estratégias digitais, pois permitem personalizar a experiência para o usuário. Ao utilizar esses arquivos, é possível acompanhar o comportamento de uso do endereço e conhecer as preferências do público. Isso ajuda na definição das próximas ações, por exemplo.

Também é um modo de rastrear o usuário pela web, dentro de certos parâmetros. Com o retargeting, é viável exibir banners personalizados da marca em outros sites, o que se torna uma ótima chance de impactar as pessoas mesmo quando elas saem do seu endereço.

Como os cookies ajudam a traçar o perfil do consumidor?

Como eles armazenam informações de uso e de comportamento, seu negócio tem a chance de conhecer como é o perfil do cliente e como ele se comporta, em relação à sua marca.

As informações guardadas envolvem as páginas visitadas, os produtos vistos ou até a origem do tráfego do site. Você saberá quais são as páginas mais visitadas, o que tem levado à saída das pessoas e como elas agem antes de finalizar uma compra. Consolidar esses dados permite traçar um perfil dos usuários e segmentar o público.

Como eles podem ser utilizados para rastrear as vendas?

Com o uso dos cookies, é como se eles deixassem “migalhas” por onde o usuário navega. Com a estratégia e as ferramentas certas, é possível acompanhar essa “trilha” e entender melhor os resultados de conversão.

Mais que compreender o comportamento, há como ter informações práticas. De onde vieram as pessoas que compraram determinados produtos? Quais são as campanhas com maior retorno ou conversão? Como as pessoas agem quando estão decididas a comprar? Ao usar esses elementos, é possível ter essas e outras respostas, o que ajuda a otimizar as futuras estratégias.

Como alinhar a sazonalidade, as campanhas do ano e os cookies?

A maioria dos negócios encara variações de demanda e desempenho ao longo do ano. Em certas datas comemorativas, períodos de promoções e outras situações, por exemplo, é comum que haja um aumento nos pedidos. Também há uma mudança quanto às campanhas, que se adaptam a cada momento.

Os cookies ajudam na segmentação do público, pelo reconhecimento de hábitos e rastreamento de navegação. É possível direcionar as iniciativas para certos visitantes e até oferecer conteúdos personalizados. Se alguém tiver comprado no Natal anterior, por exemplo, convém mostrar ofertas parecidas no ano seguinte, de maneira personalizada.

Além disso, como visto, há o retargeting, que permite gerar novos impactos em quem visitou. Assim, há maior efetividade.

Os cookies são essenciais para personalizar e aumentar o conhecimento na estratégia de marketing digital de performance. Com o uso adequado das ferramentas, há mais lucro, retorno sobre investimento e desempenho em longo prazo.

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