A importância da Interdependência nas relações sociais e profissionais

Evelyn

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), apaixonada por marketing, design e empreendedorismo. Atua como Head do time de Design na Hubify.

2 minutos de leitura

O conceito de interdependência segundo o dicionário é a relação de dependência entre uma coisa e outra. 

Também pode significar estado ou condição dos indivíduos que estão ligados por uma relação de dependência mútua; dependência recíproca.

Com isso, é possível dizer que todas as pessoas e coisas que rodeiam a vida dos seres humanos estão interligadas e influenciam a vida de todos de forma significativa causando efeitos, positivos e/ou negativos.

Dentro dessa perspectiva, como podemos definir a importância de um ou outro colaborador em uma equipe

Talvez para uma academia de natação os professores sejam os mais importantes, mas e o funcionário que mantém os vestiários limpos e a piscina cristalina?

Esses são questionamentos pertinentes hoje em dia, onde tudo está amplamente conectado, seja virtualmente ou fisicamente. 

Mas a reflexão pode ir muito mais além quando pensamos nas influências que temos em todos que estão à nossa volta, pois os incentivos são muitos para individualizar os pensamentos e ações, e achar que jamais seremos atingidos por isso.

Mas a importância de entender as conexões que fazemos diariamente fica muito mais em evidência quando somos atingidos em nosso microcosmo, seja por um relatório que o estagiário não entregou ou uma reunião que foi desmarcada e que era muito importante para você. 

Dessa forma, talvez, quando somos diretamente atingidos não encaramos com subjetividade a importância de um para o todo.

Interdependência Social

Fazemos milhares de conexões diariamente em todos os ambientes, seja em casa, na padaria, no mercado, na fila do banco. 

Tudo pode influenciar você e pessoas do seu convívio seja agora ou daqui alguns dias, meses ou anos. 

Tentamos ignorar determinadas situações do cotidiano pensando de forma individualista, não que seja errado pensar em si mesmo, mas não observar consequências futuras demonstra talvez uma ignorância social.

Pode ser meio complexo de início, mas isso faz parte de nossa inteligência emocional, nossa empatia com o próximo, pensar que podemos influenciar e sermos influenciados, mas acima de tudo entender que isso pode ser bom ou ruim, nos faz compreender mais todos e tudo à nossa volta.

Interdependência Profissional

Em nosso dia a dia na empresa ou trabalhando temos a ideia de unicamente desempenhar um bom serviço entregando o melhor de nós e como consequência obter uma remuneração por isso. 

Entretanto, não paramos para pensar que apesar do nosso trabalho ser importante, ele sozinho não é a empresa em si. Ele é só uma parte dela.

Nesses momentos em que percebemos a influência direta e interdependente que pessoas ao nosso redor podem ou não contribuir para esse desempenho. 

Talvez um colega que não fez um bom relatório, outro que não fez o criativo da forma correta ou até aquele que não entendeu a tarefa e como resultado, interferiu diretamente na execução do seu trabalho. 

São essas e outras situações que colocam dúvidas em como tudo está amplamente conectado, seja profissionalmente ou socialmente e essas conexões estão ocorrendo hoje, agora, nesse exato segundo em que você lê esse texto.

Precisamos ter a consciência de que trabalhamos de forma interdependente, mas com um propósito em comum e que estamos ligados de formas positivas e negativas, basta saber agora qual a forma que você quer influenciar os que estão à sua volta.

Esperamos que a importância da Interdependência nas relações sociais e profissionais tenha ficado clara para você. E não esqueça de seguir a Hubify nas redes sociais e acompanhar todas as novidades do marketing digital: Instagram | Facebook | LinkedIn.

Posts Relacionados