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Descubra o que é um mapa de empatia e como aplicá-lo em seu negócio

4 minutos de leitura

O mapa da empatia é uma ferramenta que permite aproximar a empresa do seu público. Quanto mais informações sobre o público consumidor, mais qualificadas são as estratégias de segmentação do negócio e BI. Além disso, informações relevantes permitem o desenvolvimento de campanhas bem direcionadas, a oferta de produtos e serviços alinhados com demandas específicas e, consequentemente, o crescimento do negócio.

Neste post você vai ter acesso a um panorama completo sobre o mapa da empatia, descobrindo como ele pode contribuir para o desenvolvimento inteligente e estratégico do seu negócio. Ficou curioso? Continue a leitura e descubra!

O que é um mapa de empatia?

Antes de entender o que é o mapa da empatia é importante conceituar a palavra "empatia", um termo que vem sendo muito abordado nos últimos anos em razão da sua importância dentro da comunicação e relações interpessoais.

A empatia pode ser traduzida como a capacidade de compreender o estado emocional de uma pessoa, sabendo colocar-se no seu lugar, entender suas perspectivas, emoções e as razões pelas quais ela age de uma maneira e não de outra.

Neste contexto, o mapa da empatia surge como um recurso utilizado pelas empresas para desenhar o perfil dos seus clientes, levando em consideração seus sentimentos, necessidades e expectativas. 

O mapa é desenvolvido por meio de um esquema gráfico que pode ser feito em um quadro, uma tela ou flip chart, trazendo uma percepção objetiva acerca das informações e necessidades de um determinado público.

No mapa, a empresa consegue ter clareza com relação ao que o seu público está pensando e de que forma ela pode estabelecer estratégias de marketing que visem uma comunicação eficiente com este público.

Como ele pode contribuir para a sua estratégia?

Como  o mapa da empatia ajuda a entender melhor o que o seu público está pensando, você passa a ter dados mais precisos sobre as ações e a mensagem que o seu negócio precisa transmitir para o cliente final.

Isso se reflete na qualificação do processo de tomada de decisão, na criação de um ambiente que contribui para o surgimento de insights sobre a sua marca, além da otimização dos recursos financeiros e do investimento em marketing.

É importante ter em mente que a ferramenta é muito simples de ser aplicada e a contrapartida que ela traz para os resultados da sua empresa são razões suficientes para a sua implementação.

Além disso, conhecer o seu público e entender o que ele está pensando ajuda na criação de novos produtos e serviços, pensados de acordo com uma necessidade concreta, dentro de um contexto de mercado que contribui para o crescimento do seu negócio.

Por que o mapa de empatia é tão eficiente?

O mapa de empatia é uma ferramenta eficiente pois permite uma análise objetiva e visual das informações associadas ao perfil de um determinado público. Isso significa que o seu layout é pensado justamente para favorecer a percepção e o entendimento a respeito de um determinado público.

Na prática, o mapa pode ser preenchido por qualquer pessoa e não se limita a uma forma determinada, podendo ser adaptado à realidade e às informações disponíveis pela empresa, sem um padrão ou exigências específicas.

Quais são os elementos que compõem o mapa da empatia?

O mapa da empatia é formatado em células, com espaços que devem ser preenchidos com informações a respeito dos sentimento, ideias, necessidades e problemas que o público enfrenta no sua dia a dia. A distribuição das informações é feita considerando seis pontos principais:

  • O que o seu público sente e pensa.
  • O que o seu público ouve.
  • O que o seu público vê.
  • O que o seu público fala.
  • O que o seu público faz.
  • As suas principais dificuldades e necessidades.

A disposição destas informações no mapa permite a análise das particularidades do seu público e favorece os insights necessários para uma abordagem que facilite a comunicação e ajude na construção de uma relação entre o consumidor e a sua marca.

Como você pode ver o mapa da empatia é uma ferramenta que traz diversos benefícios para a empresa, otimizando o uso de recursos financeiros, qualificando as estratégias de marketing e contribuindo para a aproximação entre a marca e seus consumidores.

Investir em conhecimento e inteligência para atrair um público qualificado contribui para o desenvolvimento de produtos alinhados com as necessidades do seu público, além de favorecer o crescimento sustentável e exponencial do seu negócio.

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Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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