6 vantagens de investir em uma estratégia mobile first

Oscar Sigaki

6 minutos de leitura

O mobile first é um novo conceito na otimização de uso dos dispositivos móveis para acesso dos sistemas e plataformas on-line. 

Os projetos que antes eram desenvolvidos inicialmente nos desktops, fazem o processo inverso para oferecer cada vez mais facilidades e uma experiência agradável aos usuários.

A tecnologia se tornou uma ferramenta indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento. Muitos canais são utilizados como instrumento de inovação e estratégia no intuito de ofertar uma experiência diferenciada ao usuário.

O mobile first é um conceito que oferece praticidade, pois permite ao usuário o acesso a sistemas por meio de dispositivos móveis e adaptados para o desktop, assim se adequando muito bem às rotinas geralmente muito corridas.

Confira neste post tudo sobre o conceito e as 6 principais vantagens de se investir em uma estratégia mobile first. Sua popularidade e mobilidade podem alavancar e aumentar o potencial de negócios da sua empresa!

O que você verá neste artigo:

  • O que é e como surgiu o mobile first
  • Por que investir nesse conceito
  • Diferenças entre o mobile first e o design responsivo
  • 6 vantagens de utilizar o mobile first
  • Como pensar no mobile first em sua estratégia digital

O que é e como surgiu o mobile first

Mobile first é um método inovador que consiste no desenvolvimento de web projetos direcionado para dispositivos móveis

É uma ferramenta que permite que sua interface de trabalho funcione perfeitamente nos smartphones e tablets.

Em todo o mundo o acesso à internet por meio de dispositivos móveis já ultrapassa os desktops, e alguns serviços já deixam de ser exclusivos dos computadores tradicionais.

O mobile first é capaz de criar recursos que podem ser acessados por dispositivos móveis e também por desktops. 

Esse conceito surgiu em 2011 quando o Diretor de produto da Google, Luke Wroblewski, propôs criar um site adequado primeiro para mobile e depois ajustado para o computador.

Por que investir nesse conceito

É fundamental pensar no usuário e seu comportamento em relação ao uso dos recursos tecnológicos no dia a dia. A facilidade deve chegar até ele como uma promessa de solução, agilidade e eficiência.

O uso de smartphones é cada vez mais abrangente, principalmente no Brasil, que é considerado o país com maior número de dispositivos móveis conectados da América Latina — e a tendência é que esse cenário aumente cada vez mais.

Com um mercado amplo, encontrar uma forma mais ágil de chegar ao cliente é essencial para ganhar vantagem competitiva. Com um dispositivo em mãos, o usuário terá acesso de qualquer lugar que estiver e não perderá as boas oportunidades.

Diferenças entre o mobile first e o design responsivo

O design responsivo é uma técnica de organização de espaço de um site, mantendo tamanhos, formatos, coesão e qualidade com capacidade para utilização em dispositivos móveis, ainda que seu desenvolvimento inicial seja para desktop.

Já o mobile first faz o processo inverso, se voltando primeiramente aos smartphones por compreender a necessidade dos usuários e oferecer uma solução mais dinâmica e ágil, que não vá detê-lo à frente de um computador, por exemplo.

6 vantagens de utilizar o mobile first

Com um cenário tão otimista e em constante crescimento, são diversas as vantagens do mobile first. Pensando nisso, confira 6 vantagens de utilizar o mobile first e o quanto ele pode ser interessante para os objetivos da sua empresa.

1. Otimização do ranqueamento no Google

Desde 2018 a Google anunciou uma alteração da plataforma e os formatos de indexação e ranqueamento seguiriam o mobile first. Essa mudança foi motivada pelo fato de o número de acessos por dispositivos móveis ter superado os acessos via desktop.

Ou seja, os sites que são direcionados aos smartphones saem à frente e têm maior ênfase nas pesquisas realizadas por clientes. Uma vantagem essencial para se destacar e ocupar um lugar privilegiado.

2. Aumento da credibilidade da marca

A base para o crescimento sólido de um empreendimento é a credibilidade da marca com os clientes, pois, quanto melhor a experiência, maior será a satisfação e fidelidade com os produtos e serviços.

O mobile first é importante para garantir a credibilidade da marca. Além de aproximar o cliente do empreendimento, facilitando as estratégias de marketing, por exemplo, o uso de ferramentas mobile deixa tudo mais inovador, cômodo e prático para o usuário.

3. Aquisição de novos clientes

Corresponder às necessidades dos usuários é essencial para ter bons resultados em uma estratégia digital. 

Se um usuário com um smartphone acessar uma página que não está completamente otimizada para  mobile, mesmo estando interessado no seu produto, as chances são de que ele abandone-a na hora, fazendo com que sua empresa perca leads qualificados. 

Portanto, investir em uma estratégia de mobile first também é uma ótima forma para auxiliar na aquisição de clientes novos.

4. Comunicação omnichannel

Uma estratégia de comunicação omnichannel significa, basicamente, se comunicar com o cliente por meio da integração de diferentes canais de comunicação.

O objetivo desse tipo de comunicação, é apresentar uma relação mais próxima e personalizada com o consumidor, consequentemente, melhorando a experiência do cliente.

Nesse contexto, o mobile first se torna um importante ponto para que a comunicação omnichannel aconteça. Proporcionando inclusive, uma integração do mundo off-line com o mundo on-line, através de várias ferramentas exclusivas para smartphones, como por exemplo, o uso da geolocalização para indicações personalizadas e até, experiências por meio de QR Codes. 

5. Melhor experiência do usuário

As pessoas em rotinas corridas e estressantes, geralmente buscam facilidade e praticidade. O mobile first foi pensado para ser a primeira opção de acesso e simplificar a vida do usuário.

O sentimento de poder tomar decisões a uma distância tão pequena em poucos movimentos agrada àqueles consumidores que vivem com pressa e sedentos por resultados imediatos — uma experiência agradável e enriquecedora.

6. Carregamento ágil de páginas

Quanto mais otimizado for o sistema, melhor será a performance do dispositivo no carregamento de páginas. A tecnologia empregada tem linguagem amigável, que prioriza a relevância das informações devido ao espaço limitado dos smartphones.

Sem perder tempo com imagens e conteúdos que não agregam valor às necessidades primárias dos usuários, a versão para mobile tem uma compilação focada e objetiva, com ganho de eficiência e da simpatia do usuário.

Como pensar no mobile first em sua estratégia digital

Agora que você já está ciente de todos os benefícios do mobile first, é importante saber um pouco mais sobre como pensar nesse conceito para sua estratégia digital. 

Antes de tudo, é necessário entender que pensar no mobile first para sua estratégia, vai muito além de simplesmente otimizar seu site visando a usabilidade para smartphones.

Uma boa estratégia mobile first também usa técnicas para coletar e analisar dados, metrificar vendas,  e entender o comportamento dos seus usuários. Só dessa forma é possível garantir que as ações estão sendo eficazes e trazendo bons resultados.  

Existem algumas boas práticas que podem te ajudar a traçar uma boa estratégia mobile first eficaz. Confira quais são.

Entenda o momento atual da empresa

Para que uma empresa consiga desenvolver uma boa estratégia, é importante saber como estão os processos internos do negócios em relação ao mundo digital. 

É fundamental que tudo esteja alinhado com o objetivo do negócio e, principalmente, que a empresa entenda seu nível de maturidade mobile. Isso significa entender as seguintes questões: já existe alguma otimização sendo feita na empresa? A empresa tem estrutura e profissionais experientes para suprir as demandas dessa estratégia? 

Entender isso significa traçar as primeiras ações para que o objetivo final seja alcançado. Além disso, isso permite que a empresa tenha mais clareza em relação aos problemas que podem surgir pelo caminho. 

Otimize o que já existe

Se sua empresa já tem produtos ou ações digitais, comece com essas otimizações. 

Aqui, vale pensar em todas as ações que podem ser acessadas através de um dispositivo mobile, como site, blog e até aplicativos. Certifique-se de que esses pontos estejam adequadamente otimizados e forneça uma boa experiência para dispositivos móveis.

Invista em novos canais de atendimento ao cliente

Como já dito antes, a experiência do consumidor é um dos pontos mais relevantes do  mobile first. Isso significa entender e atender a todas as necessidades que o seu cliente possa ter. 

Por isso, vale investir em canais de atendimento que sejam otimizados para o mobile. Isso porque fica muito mais fácil que um consumidor se comunique com a empresa, e consequentemente, tenha uma boa experiência. 

Aposte em novidades mobile

É indiscutível que o mobile é uma realidade que veio para ficar. Os smartphones vêm ficando cada vez mais inteligentes e novas ferramentas surgem a todo momento. 

Por isso, vale ficar de olho nas novidades do mercado e apostar nas tendências mobiles.

Lembrando que quanto mais inovadora for uma empresa, mais chances de destacar entre os concorrentes ela tem. Ou seja, apostar nessas novidades, além de trazer mais clientes, também pode se tornar uma ótima vantagem competitiva.

Se você gostou deste post e percebeu o quanto a ferramenta pode agregar ao seu negócio, que tal entender um pouco mais sobre o panorama do mercado mobile e porque é tão importante apostar nessa tecnologia!

Resumindo

Por que investir no mobile first?

O foco no usuário e na oferta de um serviço otimizado e dinâmico faz do mobile first uma estratégia interessante para engajar clientes e aumentar a visibilidade da marca. De todos os caminhos percorridos pela inovação tecnológica, esse tem um alcance rápido e generalizado — dificilmente se encontrará um usuário que não utilize um smartphone.

Quais as vantagens de contar com essa ferramenta?

Otimização do ranqueamento no Google;
Aumento da credibilidade da marca;
Aquisição de novos clientes;
Comunicação omnichannel;
Melhor experiência do usuário;
Carregamento ágil de páginas.

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