Whatsapp Business: como usar essa ferramenta corretamente

Oscar Sigaki

Oscar Sigaki

Engenheiro formado pela FEI, com MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Professor de Pós-Graduação no curso de Marketing Digital na UMC. Já foi responsável pelo marketing de performance em projetos como Vivo, Smiles, Kroton, entre outros. Hoje é sócio e COO da Hubify.

3 minutos de leitura

O uso de smartphones trouxe novas oportunidades para se aproximar dos clientes e estreitar o relacionamento, então vale a pena conhecer as alternativas para aplicá-las ao seu negócio. Uma das principais formas de fazer isso é adotar o WhatsApp Business — uma versão do aplicativo desenvolvida especialmente para as empresas.

Desse modo, ele se torna uma ferramenta de comunicação importante, já que facilita o contato com os clientes — estudos realizados mostraram que 27% dos consumidores preferem se comunicar pelo aplicativo, enquanto 25% escolhem o atendimento por telefone.

Ficou interessado? Então continue a leitura deste artigo e esclareça as principais dúvidas sobre o assunto!

Como funciona o WhatsApp Business?

O aplicativo foi desenvolvido para oferecer funcionalidades que trazem benefícios para as empresas, principalmente facilitando o controle dos atendimentos realizados e dos resultados obtidos. Assim, ele conta com as seguintes ferramentas:

  • etiquetas: classifica os contatos e as conversas com cores e títulos, facilitando a busca;
  • respostas rápidas: permite a criação de mensagens padronizadas para responder os contatos com mais rapidez;
  • estatísticas de fluxo de mensagens: fornece métricas sobre o número de itens recebidos, enviados, entregues e lidos;

O WhatsApp Business também permite a criação de um perfil comercial para incluir informações úteis para os clientes. Alguns dados importantes que podem ser divulgados são:

  • site;
  • e-mail;
  • redes sociais;
  • descrição da empresa;
  • endereço;
  • horário de funcionamento.

Qual a diferença entre o App e o WhatsApp Web?

Além do aplicativo baixado no celular, é possível utilizar o WhatsApp Web. Essa ferramenta permite o uso do app pelo desktop, por meio do navegador de internet. Isso costuma agilizar a interação com os clientes com o uso do teclado, além de centralizar todas as atividades, evitando distrações com o smartphone. Para facilitar o acesso, também é possível fazer o download do app para computador.

Para utilizar a versão no desktop é preciso ler o QR code que aparecerá no monitor. Basta abrir o aplicativo no celular, acessar as configurações (os três pontinhos verticais no canto superior direito) e selecionar “WhatsApp Web”. Depois clique em “+” para utilizar o scanner e ler o código com o smartphone.

Como migrar para o WhatsApp Business?

O aplicativo do WhatsApp Business está disponível para aparelhos com sistema Android e iOS. Basta fazer o download, abrir o app e selecionar a opção “concordar e continuar”. Depois é só preencher o telefone que será o usado e realizará verificação.

Contudo, se o número já foi cadastrado no aplicativo comum, você receberá uma notificação sugerindo a transferência para o WhatsApp Business. Para concluir a mudança, é necessário aceitar a sugestão, selecionar a opção “continuar” e inserir o código que será enviado ao número.

Quais as melhores práticas para usar essa ferramenta?

Agora que você sabe como a ferramenta funciona, já deve ter notado os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio. Porém, para que a estratégia seja efetiva, vale a pena investir em boas práticas. A primeira é a divulgação do número de contato em outros canais da empresa, como site, e-mail e redes sociais. Somente assim os clientes terão acesso a esse meio de comunicação. Mas também existem outras dicas importantes, confira!

Tenha objetivos claros

Defina qual será o objetivo do WhatsApp Business para o seu negócio. Apesar de ser um conhecido meio de comunicação, as finalidades podem variar de acordo com as estratégias da empresa. Em geral, ele é utilizado para:

  • receber pedidos;
  • agendar horários;
  • esclarecer dúvidas sobre os serviços;
  • receber reclamações;
  • acompanhar o andamento de pedidos;
  • envio de novidades e promoções.

Contudo, dependendo do modelo de negócio pode ser inviável receber pedidos ou disponibilizar informações detalhadas sobre o serviço, por exemplo. Portanto, ao divulgar esse canal de atendimento, esclareça quais são as finalidades e que opções o cliente terá ao escolher esse meio de comunicação.

Aposte no marketing

A ferramenta pode ser usada no marketing do seu negócio por meio do envio de novidades e promoções. Porém, é fundamental pedir permissão ao cliente antes de começar a encaminhar diversas mensagens. Lembre-se de que o WhatsApp é um meio de comunicação pessoal para os consumidores, então é preciso ter cuidado para não ser invasivo ou inconveniente.

Tenha um tempo para se dedicar ao aplicativo

Não adianta oferecer um meio de comunicação aos clientes sem criar uma estrutura adequada para garantir um bom atendimento. Tenha pessoas disponíveis para ler as mensagens e respondê-las com o máximo de agilidade, sempre respeitando os horários de funcionamento divulgados.

Outra dica importante é configurar as mensagens de saudações e respostas automáticas para os períodos de ausência. Desse modo, o cliente sempre terá uma resposta mesmo quando você estiver indisponível.

Viu como o WhatsApp Business pode ser usado na sua empresa? Aplicando as nossas dicas para utilizar essa ferramenta você conseguirá oferecer um atendimento diferenciado para os clientes e aproveitará todas os benefícios que o aplicativo proporciona.

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