Saiba como a Farmácia Extrato aumentou em 148% seu tráfego orgânico

Tainah Escocard

Publicitaria formada pela FAAP e apaixonada por marketing digital, especialista em negociação pela Universidade de Michigan, e Inbound Marketing pela Rock Content. Atualmente é sócia e responsável pela área de Vendas e o Marketing Institucional da Hubify.

3 minutos de leitura

A maioria das empresas busca o marketing digital como solução para aumentar seu lucro, porém acabam focando em estratégias não tão eficientes assim. 

É nesse ponto que a Hubify surge com o propósito de contribuir com o crescimento saudável das empresas e impactar a vida de todos os envolvidos.  

Quer saber como ajudamos nossa cliente Farmácia Extrato a alavancar seus números no meio digital? Continue a leitura!

Sobre a Farmácia Extrato

Fundada em 1993, a Farmácia Extrato é uma empresa brasileira focada em fármacos manipulados, comprometida com a busca pelo aperfeiçoamento constante, longevidade, ética e excelência. Além disso, tem como norte os valores: 

  • busca por inovação;
  • disponibilidade para atender os clientes;
  • respeito às pessoas e ao meio ambiente.

A Extrato apresenta-se para o mercado reinventando o consumo de medicamentos de forma inteligente, comunicando a cultura do bem-estar, qualidade de vida, beleza, nutrição e esporte como conduta de vida para se ter saúde. 

Quais eram os problemas enfrentados?

Em 2020 nos deparamos com dois desafios principais. O primeiro, ligado à baixa geração de demanda em tráfego, leads e solicitações de propostas no site. O que dá mais autonomia e agilidade ao cliente em potencial, porém o distancia do seu vendedor que antes estava mais próximo dele, com Whatsapp ou Instagram.

O segundo desafio estava nos processos comerciais ainda desenvolvidos de forma muito manual, com a utilização de planilhas. Fazendo com que os vendedores utilizassem grande parte do seu tempo para fazer tratativas iniciais com as solicitações de propostas que chegavam.

Como a Hubify ajudou?

Para solucionar todos esses problemas, a Hubify reestruturou o seu planejamento estratégico de modo a identificarmos quais eram os gargalos que causam tais obstáculos, mesmo com budget e escopo curtos, conforme a realidade da empresa. 

O resultado disso foi um plano de ação de Inbound Marketing focado em três áreas específicas: 

  • atração de mais visitantes para o site;
  • aumento na conversão em leads de topo e fundo de funil com o RD Station Marketing;
  • auxílio na estruturação comercial do público B2B por meio do RD Station CRM.

A partir desse ponto, passamos a trabalhar fortemente o SEO para conteúdos de topo e meio de funil com as palavras-chave com um maior volume de buscas no Google, com o intuito de alcançarmos um maior fluxo de visitas na fase de conscientização e consideração dos problemas. 

Para aumentar as conversões em leads de topo de funil e solicitações de propostas, foram desenvolvidos um material rico sobre uma das principais dores do público-alvo referente à carreira de esteticista.

Também foram elaborados anúncios de mídia paga no formato rede de pesquisa do Google e campanhas de remarketing e público semelhante no Facebook divulgando o kit de peeling. E, e-mails marketing segmentados para o nicho de esteticistas divulgando produtos e conteúdos desenvolvidos. 

Além disso, foi realizado um alinhamento sobre processo comercial no RD Station CRM com a empresa, de modo a auxiliar na estruturação da plataforma com a definição de suas etapas e motivos de perda dos clientes em potencial. Dessa forma, marketing e vendas definiram  seus objetivos e a separação/junção das responsabilidades.

Quais foram os resultados?

Os resultados surpreenderam, quando olhamos para as palavras indexadas no Google: entre maio e julho de 2020 e 2021, totalizaram um crescimento de 207,88% de termos.

O tráfego orgânico cresceu em 148,49%, já o número de visualizações na página aumentou em 118,39%. Demonstrando, assim, que as ações desenvolvidas conseguiram atrair muito mais pessoas para o canal proprietário da Extrato. 

Entretanto, o que foi mais positivo foram os resultados obtidos com a landing page do e-book “Como bombar sua carreira de estética”, que entre maio e setembro de 2020, gerou 381 leads, a uma taxa de conversão de 74%.

Depois deste trabalho, aproveitamos os leads e em 2021 executamos uma estratégia voltada para a venda dos kits. A taxa de conversão foi de 3%, porém, tivemos ao todo 118 leads em uma campanha fundo de funil e o nosso objetivo era vender as caixas de peeling e uma taxa de 3,5% de conversão em vendas.

Com o trabalho do Inbound Marketing a partir do desenvolvimento de e-mails, pop-ups e artigos de blog direcionando para a conversão em oportunidades de negócio tiveram obtiveram crescimento de 575%, chegando a 92 solicitações de propostas, no mesmo período.

Mesmo com esse crescimento da quantidade de solicitações de propostas, o time comercial teve agilidade no contato com os leads, um melhor controle dos orçamentos solicitados por meio do RD Station CRM. 

Quer saber como podemos te ajudar a alavancar seu negócio com o marketing digital? Entre em contato com a gente e conheças as nossas soluções!

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