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Gestão de E-commerce e Marketing Digital: por que essa união vale a pena?

5 minutos de leitura

A internet está dominando todos os segmentos da sociedade, e um exemplo disso é o aumento do surgimento de lojas virtuais bem-sucedidas, durante a pandemia. Mas, o que poucas pessoas sabem é que uma boa gestão de e-commerce e marketing digital, quando em conjunto, podem fazer toda a diferença!

Se você já tem um e-commerce mas não utiliza as ações de marketing, saiba que está perdendo diversas oportunidades de crescimento. Esse tipo de estratégia incentiva a competitividade no meio digital, e garante um alcance global. 

Porém, nem tudo está perdido, este artigo vai te ajudar a entender melhor como esse alinhamento funciona, os benefícios, e exemplo de grandes empresas que utilizam. Leia até o final e aproveite!

Por que o marketing digital é fundamental na gestão de um e-commerce?

As tendências do mercado surgem conforme o perfil do consumidor evolui, e um exemplo disso é o crescimento do modelo de negócio e-commerce no país.

Entretanto, não basta ter o seu comércio eletrônico, sem ações efetivas de divulgação, afinal, a concorrência é grande e não faltam oportunidades para crescer. Assim, utilizar o marketing digital é a forma mais eficaz de aumentar as conversões, e melhorar o conhecimento da marca.

Afinal, as vendas online começaram com o marketing digital, e o e-commerce se tornou uma extensão mais profissional dessa estratégia!

Entre os benefícios, podemos destacar a possibilidade de conquistar novos clientes e mais qualificados, de acordo com os objetivos do seu negócio. Isso acontece, pois o marketing digital oferece diversas ferramentas de segmentação do público-alvo.

Além disso, existem inúmeras possibilidades para sua empresa conhecer melhor o nicho de mercado e os potenciais clientes, o que vai refletir em tomadas de decisões mais assertivas, para saber competir no mercado.

Dessa forma, fica nítido que a gestão de e-commerce e marketing digital andam lado a lado, pois ambos se complementam. Tanto o marketing que promove ações sofisticas, quanto o comércio eletrônico que adquire um recurso para crescer.

Como isso funciona na prática?

Aqui, vamos conhecer algumas estratégias dentro do marketing digital que podem fazer a diferença nos resultados da sua loja virtual. Acompanhe!

Marketing de Conteúdo

Essa estratégia de longo prazo é essencial na divulgação da sua loja, pois os serviços de e-commerce oferecem tráfego de busca orgânica ilimitado, então o marketing de conteúdo surge como solução. 

Assim, aumentar as pesquisas orgânicas do seu negócio ajuda a elevar a relevância e popularidade, de uma só vez.

E-mail Marketing

Se você deseja atingir um grande público de cada vez, aposte no e-mail marketing! Essa é uma ótima maneira de se aproximar dos clientes atuais, enviando-lhes ofertas e conteúdos úteis para mantê-los interessados ​​e leais a sua marca.

Por exemplo, você pode enviar e-mails personalizados para seus clientes que abandonaram algum produto no carrinho da sua loja virtual, para reengajá-lo. Essa estratégia é um argumento de venda perfeito para aumentar o conhecimento de compra do cliente, e venda cruzada dos produtos.

Mídia Paga

Se você quer um público segmentado e resultados a curto prazo, apostar em campanhas de anúncios pagos é a estratégia certa para o seu e-commerce.

Além disso, você também pode oferecer a opção de patrocinar anúncios externos no seu próprio site, com campos específicos nas laterais do layout. Tudo vai depender do seu objetivo!

Social Media

As redes sociais garantem um impulso fundamental aos negócios online, em termos de marketing boca a boca, reconhecimento da marca e aumento do engajamento

Por isso, aproveite o cenário favorável que eles encontram atualmente, e aposte em ações efetivas no Instagram, Facebook, Youtube e qualquer outro canal onde o seu público-alvo esteja. 

Design

Os recursos visuais são indispensáveis para qualquer negócio, mas quando o assunto é loja virtual, isso ganha ainda mais importância. 

Afinal, uma imagem atraente e otimizada é capaz de ser a vitrine ideal, para convencer o usuário a adquirir determinado produto ou serviço.

3 exemplos de empresas que adotam esse modelo

Para diferenciar uma empresa de e-commerce que investe o marketing digital de outra que não, separamos alguns exemplos de empresas bem-sucedidas que entendem a importância da gestão de utilizar e-commerce e marketing digital em conjunto. Confira! 

Amazon

O queridinho dos e-commerces foi ao ar em 1995 e começou a ser conhecido devido a uma série de descontos concedidos, e hoje a sua receita já soma mais de 1 trilhão no mercado.

A estratégia inicial da Amazon foi apostar em oferecer uma diversidade de produtos, para gerar mais experiência do consumidor, tráfego, vendedores, crescimento, e tudo a um custo menor.

Agora, para que isso funcione, aconteceram milhares de ações de marketing no passado, com divulgações pesadas, até que o público-alvo da empresa pudesse se identificar com o e-commerce, e entender que ali ele poderia encontrar qualquer produto necessário. 

Magazine Luiza

Hoje, o Magazine Luiza está entre os três maiores e-commerces do Brasil, e cerca de 53% do seu total de vendas é baseado nas vendas online! 

Um ponto forte da empresa é o atendimento personalizado e a presença nas redes sociais com o seu perfil de “Magalu”, onde ela se comunica com os seguidores, de acordo com a abordagem daquele canal.

Casa Bahia 

Durante a pandemia, o seu papel na internet cresceu exponencialmente, chegando a somar cerca de 27% da receita total da empresa.

A nova identidade da Casas Bahia busca explorar mais o seu perfil democratico para atender a diversos públicos. Um exemplo disso é o surgimento do boneco “BC”, um assistente virtual em forma de influenciador digital, para dar voz aos valores da empresa focando em temas como sustentabilidade e diversidade.

Espero que tenha gostado deste artigo, e que ele tenha te ajudado a entender por que a gestão de e-commerce e marketing digital precisam ser aliados. Sabendo disso, você está preparado para elevar o nível do seu negócio. E se precisar de ajuda, basta contar com a Hubify, nós temos especialistas em diversas áreas que vão adorar bater um papo com você!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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