Shoppable Ads: o que é e qual sua importância para o e-commerce?

Isabella Villar

Graduanda em Marketing na Fatec Sebrae, é fascinada pela versatilidade da área. Faz parte do time de Inbound Marketing da Hubify e atua como Revisora de Conteúdo.

5 minutos de leitura

Diariamente, surgem novas tendências no universo dos e-commerces, e vence a disputa quem oferecer mais recursos que atendam as necessidades do consumidor. Um exemplo é o Shoppable Ads, que demonstra para os usuários, onde e como finalizar uma compra sem cliques, ou redirecionamentos adicionais.

Afinal, ter um conteúdo autêntico é a chave para promover a imagem da sua marca, e conquistar a confiança do consumidor. Além disso, esses anúncios ​​combinam com outras estratégias como comércio social e marketing de influência.

Ficou interessado no assunto? Então, acompanhe este artigo até o final e descubra o que você precisa saber para colocar em prática!

O que é Shoppable Ads?

O Shoppable Ads pode ser traduzido para anúncio comprável, assim ele é uma imagem que ilustra os produtos com tags/marcações, além de recursos via checkout. Na maioria das vezes, essas tags permitem que os consumidores passem o mouse sobre um item, para ver o preço e adicioná-lo ao carrinho. 

Por que investir nessa estratégia?

Em primeiro lugar, a experiência de Shoppable Ads ​​é mais atraente para os consumidores, e pode tornar as transações online mais eficientes. Afinal, os consumidores buscam ter o controle nas decisões de compra, e a possibilidade de obter informações ao explorar uma imagem ajuda nesse processo.

Em segundo lugar, esse tipo de anúncio oferece uma tendência de crescimento rápido, então se você tem um e-commerce e quer se manter competitivo no mercado, saiba que apostar nessa estratégia é fundamental.

Imagine o seguinte cenário: a sua marca pretende lançar uma nova linha de produtos, mas busca uma ação de marketing efetiva e inovadora. Aqui, utilizar o Shoppable Ads permitirá que os consumidores conheçam os novos produtos, por meio de fotos que são parecidas com o seu estilo de vida.

E se você quiser ir além, também é possível exibir vários produtos em um único anúncio patrocinado. Esse recurso estimula ainda mais a inspiração do consumidor, e pode aumentar o valor médio de venda da sua marca.

Por outro lado, no caso de eventos de compras sazonais ou ofertas de descontos por tempo limitado, esses anúncios ​​podem converter os consumidores que desejam experimentar a sua marca pela primeira vez

Uma das principais tendências do cenário atual é as marcas apostando em influenciadores, para produzirem conteúdo de mídia social, que representem seus produtos e serviços. Assim, essas postagens elaboram novas maneiras de aumentar o conhecimento da marca e as vendas. 

Conheça 5 exemplos de anúncios

Anúncios do Google Shopping

Cada vez mais, o Google está trazendo ofertas de consumo nos resultados de imagens, de acordo com o estilo de vida dos usuários.

Acima de tudo, a plataforma observou que muitas consultas de compras começam na pesquisa de imagens do Google, mas os resultados são rasos demais

Portanto, pensando em torná-los mais úteis, para que o usuário encontre a inspiração que buscava, o shoppable ads surge para inserir as imagens como a descrição fiel de um estilo de vida.

Dessa forma, as marcas podem incluir seus produtos no Google Shopping, e marcar essas imagens como anúncios. Isso permite que as marcas sejam mais visíveis, adicionando relevância de palavras-chave às imagens hospedadas online.

Tags de produto no Instagram

shoppable ads 5

O Instagram é conhecido como uma vitrine envolvente para as pessoas explorarem seus melhores produtos. Com recursos como tags de imagem de produto ou um adesivo de produto em seu storie, os usuários recebem mais orientações para concluírem a compra.

As etiquetas de produto estão disponíveis para marcas que são membros aprovados do Instagram Shopping. Sabendo disso, as marcas e influenciadores podem marcar até cinco itens em postagens, que podem ser compradas.  

E-book marketing digital

Nesse cenário, existe o Checkout do Instagram que permite ao usuário fazer uma compra, sem sair do aplicativo. Dessa forma, nas postagens de compras de uma marca, existe um botão de “Check-out no Instagram”, para que ele possa concluir a compra. E depois, o usuário receberá notificações sobre o envio de dados do Instagram.

Logo, essa abordagem simplificada de não redirecionamento melhora a experiência de compra dos clientes no Instagram!

Compras no Pinterest

shoppable ads 2

Há anos atrás, o Pinterest reconheceu que os consumidores estavam utilizando os painéis como inspiração para compras futuras. Então, para capacitar esses consumidores um passo adiante, a plataforma permitiu que os fornecedores identificassem produtos e preços nas postagens.

Com a mentalidade de compras, o Pinterest adicionou alguns recursos para facilitar a compra de produtos. Ou seja, na opção Pin Shop the Look, os Pinterest vincula os produtos que você salvou, para serem linkados ao site do e-commerce.

Também vale mencionar que, recentemente, o site criou a sua própria plataforma de anúncios chamada Pinterest Ads, para garantir mais comodidade aos usuários, que poderão encontrar os respectivos produtos com apenas um clique!

Vídeos do YouTube que podem ser comprados

shoppable ads 3

De acordo com o Think With Google, 68% dos usuários do YouTube assistem ao YouTube, para ajudar na tomada de decisões de compra

Portanto, fica nítido que apostar nesse formato de conteúdo é indispensável para as empresas obterem sucesso. Mas, se você acha que apenas adicionar um vídeo é suficiente para permanecer relevante e competitivo, talvez esteja na hora de rever a sua estratégia…

Assim, ter um anúncio durante um vídeo, pode ser uma ótima opção para conectar os usuários com produtos relevantes, na hora de tomar uma decisão.

Para isso, as marcas precisam sincronizar o seu feed do Google Merchant Center com os anúncios em vídeo. Em seguida, é possível expandir visualmente o CTA do anúncio, com os produtos mais vendidos que você pretende destacar, a fim de gerar tráfego que direcione os usuários aa lista de produtos do site da marca.

Anúncios de TV

shoppable ads 4

Reprodução/Rede Globo

Não são apenas as plataformas online que participam da ação do Shoppable Ads. Acredite ou não, mas a TV também está se reinventando, com elementos que podem ser comprados para impulsionar as compras no seu e-commerce. Esses elementos foram projetados para fazer os serviços de TV fornecerem às marcas, diversos anúncios voltados para uma ação imediata. 

Alguns exemplos de como isso funciona na prática são:

  •  NBC: ela utilizou o QR code para permitir que os telespectadores leiam e comprem produtos apresentados no programa que estão assistindo;
  • Hulu: desenvolveu um formato de anúncio de TV focado na ação GatewayGo, que combina os QR codes que podem ser escaneados, com a opção de receber uma oferta ou saber mais sobre uma marca por e-mail.

Obviamente, o fato dos consumidores precisarem utilizar seus smartphones para agir com esses formatos, significa que eles não estão fornecendo a experiência 100% ideal.

No entanto, as funcionalidades que são oferecidas com streaming de TV e elementos interativos podem inaugurar uma nova era de propaganda, que é menos passiva, e permite a interação com o que está acontecendo na tela.

Espero que tenha gostado deste artigo, e encontrado um anúncio que combine com a sua empresa. Se tiver interesse, faço um convite para dar continuidade ao tema e ler o nosso artigo sobre Gestão de E-commerce e Marketing Digital!

Posts Relacionados