Como configurar o CRM da Hubspot: principais dicas e passos para começar a usar a ferramenta!

Gustavo Duarte

6 minutos de leitura

Se o seu ramo de atuação for marketing ou vendas e possui uma equipe estruturada e que trabalha ativamente na qualificação e atendimento de leads, provavelmente já tem uma ferramenta que dê o suporte necessário na gestão de dados e processos que envolvam este atendimento.

E, claro, quanto mais demanda você tiver, maior será a necessidade de contar com uma ferramenta robusta, que ofereça recursos para otimizar ainda mais seu trabalho de relacionamento e qualificação de leads

Se essa ferramenta for intuitiva e tiver meios de incentivar o aprendizado do usuário, então as coisas ficam ainda melhores.

E é por isso que hoje vamos falar do CRM da Hubspot, uma referência no mercado de CRMs, que ganha cada vez mais destaque aqui no Brasil e que se apresenta como uma ótima solução para equipes focadas em nutrição e qualificação de leads de marketing e vendas.

E o melhor: ele possui versão gratuita para começar a automatizar seus processos de vendas e planos personalizáveis para a sua equipe contar com o que for realmente necessário para o dia a dia.

Que tal aprender como começar a usar o CRM da Hubspot? Leia o artigo e confira os principais passos para configurar a ferramenta!

Simples e rápido: passo a passo da implementação

É bastante comum vermos certa resistência no uso de CRMs por parte de algumas equipes, muito por conta de experiências passadas que não foram tão produtivas ou agradáveis quanto aos recursos ou à própria utilização da ferramenta.

Por vezes, o CRM pode ter ausência de recursos importantes, ou mesmo apresentar certa complexidade para o uso e entrosamento dos usuários com a ferramenta.

O Hubspot, por sua vez, consegue unir o útil ao agradável: diversos recursos para automação e organização de processos, desde a versão gratuita e, ainda, uma interface e sistema que possibilitam uma experiência agradável na evolução com a ferramenta.

A implementação não foge à regra: são poucos passos para ter o CRM da Hubspot funcionando, e, em apenas um dia de trabalho focado, a plataforma já pode estar configurada e pronta para uso. Confira:

Primeiras ações

1. Primeiro, crie sua conta no Hubspot

Para conhecer mais sobre o CRM gratuito da Hubspot, acesse este link – e aproveite para criar sua conta.

2. Configure o pipeline de vendas

Seu processo de vendas já está alinhado, documentado e claro para todos os envolvidos? Então é hora de configurar o pipeline de vendas. No menu superior, acesse “Vendas > Negócios” para visualizar o pipeline padrão do Hubspot. Após, clique novamente no menu superior, à direita, no ícone “Configurações”, para acessar a tela de personalização do seu pipeline.

Tela da timeline do CRM Hubspot

3. Importe a bases de leads e negócios para alimentar sua conta

Comece identificando quais informações serão necessárias no tratamento da sua base para criar propriedades personalizadas do Hubspot e descobrir como as informações padrão da ferramenta já serão úteis nessa gestão.

Feito isso, siga para a importação dos leads que você pretende utilizar na ferramenta. Importando seus leads, você poderá começar a criar associações entre eles e seus negócios, para começar a dar contexto para a sua base. Após criados, os contatos terão páginas individuais em formato de timeline, onde será possível visualizar todas as atividades relacionadas àquele lead, assim como criar tarefas e atividades, como disparos de e-mails, criação de lembretes e anotações, entre outros.

Tela de perfil do contato no CRM hubspot

4. Conecte e gerencie sua caixa de entrada pessoal

Caso você utilize uma conta de e-mail Gmail ou Outlook, o Hubspot também te dá suporte para conectar sua caixa de entrada diretamente ao CRM da Hubspot. 

E-book BI

Acesse, no menu superior, o item “Conversas > Caixa de Entrada” e, após, acesse “Configurações da Caixa de Entrada”. Então, siga o passo a passo de acordo com o seu provedor para fazer a conexão e começar a testar.

Também é possível conectar outros provedores, por meio de configuração IMAP. Um pouco mais complexo, mas funciona!

Colocando o CRM para funcionar

Como falamos há pouco, o Hubspot fornece importantes recursos para gestão de base de leads e relacionamento com os seus contatos. Aqui, é chegado o momento de explorar as principais funcionalidades que a ferramenta trará para o seu dia a dia:

          a) Estude a dinâmica do pipeline de vendas: você já configurou as fases do processo de vendas, identificou e criou as propriedades necessárias para o tratamento das informações e tem tudo pronto para começar a registrar suas negociações. Crie seus primeiros testes para identificar como o formato “kanban” do pipeline se adequará ao processo da sua equipe.

          b) Crie modelos de e-mail: economize tempo transformando seus e-mails com maior uso e principal retorno em vendas em modelos que podem ser compartilhados com a sua equipe, dessa forma, você poderá utilizá-los como base para as mensagens que trocará com seus contatos.

          c) Descubra como acompanhar as métricas dos seus e-mails: o Hubspot fornece estatísticas em tempo real e diversos formatos de relatório para acompanhar o desempenho e as atividades relacionadas aos e-mails disparados. Assim, o relacionamento com seus leads e clientes ganha um “algo a mais”, permitindo acompanhar desempenho e obter insights sobre retomada de contato com a sua base.

Comece a gerenciar contatos, empresas e negócios. Assim como cada contato, as empresas e negócios criados no Hubspot também possuem suas páginas próprias em formato de timeline. Dessa forma, a cada associação (como o vínculo entre um contato e uma empresa, por exemplo), você terá mais níveis de detalhes e atividades para aproveitar.

          a) Aqui, basta acessar por meio do menu: “Contatos > Contatos ou Empresas” para acessar os dois primeiros objetos. Para acessar os negócios, voltamos ao caminho que vimos agora há pouco, no menu “Vendas > Negócios”, para vê-los diretamente no seu pipeline (a lógica será a mesma: ao clicar no nome do negócio, uma timeline própria deste item poderá ser visualizada em seguida).

Configurações e preferências da conta

É importante registrar que o Hubspot possui alguns níveis de configurações de conta que não são vistos em CRMs mais ‘básicos’. Aqui, existem personalizações particulares, aplicáveis a cada utilizador da ferramenta, e outras que serão propagadas para todos os usuários registrados na plataforma, de maneira genérica, e que serão geridas pelo administrador da conta. A dinâmica, mais uma vez, é simples e o menu é de fácil contextualização.

Clicando no ícone “Configurações” do menu superior, você terá acesso a itens de configuração da conta, como preferências pessoais e definições de maior abrangência, podendo definir padrões da conta para comunicações, objetos (contatos ou empresas, por exemplo).

Tela de configurações do CRM hubspot

Neste menu, também é possível conhecer outros recursos do Hubspot, como integrações com outros aplicativos, definições de conexão com o site e opções de rastreamento, entre outros itens que podem deixar a experiência com a ferramenta ainda mais completa!

Muitas oportunidades de aprendizado!

Lembra que falamos no início do texto que o Hubspot é uma ferramenta que valoriza a jornada de aprendizado dos seus usuários?

Pois é, a plataforma em si é bastante amigável e, com pouco tempo de prática, já é possível ter um conhecimento razoável dos recursos e possibilidades que ela disponibiliza. Mas não podemos depender apenas disso, não é mesmo? E é claro que a Hubspot também sabe disso!

É por isso que existe uma base de conteúdo bastante ampla, prática e essencial disponibilizada pela própria Hubspot, para incentivar o engajamento da ferramenta e orientar às melhores práticas no uso do CRM.

No Hubspot Academy, você tem acesso a diversos conteúdos e certificações sobre áreas teóricas do marketing digital (como inbound marketing, content marketing, entre outras) e também próprias das ferramentas do Hubspot (como Marketing Software e Sales Software, por exemplo), que ajudam a tornar a experiência com a ferramenta ainda mais completa e produtiva.

E, caso você já saiba o que quer fazer, mas não saiba como fazer, também existem conteúdos que podem ajudar: a Central de Conhecimento do Hubspot é atualizada constantemente e tem conteúdos que ensinam, na prática, como operar os objetos e explorar as possibilidades de cada módulo da ferramenta. 

Funciona como aqueles tutoriais que nós amamos e que facilitam muito a vida na hora de operacionalizar uma ferramenta que estamos conhecendo. Vale a pena acessar!

Agora que estamos prontos…

É hora de começar a testar! Então aproveite para criar a sua conta, estudar, fazer o passo a passo que indicamos aqui e descobrir porque tantas empresas usam o Hubspot no seu dia a dia.

Agora que você já aprendeu a como configurar o CRM da Hubspot, aproveite também para assinar nossa newsletter e receber outros conteúdos sobre Inbound Marketing, Performance e muito mais!

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