Relatórios de atribuição no Hubspot: o que são e como criar

Eduarda Vasques

Eduarda Vasques

Publicitária e pós-graduada em Marketing Digital pela FGV. Atualmente, lídera os times de Automação, SEO e Design na Hubify.

3 minutos de leitura

O HubSpot é uma empresa conhecida pelo seu portfólio de sistemas, desenvolvido para apoiar empresas nos processos de vendas, marketing digital e relacionamento com o cliente. Cada um dos módulos oferecidos conta com funcionalidades essenciais para os gestores e equipes de marketing.

Se você ainda não conhece, os relatórios de atribuição são um dos recursos mais importantes para acompanhar a jornada dos clientes. Essa ferramenta é personalizável e, assim, é possível criar um modelo compatível com o seu negócio.

Se você gostaria de saber mais sobre o tema, continue lendo esse post!

O que são relatórios de atribuição?

Em termos simples, os relatórios de atribuição são um recurso fundamental para criar estratégias de marketing cada vez mais rentáveis. Hoje, decisões são tomadas com base em dados confiáveis, desde a etapa de planejamento até a revisão dos resultados.

Nesse caso, os relatórios são uma ferramenta que fornece uma visão ampla e integrada dos esforços da equipe comercial. Como resultado, é possível alinhar a equipe sobre o andamento das iniciativas, quais áreas requerem maior foco e avaliar o retorno obtido.

Esses modelos são baseados em interação com leads ou clientes. Assim, cada interação recebe um crédito. No decorrer do tempo, as iniciativas que favorecem a conversão têm um valor atribuído maior.

Quais são os principais tipos de relatórios de atribuição?

Atualmente, existem 3 tipos de relatórios que podem ser usados para melhorar a estratégia de marketing desenvolvida pela empresa. Conheça cada um nos tópicos abaixo:

Criação de contatos

Esse tipo de relatório foi desenvolvido para que o gestor possa visualizar quais ações de marketing atraíram novos leads. Pense como os clientes interagem com a sua empresa. O primeiro contato acontece por telefone? Ou os clientes buscam informações sobre os produtos usando as redes sociais?

E-book BI

Devido à tendência de atendimento omnichannel, as empresas estão cada vez mais focadas em diversificar os canais de comunicação que podem ser usados pelos clientes.

O fluxo usado tem duas etapas: a primeira delas é o contato inicial. Por exemplo, quando alguém acessa o site da empresa pela primeira vez. Já a segunda etapa representa a última interação antes da conversão.

Criação de negócio

Nesse caso, o termo negócio é usado para descrever que tipo de interação tem potencial para gerar novas oportunidades de negócio. O objetivo dessa função é garantir a eficiência do processo e propiciar que o gestor possa identificar quais áreas oferecem maior potencial.

Ao usar essa análise, temos 4 etapas que devem ser seguidas para gerar os melhores resultados. São elas:

  • Primeira interação: é o contato inicial registrado pelo HubSpot, que pode acontecer por meio do site, blog ou canal de vendas;
  • Criação de lead: é a interação anterior a conversão de um contato, ou seja, registra os leads gerados e avalia a sua viabilidade de seguir para a próxima fase;
  • Criação de oportunidade: ocorre quando a negociação foi concluída. É chamada de oportunidade devido à capacidade de gerar vendas repetidas e recomendar a empresa a potenciais clientes;
  • Conversão: é quando a venda é concluída e a empresa recebe a receita decorrente da conquista de um novo cliente.

Atribuição de receitas

Se você é um gestor que acompanha de perto a gestão das finanças do negócio, esse recurso é tudo o que você precisa. Ao mensurar os resultados, nem sempre é possível visualizar quais ações de marketing geraram rentabilidade. Dessa forma, o relatório de receitas representa uma vantagem para superar esse desafio.

Para os usuários desse sistema, é possível:

  • filtrar relatórios de acordo com a data do fechamento do negócio;
  • acompanhar a evolução das receitas por meio de gráficos;
  • segmentar as receitas de acordo com a origem da interação;
  • acompanhar o sucesso de campanhas de marketing.

Além disso, o sistema também pode ser parametrizado de acordo com as suas necessidades criando, assim, relatórios e filtros personalizados.

Por fim, queremos ressaltar que a tecnologia, principalmente para a gestão de negócios, avança a passos largos. Manter a empresa sempre modernizada representa um obstáculo que pode ser superado com a adoção de relatórios de atribuição. Esse é um investimento capaz de transformar a área comercial e otimizar a relação com leads e clientes.

Se você quer conhecer mais sobre o poder transformador dessas tecnologias, basta entrar em contato conosco. Nós temos a solução ideal para o seu negócio, e você pode descobrir em nosso site.

Ouça nosso Podcast!

Posts Relacionados