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Take Blip: entenda como funciona a plataforma de chatbot para empresas

8 minutos de leitura

Já há algumas décadas, a tecnologia vem cada vez mais tomando conta da nossa rotina. Hoje, fica difícil imaginar nossas vidas sem ela. Afinal, usamos o meio digital para resolver, basicamente, qualquer coisa.

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E uma tendência tecnológica que vem ganhando destaque na nossa realidade, é o uso de robôs e da inteligência artificial, cada vez mais presentes na vida das pessoas e empresas.

O exemplo mais claro disso são os chatbots, ferramentas de conversa automática com os usuários. 

E como uma das opções mais completas do mercado na área, a Take Blip oferece tudo para sua empresa construir e promover um chatbot eficiente! É sobre ela que vamos falar neste artigo. Continue a leitura!

O que é um chatbot?

Antes de entender a plataforma Take Blip, é preciso saber um pouco mais sobre essa tecnologia. 

De forma geral, um chatbot é um software capaz de realizar um diálogo natural com uma pessoa, por meio de chats programados ou usando inteligência artificial. 

Os chatbots são, geralmente, usados para agilizar o fluxo de atendimento de uma empresa e aprimorar a experiência do cliente, mas podem ter variadas funções. Eles são capazes de realizar ações que vão desde o esclarecimento de dúvidas, até mesmo a venda de produtos ou serviços. 

Essa comunicação pode ser feita por intermédio de aplicativos de mensagens, sites, redes sociais ou outros meios digitais.

Com a plataforma da Take Blip, por exemplo, é possível criar chatbots integrados nas seguintes ferramentas: 

  • SMS;
  • E-mail;
  • WhatsApp;
  • Telegram;
  • Instagram;
  • Workplace;
  • Sites em geral;
  • Microsoft Teams;
  • Lojas virtuais, etc;
  • Facebook Messenger;
  • Sistemas de call center;
  • Aplicativos Android e iOS.

Como funciona um chatbot?

O chatbot, então, age como um software automatizado, que quando integrado a determinadas ferramentas, pode interagir com os contatos da empresa.

Eles podem funcionar de duas formas:

  1. Baseado nas diretrizes preestabelecidas

Um chatbot que funciona a partir de um conjunto de diretrizes, ou regras, é um pouco mais limitado do que um chatbot com IA, já que só pode responder a um número definido de solicitações e compreender um determinado vocabulário já pré-definido na árvore de navegação criada. Ele é tão inteligente quanto seu código de programação.

Isso não quer dizer que ele seja uma opção ruim para o seu negócio. Tudo irá depender do seu objetivo com o chatbot

Por exemplo, um chatbot baseado em diretrizes, pode ser a solução que sua empresa precisa, caso seu objetivo seja oferecer a seus clientes a possibilidade de realizar tarefas objetivas, como requisitar a segunda via de um boleto ou acompanhar a situação de uma encomenda. Nesses casos, não é fundamental contar com inteligência artificial.

  1. Usando a inteligência artificial ou machine learning

Um chatbot que funciona por inteligência artificial tem uma rede neural artificial inspirada no cérebro humano.

O bot é programado para aprender enquanto interage com os usuários. Ou seja, enquanto nós conversamos com um sistema como esse, ele aprende nossa linguagem e começa a buscar por soluções para nossas dúvidas.

Se por um lado um bot baseado em regras tem um número limitado de sentenças e respostas que pode identificar, com IA, quanto mais o bot interage, mais ele aprende e com maior precisão responde.

É claro que para começar seu trabalho o chatbot recebe uma “carga inicial de informações” para interagir.

Alguns elementos são fundamentais para a funcionalidade geral do chatbot com IA, entre eles:

  • classificadores de texto;
  • algoritmos adequados;
  • redes neurais artificiais;
  • entendimento de linguagem natural (NLU), que é um tipo de NLP.

Quais são as vantagens de um chatbot para empresas?

Agora que você já viu o que é um chatbot e como ele funciona, chegou a hora de ver quais são suas vantagens. Acompanhe!

Produtividade

Os chatbots para negócios permitem que você e sua equipe possam parar de resolver tarefas repetitivas e passem a dedicar tempo para criar novas formas de relacionamento, estratégias de fidelização e por aí vai. Ou seja, há um aumento da produtividade!

Escalabilidade de atendimento

Outro fator positivo para o uso do chatbot é a escalabilidade do atendimento, afinal, ao contrário dos humanos, que só podem se comunicar com uma pessoa e cada vez, os bots podem conversar simultaneamente com milhares de pessoas.

Redução de custos

Com os bots, não é preciso manter uma equipe de atendimento fixa todo o tempo. Seu negócio consegue oferecer atendimento a milhares de pessoas, 24 horas por dia nos 7 dias da semana, a um custo menor do que o previsto com pessoal.

Clientes satisfeitos 

Além de tornar a equipe mais estratégica, com chatbot para empresa, você aumenta a velocidade de atendimento, melhorando a experiência do cliente com sua marca, o que amplia a satisfação dele com sua empresa. 

Como é a plataforma Take Blip?

A Blip é uma plataforma que disponibiliza algumas ferramentas específicas para a criação, publicação, integração e a gestão dos chatbots.

Ela foi desenvolvida pela Take e consegue se integrar a uma gama imensa de canais de mensagens, como o que já mostramos aqui.

Com ela, é possível não só desenvolver um chatbot voltado para a conversação personalizada, mas também, fazer com que o chatbot passe por melhorias contínuas e seja aprimorado progressivamente. 

O objetivo da Take Blip é justamente, fazer com que a empresa atenda seus consumidores de forma inteligente, utilizando os principais canais digitais onde o cliente está. 

Dessa forma, é possível automatizar o relacionamento com o cliente, criar conversas personalizadas com o uso da inteligência artificial e até aumentar os resultados do negócio, visto que será possível oferecer experiências muito mais completas para o consumidor. 

De maneira geral, a plataforma da Take Blip oferece as seguintes vantagens:

  • combinação do atendimento automatizado e humano: desenvolve uma comunicação ágil, eficaz e melhore a experiência dos seus clientes. Você ainda pode optar pelo atendimento automatizado, humano ou híbrido;
  • otimização de processos: faz uma gestão integrada do seu negócio, otimizando processos de atendimento e vendas para reduzir seus custos;
  • solução de problemas: suporte de assistentes virtuais, os chatbots, para criar conversas que solucionam problemas de forma autônoma e com alta qualidade de satisfação dos clientes.

Quais são as soluções da Take Blip?

Quando falamos em chatbots, eles logo são associados ao atendimento entre uma empresa e seu consumidor, a Take Blip veio para desmistificar isso.

As soluções em chatbots que eles oferecem, vão muito além de atender o cliente, mas podem ser usadas em diversos nichos de negócios e para as mais diversas finalidades.

Alguns exemplos de integração do chatbot da Take Blip, são:

  • otimizar a comunicação interna entre equipes da empresa;
  • conquistar o engajamento de clientes e aumente a conversão; 
  • facilitar e otimizar o processo de venda;
  • agilizar e otimizar a experiência de atendimento dos clientes.

A integração da plataforma Take Blip também oferece dados estratégicos, que podem ser usados para entender o negócio e tomar ações visando a melhoria dos resultados da empresa.

Vale ressaltar que todas essas soluções são adaptáveis de acordo com a realidade de cada empresa. Dessa forma, fica fácil para a organização adotar e utilizar as soluções para os mais variados fins. 

Qual é a solução Take Blip para o WhatsApp?

Você já viu que existem diversas ferramentas na qual o chatbot pode ser integrado, porém, um dos mais usados e buscados pela empresa, é o chatbot para o WhatsApp. 

É fácil entender esse interesse. Com mais de 120 milhões usuários no Brasil, o WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular no país, então nada melhor do que usá-la para ter uma comunicação eficaz e personalizada com o seu cliente!

A solução do Take Blip para esse aplicativo é chamada de “WhatsApp Business API” e oferece um perfil com nome da empresa, disponibilização de contas para vários atendentes no mesmo número de telefone, além de selo de verificação oficial do WhatsApp e automatização de processos com API. 

Com essa solução a empresa consegue entregar um atendimento ágil e escalável, passando mais credibilidade e confiança para o cliente, visto que terá uma impressão muito mais profissional do que um simples perfil comercial. 

Ah, e como a própria Take Blip é provedora de solução oficial para o WhatsApp Business API, o risco de fraudes é reduzido a zero. 

Quais setores da empresa são beneficiados com a solução da Take Blip?

Quer saber quais áreas da sua empresa podem ser impactadas positivamente pela plataforma da Take Blip? Então, confira os tópicos a seguir!

Marketing

Você pode acessar dados estratégicos criados a partir das interações no WhatsApp e outros pontos de contato com a marca.

Vendas

Com as soluções da Take Blip, você consegue reduzir a jornada de compra através de uma única conversa e evita que seu cliente tenha que recorrer a vários canais.

Atendimento

Surpreenda seus clientes com um atendimento rápido e eficiente na plataforma preferida do seu público, a qualquer hora do dia!

RH e Corporativo 

Seja capaz de ter conversas mais claras e próximas dos seus colaboradores dentro dos aplicativos que eles já usam no dia a dia.

Se você se interessou e acredita que a sua empresa pode se beneficiar do serviço entregue pela Take Blip, existe um plano free com diversas funcionalidades, que pode ser alterado para um plano mais avançado a qualquer momento. 

Como é a parceria entre 8D Hubify e Take Blip?

A parceria entre a Take Blip e a 8D Hubify representa uma união estratégica entre duas empresas líderes no mercado de tecnologia e inovação. Combinando a expertise da Take Blip em soluções de comunicação e atendimento ao cliente por meio de chatbots e a experiência da 8D Hubify na construção de uma jornada completa entre marketing e vendas.

Essa parceria estratégica visa impulsionar a transformação digital das organizações, fornecendo ferramentas poderosas para otimizar a comunicação, automatizar processos e oferecer uma experiência superior aos usuários.

Então vale a pena testar e entender se a plataforma faz sentido para o seu negócio. Esperamos que tenha ficado claro para você, como funciona a plataforma de chatbot da Take Blip para empresas. Agora, complemente sua leitura com o artigo: Entenda como Chatbots podem melhorar a conversão no seu site.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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