Com todas as possibilidades que a internet trouxe aos empreendedores, ficou mais fácil oferecer os produtos para um público maior, quebrando a regionalidade de alguns negócios. O custo das estratégias também é interessante, visto que as técnicas online para aumentar o conhecimento da marca são, além de mais efetivas, mais baratas que as offline.

Para se ter uma ideia, em 2016 os investimentos em publicidade online cresceu 26% no Brasil em comparação com 2015, isso porque o país atravessa uma de suas piores crises. Se pensarmos que hoje o brasileiro passa mais tempo conectado ao Facebook do que qualquer outra pessoa no mundo, esse crescimento em investimento no marketing digital no Brasil não causa espanto.

Porém, nem todos os empreendedores enxergam a grande oportunidade que é investir em Marketing Digital e acabam desperdiçando chances incríveis de aumentar as vendas. No post de hoje, vamos mostrar o que essas empresas estão perdendo quando negligenciam esse investimento. Confira!

Atração de novos clientes

A internet está disponível 24 horas por dia, todos os dias. Por ela, é possível buscar soluções, comparar ofertas, encontrar depoimentos e relatos de experiência de clientes e, assim, embasar a sua tomada de decisão de compra.

Offline, essas oportunidades são mais escassas. Basta pensar nos negócios antigamente, 20 ou 30 anos atrás. Cada empresa buscava maneiras criativas de expandir a marca. Distribuir folhetos, pagar anúncios em mídias como televisão, rádio, jornais impressos, outdoors. Todas essas estratégias são eficazes e ainda existem, mas têm uma limitação grande quanto ao público atingido e, geralmente, têm custo maior, comparado às estratégias online.

Investir em Marketing Digital abre a possibilidade de expandir o conhecimento da empresa de maneira rápida. Você pode, por exemplo, impulsionar uma campanha em uma rede social, selecionando o público-alvo que deseja atingir. Dessa forma, você buscará mais clientes para o seu negócio, sendo mais assertivo.

Aumento das vendas

Seguindo o ponto anterior, se sua empresa não atrai novos clientes, ela perde oportunidades de aumentar as vendas. Afinal, quanto mais visitantes na sua loja virtual, maior a chance de convertê-los em clientes reais.

O Marketing Digital oferece diversas estratégias de vendas. Você pode incentivar, por exemplo, seus clientes fidelizados a compartilharem suas experiências de compras e, dessa forma, estimular compradores a conhecerem a marca.

Essa prática pode também ser feita utilizando os influenciadores digitais, que são as pessoas reconhecidas por um determinado nicho de mercado. Eles possuem um alto número de seguidores e são capazes de formas opiniões fortes, levantar discussões e mostrar novidades para um grande público, com alto engajamento.

Reconhecimento da marca

Mais do que tornar a sua marca conhecida, você deve fazê-la ser reconhecida. Pode parecer a mesma coisa, mas acredite, não é! Falamos, no tópico anterior, sobre os influenciadores digitais. Então, vamos usá-los como exemplo para explicar as vantagens do reconhecimento.

Imagine que uma celebridade começou a falar de um determinado produto em suas redes sociais. Rapidamente, os seus fãs vão procurar informações sobre esse produto e as vendas podem ser alavancadas. Porém, se essa pessoa conhecida não tem experiência com o item, não conhece a fundo as suas aplicações e seus diferenciais, ela só usará a sua imagem como promoção e seus fãs poderão perder o interesse pelo produto rapidamente.

Muito diferente disso, quando uma pessoa reconhecida por um nicho de mercado faz uma menção a um produto — mesmo que não seja uma celebridade, mas seja uma referência —, ela consegue mostrar evidências ao público. Consegue apresentar fatos e provas de que aquela solução é ideal para o mercado. Assim, as vendas podem ser alavancadas por um tempo bem maior.

Usamos somente um exemplo de que investir em Marketing Digital é capaz de fazer com o reconhecimento da marca, falando dos influenciadores. Mas não para por aí.

O Marketing de Conteúdo é outra possibilidade. Investir em conhecimento transforma uma marca em uma referência. Os blogs são ferramentas importantes para servir de consulta ao público, que se tornou mais exigente e não aceita vendas forçadas. Os consumidores querem procurar informações necessárias antes de tomar a decisão de compra. Eles buscam embasamento por meio de conhecimento para tomar a melhor escolha em meio a tantas opções.

Autoridade no mercado

Continuando o tópico anterior, o que é mais vantajoso que ser uma autoridade em um determinado assunto? Dar provas ao seu público que sua equipe domina o conhecimento necessário para ajudar em uma solução vai alavancar as vendas e criar relacionamentos mais fortes.

O Marketing de Conteúdo, já citado, é uma estratégia importante. Com ele, sua empresa é capaz de qualificar os leads gerados e criar uma jornada do cliente, fornecendo as informações necessárias, desde o conhecimento da marca até a decisão de compra.

Alcançar a autoridade no mercado representa ser uma referência, ocupar um posto importante diante das opções disponíveis. Não investir em Marketing Digital pode, além de não buscar a autoridade, colocar a sua empresa como mais uma entre tantas opções deixadas de lado. Então não faremos isso, combinado?

Otimização dos investimentos

Esse é outro tópico importante. Como avaliar se os seus investimentos estão dando o retorno esperado? Como identificar quais ações são mais efetivas e quais delas não estão correspondendo? Investir em Marketing Digital possibilita conhecer esses dados e mais: otimizá-los!

As estratégias no meio digital são totalmente mapeáveis, ou seja, é possível gerar relatórios de acompanhamento da eficácia das ações. Por exemplo: sua equipe deseja aumentar o engajamento do público com sua marca, investindo em publicações no Facebook. Dentro da plataforma, é possível obter os dados de engajamento e criar uma relação entre o investimento feito e o retorno obtido.

Outra técnica que não deve ser esquecida de forma alguma são os e-mails marketing. Segundo dados da Marketing Statistics da HubSpot, 54% dos gerentes de marketing ouvidos em uma pesquisa declararam que a principal estratégia para aumentar o engajamento do público é o e-mail marketing. Então, você tem que considerar e tomar essa técnica como prioridade.

O lançamento de e-mails deve ser feito de forma segmentada, obtendo, em um primeiro momento, dados dos clientes e enviando materiais relevantes para cada grupo. Assim, o envolvimento será maior e a chance de conversão também. Como você terá o número de e-mails enviados e o retorno gerado, você pode avaliar como essa estratégia está funcionando e otimizá-la, alterando conteúdos, melhorando a segmentação, entre outras ações.

Não investir em Marketing Digital significa limitar seu crescimento

Como vimos em nosso artigo, não investir em Marketing Digital pode representar o fracasso do seu empreendimento. Investir permite atrair mais clientes, aumentar as vendas, buscar reconhecimento da marca, posicionar-se como autoridade no mercado e ainda otimizar os seus investimentos.

Portanto, não há motivos para não investir em Marketing Digital se você busca expandir o negócio, crescer de forma saudável e estratégica e saber como andam os seus investimentos. Aplique essas ações para alcançar o sucesso!

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