Entenda a importância de um e-mail profissional para sua empresa

Rubens Netto

5 minutos de leitura

Texto publicado em 15 de setembro de 2016, atualizado posteriormente

Muitas pessoas não entendem o peso que um e-mail profissional tem na reputação de uma marca. Se você possui um negócio, saiba que o e-mail também faz parte da sua estratégia de marketing digital.

Isso porque a internet cria uma reputação da sua empresa on-line, e o envio de e-mails com o domínio da sua empresa fará com que você cresça no posicionamento das páginas. Ou seja, as chances das suas mensagens serem descartadas diminuem, pois elas não serão consideradas vírus ou spam para outros usuários.

Além disso, o e-mail corporativo é essencial para que o conhecimento da sua empresa não se perca quando um funcionário vai embora. Concentrar as informações em um mesmo local é indicado porque fica mais fácil controlar o conteúdo — pois o administrador das contas poderá verificar o que está sendo enviado.

Confira, neste post, os fatores mais importantes de se ter um email profissional para sua empresa e como vender mais usando essa ferramenta!

Benefícios de ter um e-mail corporativo

Aumenta a credibilidade da sua marca

Seus clientes precisam confiar em você e, para que isso aconteça, é indispensável ter um e-mail profissional. Imagine que você visite um cliente e se apresenta como membro de uma empresa. Entretanto, você entrega um cartão com seu e-mail pessoal.

É inevitável que ele, por mais que conheça sua marca e confie no seu trabalho, ache estranho você não ter um e-mail corporativo para realizar vendas ou trocar informações profissionais. A credibilidade da sua marca aumenta se todos da equipe possuírem e-mails com o domínio da empresa.

Crie uma assinatura personalizada

Ao criar seu e-mail profissional, é imprescindível criar uma assinatura para todos os funcionários da sua empresa. A assinatura ajuda a dar credibilidade, além de ser muito útil para criar uma boa imagem e reforçar a sua marca.

Você pode aproveitar para direcionar estrategicamente a pessoa que está recebendo esse e-mail para seguir a sua marca nas redes sociais, inscrever-se em uma newsletter ou, até mesmo, encontrar todos os seus contatos profissionais em um mesmo lugar. É um forte ponto para conversões e melhorar o seu relacionamento.

Existem várias ferramentas que criam a assinatura de forma fácil e rápida, como o Gerador de Assinatura de E-mails da Resultados Digitais.

A reputação da empresa está em jogo

Como já falamos acima, a internet possui um sistema que separa os endereços de e-mail em confiáveis ou não. Quando você e a sua equipe não trocam e-mails com seus endereços profissionais, as chances da sua reputação on-line ser baixa são enormes.

Por isso, um e-mail profissional, além de aumentar a credibilidade da marca, também evita que suas mensagens sejam consideradas spam ou vírus. O posicionamento da sua empresa no Google também melhora em função do uso do e-mail profissional.

Informações da empresa em um mesmo local

Você sabia que uma das principais preocupações de donos de empresas é que seu material se perca? Para evitar isso, é preciso investir em um e-mail profissional — para que os colaboradores deixem de usar seus endereços pessoais ou de plataformas gratuitas.

Quando um funcionário sai da empresa, muitas informações importantes acabam se perdendo no e-mail caso o endereço não seja profissional. Usando um e-mail corporativo, você terá em mãos um histórico, que poderá ser acessado sempre que possível para buscar contatos, negociações e outras informações relevantes.

O e-mail profissional é essencial para aumentar vendas

Para que você possa aumentar as suas vendas, é preciso entrar em contato com diversos fornecedores e potenciais clientes. Essa troca de e-mails é um passo importante para que você possa traçar suas estratégias de venda e identificar oportunidades.

Um e-mail profissional garante que as informações trocadas estejam em um local de fácil acesso, e você não depende de outras ferramentas para fechar um negócio.

Como vender usando e-mail marketing?

A partir do momento em que você já tem um e-mail profissional, pode começar a usá-lo a seu favor e conquistar mais vendas.

O e-mail é uma importante ferramenta em uma estratégia de Inbound Marketing, que consiste em atrair os clientes para a sua empresa. Para isso, é necessário ter um objetivo claro, montar uma estratégia assertiva, além de usar as ferramentas corretas. Segundo a pesquisa E-mail Marketing Trends 2018, cerca de 76% das empresas adotam essa estratégia em sua comunicação.

Separamos alguns dos benefícios do e-mail marketing e dicas de como implantá-lo, veja a seguir:

Gerar e nutrir potenciais clientes

Como dito anteriormente, o e-mail ajuda a estreitar laços com os clientes que conhecem a sua empresa e já fizeram negócio ela. Mas como manter a relação com as pessoas que ainda não são, mas têm potencial para serem clientes?

Chamamos de leads todas as pessoas que, de alguma forma, tem o perfil e potencial para virar um cliente. Eles se tornam leads qualificados quando demonstraram interesse no seu serviço, a famosa levantada de mão. Geralmente, os sites possuem algum tipo de formulário ou cadastro para a newsletter, que são pontos de conversão para qualificar os leads.

Dessa forma, você constrói uma base de pessoas interessadas no serviço ou produto que a sua empresa fornece e consegue manter um diálogo que facilite o entendimento e aumente o interesse dela. Com um e-mail profissional e um sistema de automação, é possível fazer uma comunicação baseada no funil de vendas e direcioná-los para o ponto que realmente importa: a venda.

Nós recomendamos o uso da ferramenta de automação da RD Station, adotada por 35,6% das empresas que utilizam e-mail para vendas. Nela, você consegue automatizar os e-mail no formato adequado, fazer as segmentações necessárias para cada público, além de ter menos trabalho agendando os disparos e organizando sua comunicação com base no momento em que cada lead se encontra.

Enteja sempre em contato

Reter clientes na empresa pode ser uma tarefa difícil dada as demandas do dia a dia. É preciso manter um diálogo frequente, para engajar e fidelizar as pessoas que já realizaram algum tipo de negócio.

Mas como fazer tudo isso de forma séria e profissional?

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais indicadas nesse quesito. Pois, além de passar seriedade, você consegue tornar o processo escalável com textos prontos para situações chave, como uma nova venda ou reforço de algum assunto para educar o seu cliente ou lead.

Promoção de eventos, produtos e serviços

Outro fator importante é que, com o uso de e-mail marketing, você consegue falar diretamente com quem já apresentou interesse em seu serviço, por ter uma base pré-estabelecida que vai ser construída com o tempo e entrada de novos contatos.

Assim, quando precisar fazer a promoção de algum serviço, consegue atingir seu público de forma massificada e assertiva, pois consegue analisar de perto métricas como recebimento dos e-mail, abertura e número de cliques. Da mesma, é possível estimular a recompra ou aumentar o tráfego para o seu site ou blog.

Existem várias funcionalidades que o e-mail proporciona para as empresas e negócios em geral, quando bem estruturado e planejado, partindo, obviamente, do uso de um e-mail corporativo. O ideal é ter uma equipe interna ou o suporte de uma agência especializada para a realização da estratégia.

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