Conheça todas as soluções do HubSpot Software

Cristiane Genoveva

Cristiane Genoveva

Publicitária por formação e curiosa por natureza. Gostos que vão de fisiculturismo ao reality de drag queen, do kpop ao heavy metal. Migrou da redação publicitária para a automação de marketing. Hoje faz parte do time de automação da Hubify.

6 minutos de leitura

Já imaginou a internet sem o Google? Pois então, assim seria o marketing sem a HubSpot software.

Agora pode parecer comum falar de Inbound Marketing, mas quando ainda era tudo mato na internet, os fundadores da HubSpot criaram, começaram a aplicar e, por consequência, popularizaram o Inbound Marketing em sua essência. 

Por causa do seu histórico e peso no nome, o fato de ser uma empresa norte-americana que cobra em dólar e da sua interface não tão amigável à primeira vista, há quem fuja do HubSpot.

Antes de seguirmos para a dissecação do software acho importante ressaltar os artigos que vamos usar enquanto falamos de HubSpot: a HubSpot é a empresa, enquanto o HubSpot é o software, ou melhor, é o conjunto de softwares criado pela empresa.

Sei que parece óbvio e que essa diferença por vezes nem importa, mas, ao longo do texto, isso poderá evitar alguma confusão, tudo bem?

Agora, pegue um chá, um café ou uma água e vamos nos aprofundar em todas as soluções que o HubSpot Software pode oferecer. Continue a leitura!

Na ponta dos cubos

A HubSpot disponibiliza produtos categorizados como softwares e, juntos, formam o hub de softwares que é o HubSpot. Esses produtos são:

Marketing Hub

É o produto mais utilizado e conhecido da HubSpot. Neste software estão as ferramentas necessárias para trabalhar com a obtenção de leads e convertê-los em clientes.

Sales Hub

Logo atrás do Marketing Hub, o Sales pode ser considerado o outro produto mais utilizado dentro do ecossistema do HubSpot software. Nele, as etapas do processo de vendas são organizadas e centralizadas com o objetivo de potencializar as vendas nas empresas. Uma maneira de ter ainda mais resultados positivos é alinhando o uso do Marketing e Sales Hub. E assim, quem sabe a empresa não desenvolve uma lógica de vendarketing?

Aproveitando que estamos falando de Vendarketing, que tal saber mais sobre o assunto? Assista o vídeo!

Service Hub

Encantar clientes transformando-os em promotores da sua empresa é uma tarefa complexa, ainda mais quando falamos de números elevados de clientes. E é pensando em resolver essa questão que o Service Hub está focado.

Esse produto possibilita a organização dos canais de suporte com o cliente, enquanto simplifica, expande e otimiza a comunicação com eles.

CMS Hub

Outra ponta do HubSpot software é o CMS Hub. Com esse produto ficou mais fácil e intuitivo construir um site seguro, eficiente e que supra as necessidades do seu negócio.

Operations Hub

Por último, mas não menos importante, temos o hub que possui como finalidade conectar, gerenciar e sincronizar dados dos clientes, além de também limpar a base de dados, organizar e automatizar os processos operacionais.

Ah, e vale ressaltar que a HubSpot ainda disponibiliza uma das melhores plataformas gratuitas de CRM!

Quer aprender mais sobre CRMs? Então, veja o vídeo a seguir!

Saindo da superfície do HubSpot Software

Acima comentei que o Marketing e Sales Hub são os queridinhos, então deixarei para apresentar as suas soluções por último.

Sendo assim, começaremos pelo Operations Hub. Acompanhe!

Operations Hub

Apesar de ter sido lançado a menos de um ano, esse hub une recursos importantíssimos que “amarra” e centraliza todos os dados dos clientes em um só lugar.

Na prática, isso significa que ações feitas fora do ecossistema nativo do HubSpot software, seja pelo time de marketing ou vendas, se integradas pelo Ops Hub serão atualizadas em tempo real.

Antes desse novo produto, a sincronização das informações geradas por times diferentes eram mais propícias a falhas de comunicação.

Mas o Ops Hub não se limita a unir os dados. De forma brilhante e automática, o software corrige propriedades, como a formatação de datas e nomes. Por exemplo, o lead escreveu o seu nome e e-mail em letras maiúsculas? Sem problemas. A ferramenta corrige isso formatando da forma correta.

Essa “simples” automatização livra algumas horas de trabalho da equipe em ficar corrigindo a base.

Ainda existem outros pontos importantes sobre o Operations Hub, se interessar pelos detalhes, é possível ler a documentação.

CMS Hub

Um desafio para muitas empresas é ter um próprio site e que seja funcional, saindo da lógica de “cartão de visitas virtual”. O CMS Hub dispõe de um conjunto de ferramentas para serem utilizadas na construção de sites.

Infográfico 5 itens e-mail marketing

Indo além da facilidade de montar o site com temas prontos combinado com a lógica de criação “arrastar e soltar”, os sites criados a partir desse hub não perdem em pontos como segurança, velocidade, manutenção e controle dos dados.

Uma outra prova da potência do CMS Hub são as recomendações de SEO que são disponibilizadas, garantindo que o site fique bem ranqueado nos motores de busca.

Também é possível criar até 5 versões de uma mesma página com o objetivo de testar e utilizar aquela que tiver o melhor desempenho.

O CMS Hub não é apenas mais um construtor de sites. Quer saber mais sobre esse hub? Então, leia a documentação.

Service Hub

As soluções do HubSpot software também se estendem para o atendimento ao cliente. Com o objetivo de facilitar a conexão entre empresa e clientes, utilizando o hub é capaz de deixar o atendimento ao cliente cada vez mais eficaz e ágil.

Com ferramentas como a de Conversas, Help Desk e Tickets é que o Service Hub dinamiza o processo de entrar em contato com o cliente, não deixando a equipe ou até mesmo o cliente reféns de um único canal. Além disso, com os Tickets é possível deixar a ordem de atendimentos mais clara e acompanhando o processo de cada conversa.

Os painéis de relatórios também são uma fonte poderosa para transformar os atendimentos. Já que neles é possível encontrar as principais solicitações de serviço, analisar o desempenho da equipe, etc.

Mas o Service Hub não se limita por aí, dá só uma olhada no que mais ele tem a oferecer.

Sales Hub

O grande trunfo de ter o Sales Hub é a economia de tempo que ele proporciona. Entre os seus recursos está a possibilidade de trabalhar com modelos de e-mail, rastrear o e-mail disparado para entender quando – ou se – o prospect abriu e até mesmo facilitar o agendamento de reuniões através do envio de um link com os horários disponíveis.

Ainda pensando nos e-mails, é possível criar automatizações próprias, configurando e-mails personalizados para converter mais prospects, acompanhar tarefas ou simplesmente para manter o nome da empresa fresca na memória do lead.

Outra parte essencial do sucesso do Sales Hub é o seu pipeline customizável. Com poucos clicks é possível deletar ou criar novos estágios no seu funil, mudar os status dos prospects e até criar múltiplos pipelines e trabalhar com eles de forma paralela.

Confira mais sobre o Sales Hub!

Marketing Hub

E-mail marketing, construção de landing pages, formulários, gerenciamento de campanhas, lead scoring, automação de marketing e muito mais! O HubSpot software não estaria completo sem o Marketing Hub.

Dentro das suas funcionalidades é possível extrair o melhor que a HubSpot oferece quando o assunto é atrair e converter leads. Dentro de e-mail marketing, por exemplo, é possível agendar o disparo de e-mail seguindo o fuso horário do cliente.

E já na automação, não é necessário esperar horas ou dias para disparar alguma ação. A opção “atrasar até o evento ocorrer” garante que o seu lead receberá um e-mail de confirmação assim que enviar o formulário de cadastro, por exemplo.

Estando com o Marketing Hub outras ferramentas de marketing, como de gestão de rede social, tornam-se quase que dispensáveis. Já que dentro do HubSpot também é possível monitorar menções e realizar o agendamento de postagens no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Dá só uma olhada nas outras possibilidades ao usar o Marketing Hub!

A Central de Conhecimento 

Quem tem alguma dúvida ou dificuldade com o HubSpot software não fica desamparado. Além do suporte que também é oferecido em português, a ferramenta conta com uma gigantesca base de artigos sobre suas ferramentas.

E caso não encontre no artigo oficial do HubSpot a solução do seu problema, não há necessidade de ficar preocupado. Por ser uma ferramenta global, a comunidade de usuários que utilizam o HubSpot é extremamente presente online.

Então, é possível encontrar alguém que já teve a mesma dúvida que a sua e foi respondido na Community do HubSpot, em fóruns, site de terceiros ou até mesmo no Reddit.

Como vimos ao longo deste texto, a HubSpot construiu softwares e produtos ideais para diversas frentes de trabalho dentro da esfera do marketing digital.

Sabe aquela história que nós usamos apenas 10% da nossa capacidade cerebral? Então, isso é fake. Porém, quando o assunto é o quanto o HubSpot é utilizado, isso não fica tão longe da realidade.

Isso porque é comum empresas focarem nos softwares queridinhos e ainda não explorarem todas as suas ferramentas. Para quem não conhece o HubSpot software e deseja utilizá-lo, a dica é ir mexendo na ferramenta, consultar a central do conhecimento e ainda aproveitar os cursos oferecidos pela empresa.

Por isso, quando estiver à procura de uma ferramenta de marketing para o seu negócio, o HubSpot software poderá ser sim uma grata surpresa.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e receber em primeira mão todas as novidades do marketing digital.

Ouça nosso Podcast!

Posts Relacionados