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7 ensinamentos poderosos de marketing digital do RD Summit 2017 que você só verá aqui!

10 minutos de leitura

Olá, tudo bem? Espero que sim! Recentemente eu, Marcio, acompanhado de algumas pessoas da equipe da Hubify – Marketing Digital de Resultados, participei do maior evento de marketing digital do Brasil, o RD Summit 2017. Se você esteve presente no evento com certeza pode conferir algumas dicas inéditas, incríveis e extremamente aplicáveis em suas estratégias de marketing digital. Mas para você que não esteve, resolvi separar as mais fod*s (digo, as mais poderosas) para replicar em seu negócio.

Está pronto? Então apertem os cintos, se prepare para a turbulência de conhecimento e boa leitura!

“Dica: pegue um caderninho e anote todas as suas ideias e insights”.

1. Sales is simple

Antes de entrar no contexto das vendas, eu pedi para você pegar um caderninho e anotar todas as suas ideias pois, segundo o Jacco VanderKooij, primeiro palestrante do Rd Summit 2017, pessoas bem sucedidas anotam tudo!

Voltando ao assunto, de fato o que ele falou me tocou e eu comecei a reparar nisso. Por exemplo, o Flávio Augusto (um dos maiores empresários brasileiros) anda sempre com sua agenda em mãos, assim como Erico Rocha, do qual tive oportunidade de conhecer pessoalmente. E o exemplo mais engraçado de todos, na trama Narcos (série do Netflix), o personagem principal, Pablo Escobar, anotava todas as suas ideias, assim como na vida real (e não por acaso ele geriu uma “empresa clandestina” que lucrou acima de tudo o que era conhecido até a década de 90 e foi capa da Forbes).

Voltando as vendas, o que Pablo Escobar, Flávio Augusto e Erico Rocha têm em comum? Focam em uma dor e/ou oportunidade, simplificam o caminho até ela e são agressivos nas vendas!

Sales is simple! Vender é simples (as vezes a gente que complica).

Tendo foco em uma oportunidade, tendo objetividade no processo e atendendo a dor do público-alvo a venda ocorre sem maiores complicações! E a dica principal do Jacco foi: seja tão bom em seu processo de venda que você não será ignorado! Ou seja, tudo parte do princípio de:

oportunidade > comunicação > execução

2. Inbound é para GERAR VENDAS

Muitos profissionais levam ao pé da letra o input de que “outound marketing é para vender, inbound marketing é para atrair e entreter”. Sim, de fato isso faz sentido, mas não se esqueça de que cada centavo investido do seu cliente deve, no fim, GERAR VENDAS!

Não acredita? Veja a explicação abaixo!

Você acha que a Red Bull patrocina eventos e produz materiais, vídeos, documentários apenas para divertir o seu público consumidor? NÃO! O foco deles é que você viva o life style Red Bull e consuma ainda mais produtos!

Ok, de fato isso faz sentido, mas como aplicar no meu dia a dia? Infelizmente nosso mercado não possui fórmulas de ciências exatas, mas eu separei um case incrível que pode te inspirar!

Uma empresa europeia criou uma plataforma online para unir casais brigados.

A pergunta é: quem se beneficiaria com essa plataforma? Terapeutas de casais? Promotores de viagens (para segunda lua de mel)? Fabricantes de camisinhas e/ou métodos contraceptivos (já que casais separados não fazem sexo)? Errado!

No RD Summit 2017 eu descobri que: Uma empresa europeia de comida de bebê criou essa plataforma online, além de materiais focados nesse público em seu blog. Por qual motivo? Simples, casais separados não transam nem têm mais bebês. Já casais reconciliados transam, têm mais bebês e, consequentemente, compram mais comidas para bebês. Incrível, não é?

Eles enxergaram um gap no topo da cadeia de consumo deles e, literalmente, estão produzindo mais leads do zero no intuito de converter no futuro. Agora imagine você enxergar gaps assim em seu negócio e estimular vendas?

Não é impossível, a Michelin fez isso no início do século XX, por meio do seu guia de viagem para pessoas usarem seus carros e gastarem pneus!

Eu plantei a sementinha, agora é com você!

2.1. Comece inbound marketing

Segundo alguns estudos e dados apresentados por palestrantes como Flavia Gamonar e Vitor Peçanha, cerca de 60% das pessoas entram em contato com sua empresa com a decisão de compra tomada e estão apenas refletindo de quem comprar, de você ou dos seus concorrentes.

Outro dado interessante: apenas 3% dos seus possíveis compradores estão realmente prontos para comprar de você.

Ou seja, devemos focar esforços em inbound marketing para que as pessoas entrem em contato com nossa empresa vendo ela como referência e autoridade e para ajudar 97% dos possíveis compradores que não estão prontos para nos contratar a chegar ao momento de compra.

3. Dados CHOCANTES sobre Google Adwords no RD Summit 2017!

Eu já assisti duas palestras do Leandro Martinez, além de manter contato frequente com ele via Facebook e grupos de discussão em redes sociais. Portanto, sei do potencial dele e posso garantir para você: ele é O MAIOR PROFISSIONAL DE GOOGLE ADWORDS DO BRASIL. E não por menos, sua palestra foi chocante (em pontos bons e ruins).

Para facilitar sua leitura, eu vou separar os pontos bons e ruins em tópicos abaixo.

Pontos bons:

  • Dica 1: Não invista mais que seu concorrente, veja onde ele erra e otimize ali. Além de buscar regiões onde ele não é forte, para gerar oportunidades ali;
  • Dica 2: Fazer anúncios sem palavras-chave não prejudica sua campanha! Isso é uma boa prática, mas não regra;
  • Dica 3: Entre 53% e 93% das conversões ocorrem em campanhas com palavras-chave ligadas ao institucional das empresas;
  • Dica 4: O público semelhante do Google Adwords foi liberado para Rede de Pesquisa;
  • Dica 5: Não invista mais em sua campanha, invista primeiro em CRO – otimização das taxas de cliques;
  • Dica 6: Faça campanhas de acordo com etapas do funil;
  • Dica 7: Nunca análise apenas a conversão ou qualquer outra métrica isolada, faça uso conjunto de dados da sua campanha.

Pontos ruins:

  • Dobrar investimento não significa dobrar resultados (na maioria das vezes isso não acontece);
  • Estar acima da média no índice de palavras-chave não representa economia. Sua campanha só gasta menos da posição 7 em diante;
  • Os dados revelados pelo Google para avaliar o índice de qualidade é apenas a ponta do iceberg. O sistema avalia centenas de itens que não são abertos para nós!
  • Extensões de anúncio não melhoram índice de qualidade, apenas ajudam na posição pois podem gerar mais cliques;
  • Obrigatoriamente busque a posição 1 e 2 nos leilões, pois abaixo disso os cliques diminuem muito;
  • Correspondência exata não é tão exata assim.

São muitos tópicos e, são tópicos muito técnicos. Mas para resumir, o índice de qualidade é importantíssimo, contudo, se sua campanha gera conversão mesmo com esse índice baixo, não se preocupe tanto.

Além disso, a palavra-chave não precisa estar em literalmente tudo, isso é uma boa prática mas não regra. Lembre-se da premissa de que o Google é um buscador de respostas e, se sua campanha leva alguém a uma resposta, sua campanha será boa!

3.1. O dado mais chocante

Sabe aquela versão beta do Google Adwords? Aquela mesmo que pouca gente usa, muitos reclamam e ainda não sabem usar? SIM, ELA É DEFINITIVA! Então, corre, acostume-se e use ela todos os dias a partir de agora!

4. A era dos dados

Ainda falando de Leandro Martinez, ele afirma que “nada funciona sozinho em marketing digital, tudo depende de testes e automações”. Além disso, André Siqueira apresentou uma premissa do Growth Hacking muito bacana: “se apenas dados e informações fossem a resposta, todos nós seríamos ricos, lindos, com abdômen trincado e saúde perfeita”.

Bem, de fato estamos na era dos dados e as informações certas geram lucros absurdos. Mas não devemos ficar presos somente nisso, pois temos acesso a milhões de informações todos os dias e, nem sempre isso é positivo.

Devemos testar, testar, testar e testar, para somente assim avaliar se aquele dado, aquela variável ou até mesmo aquela intuição estava certa! Isso eu senti nítido em todas as palestras e levarei para vida!

5. Fábio Ricotta, um show a parte no RD Summit 2017

Você conhece o Fábio Ricotta? Ele é fundador e CEO da Agência Mestre, a agência do ano no RD Summit 2017, e sua palestra no evento foi sensacional. Não por acaso sua agência foi a melhor do mercado na temporada, pois eles implementam técnicas inéditas no mercado e durante sua presença no palco ele compartilhou algumas conosco.

1. Otimização de atenção

Sua campanha (outbound ou inbound) pode ser ótima e gerar muito tráfego, seu produto ou serviço excelente, mas o que dita a conversão é o tempo em que o usuário fica em seu site! Tendo isso em vista, o Fábio criou uma técnica de otimização de atenção nas páginas dos seus clientes.

Primeiro você avalia o tempo médio gasto pelo usuário em seu site, depois, trabalha em todas as páginas que estão abaixo desse tempo. Para isso você pode aplicar técnicas de SEO, CRO, testes A/B, enfim, tudo o que pode melhorar o engajamento do seu conteúdo com o público.

2. Use vídeos

Os vídeos engajam muito bem em multiplataformas e é um conteúdo riquíssimo que pode ser adaptado para diversas mídias, como podcasts, slides ou blog posts. Então use em massa ou, se já usa, otimize cada vez mais!

3. Remarketing a partir dos vídeos

Um dos públicos (quiçá o mais) engajados que você pode desejar são os espectadores dos seus vídeos. Por isso, uma excelente tática para remarketing é anunciar para quem já assistiu seus conteúdos, pois eles são excelentes disseminadores.

Além disso, descubra quem compartilha seus posts e invista neles, pois são verdadeiros advogados da marca e com certeza estão propensos a comprar algo de você.

4. Chatbots

Fabio Ricotta, Edney Souza, Avinash Kaushik e tantos outros palestrantes reforçaram que os próximos passos do marketing digital estarão atrelados a chatbots, BI e outras inovações. E você pode começar de maneira simples, implementando nutrição de leads com bots!

5. Posição zero do Google

Acima da posição 1 em SEO e, muitas vezes, em páginas que não aparecem anúncios, encontra-se a posição zero do Google, a chamada featured snippet, um quadro de respostas para perguntas que pode posicionar sua empresa como influenciadora direto no buscador.

Para alcançar esse resultado você precisa de diversas técnicas focadas aqui e, como sugestão, indicamos você começar seu artigo “respondendo uma pergunta em no máximo 100 caracteres” e dissertando sobre no decorrer do texto.

6. Sujan Patel

Eu sou corinthiano, nascido em 1994. A seleção brasileira mais marcante para mim foi a de 2002 e, não por acaso, o Ronaldo Fenômeno é o meu maior ídolo do futebol. E quando eu comecei a trabalhar com marketing digital eu era redator e, como referência profissional, sempre segui Sujan Patel. Ver ele palestrar de perto foi incrível, basicamente a mesma sensação de quando eu vi o Ronaldo no Pacaembu, em um domingo, marcando gol contra o Atlético Paranaense. Para ilustrar melhor, separei algumas dicas incríveis dele!

  • Conteúdo serve para todas as etapas do funil, portanto pesquise sobre o que seu consumidor quer saber e adapte para avançar ele pelo processo de vendas;
  • Se quiser ter sucesso em marketing de conteúdo, seja melhor que seu concorrente com CONTEÚDOS ÉPICOS;
  • Não fale de você sempre. Só fale da sua empresa durante o pit, no fundo do funil;
  • Faça perguntas sobre seu conteúdo para o público.

7. Facebook Ads (de longe o mais proveitoso)

Eu concentrei meus esforços em assistir palestras de mídia (Google Adwords, LinkedIn Ads e Facebook Ads), além de conteúdo. E posso garantir que as dicas mais proveitosas dos três dias, na minha opinião, foram as relacionadas ao Facebook Ads.

A começar pela Camila Porto que chocou todo mundo ao dizer que gerencia uma verba de 1 milhão de reais em apenas 3 campanhas! Incrível, não é? Isso bate na tecla do primeiro ensinamento: sales is simple.

Ela concentra sua verba em:

1 - Descobrir qual é o conteúdo mais popular para atrair;
2 - Descobrir qual é a segmentação e/ou público mais forte para converter;
3 - Unir esforços e converter em larga escala.

Ou seja, topo, meio e fundo de funil. Sendo que, ela afirmou que 99% das pessoas não entra no Facebook para comprar, então por que vender?

Sua estratégia concentra-se em atrair novas pessoas de maneira cada vez mais barata e efetiva, além de nutrir gastando MUITO POUCO os leads já captados para, no momento certo, fazer seu pit e gerar conversão. Resumindo, 1 milhão de reais gastos de maneira simples, inteligente e efetiva!

Outro gigante de mídia que falou muito sobre Facebook Ads foi o Fabio Prado! Em sua palestra ele deu algumas dicas do que devemos fazer para gerenciar uma campanha com qualidade:

  • Dica 1: Concentre-se no máximo de vendas com o mínimo de verba;
  • Dica 2: Use um mapa de empatia para conhecer seu público;
  • Dica 3: Defina KPI – indicador-chave de desempenho;
  • Dica 4: Use a ferramenta informação de público;
  • Dica 5: Tenha uma campanha de exposição e, para quem engajar com essa, tenha uma campanha de conversão;
  • Dica 6: Limite ao máximo seu público (mesmo perdendo em quantidade e preço, você ganha em qualidade);
  • Dica 7: Sempre confira os anúncios antes de subir uma campanha nova;
  • Dica 8: Ao fazer testes A/B use sempre uma variável por teste, para no mínimo 500 pessoas;
  • Dica 9: Teste o lance manual versus o lance automático;
  • Dica 10: Use sempre emojis.

Essas são as dicas mais  relevantes que podem ser aplicadas facilmente em seu negócio. Em breve farei outros artigos sobre evolução profissional e também Google Adwords, com conteúdos do RD Summit 2017! Gostou? Compartilhe em suas redes sociais e inscreva-se em nossa newsletter para ser o primeiro a receber isso!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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