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Manutenção em sites: entenda a importância do suporte

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Foi-se o tempo em que ter uma página online era garantia de visibilidade e, por consequência, vendas. Agora, o diferencial competitivo é medido pela dinâmica da manutenção em sites e atualizações que impactam diretamente no resultado das buscas no Google. Estar na internet não adianta nada se sua empresa não é encontrada quando precisam dela.

Nesse contexto, a atualização do site, sua otimização conta muito na experiência do cliente. A manutenção em sites não é, meramente, uma atividade isolada e pontual, mas algo essencial para o sucesso de qualquer negócio.

E, na correria do dia a dia, fica bem mais complicado verificar e analisar pendências, não é mesmo? Por isso, o suporte é a solução adequada para deixar tudo em seu devido lugar, pois os especialistas sempre sabem o que fazer e estão dedicados a essa atividade.

A fim de evitar contratempos desnecessários, neste artigo, daremos alguns motivos para você pensar um pouco sobre o suporte e a manutenção do seu site. Vamos lá?

Alinha seu site com as exigências do consumidor

Só no Brasil, 93% das pessoas utilizam dispositivos móveis para navegar na internet. O aumento do uso de smartphones e tablets tem impulsionado a necessidade de criar um ambiente cada vez mais responsivo e atraente para os usuários.

Além disso, hoje, quase 50% dos consumidores brasileiros não abrem mão de pesquisar online, antes de comprar qualquer produto ou serviço.

Aí você pode se perguntar: o que isso tem a ver com manutenção em sites? Muita coisa, uma vez que a informação desatualizada ou sistema não compatível com a demanda atual pode interferir no resultado final. Isto é, a taxa de conversão acaba sofrendo com os impactos negativos, devido a um deslize como esse.

Ou seja, é o tipo de coisa que não dá para adiar, porque os processos no cenário virtual mudam rapidamente, porque ninguém quer ver a mesma coisa sempre. Portanto, o que funciona muito bem hoje, tende a se tornar obsoleto em pouco tempo.

Leia também: A importância da usabilidade do site para gerar resultados

Aumenta o fluxo de visitantes

Vivemos um momento em que a experiência do usuário conta pontos em diversos aspectos, sobretudo, no ranking do Google. Nesse caso, se a sua página é estruturada como dita os algoritmos, a chance de ela ser clicada aumenta significativamente.

E você há de convir que, com tantas ofertas, não é tão simples chamar a atenção das pessoas na rede, sendo assim, ter uma plataforma atualizada é a saída estratégica para atraí-las. Afinal de contas, na maior parte das vezes, são as novidades que movem os interesses online.

Um site lento, com informações desatualizadas, imagens de baixa qualidade, sem design atraente, incompatível com as telas dos dispositivos móveis, entre outros detalhes, só afasta os olhares interessados. Em questão de segundos, deixa-se de fechar vendas por conta desses entraves prejudiciais.

Por outro lado, se você reformula o que é preciso, a chance de aumentar o tráfego, gerar leads qualificados e fidelizar os clientes melhora consideravelmente.

Beneficia a indexação

Os algoritmos dos buscadores estão mais exigentes. Hoje em dia, para aparecer na busca orgânica do Google, é preciso bem mais do que simplesmente criar um site, porque o sistema tem levado em conta a relevância do conteúdo apresentado.

Ou seja, a informação regular e atual ajuda a estreitar os laços com o público e, consequentemente, gera uma série de benefícios, como o aumento na taxa de conversão. Portanto, não deixe a sua página parada, desatualizada ou com dados incorretos.

Leia também: O que a Hubify faz para deixar o seu site na primeira página do Google

Gera credibilidade

O comportamento do consumidor foi alterado com o advento da internet. Hoje, a decisão de compra é baseada por outros motivos. Entenda que o cliente contemporâneo é mais exigente e imediatista.

Pense naquela pessoa que curtiu o fato de a sua empresa oferecer o produto ou o serviço de que ela precisa, mas que ficou frustrada ao descobrir informações incompatíveis com a realidade.

Que situação chata, não é mesmo? Para a reputação da marca, isso não é interessante, porque soa como desleixo e promove uma má impressão. Então, ter um endereço online e não cuidar das informações passadas lá não é a melhor estratégia de quem pensa em aumentar as vendas.

Mas, a empresa que conta com um suporte e realiza a manutenção de seu site, certamente, passa longe desses imprevistos, porque, ao navegar, o cliente encontra o que precisa, no momento oportuno.

No fim das contas, o cuidado de manter a casa em ordem resulta em conversão de vendas, fidelização do cliente e evangelização da marca. Isto é, um site atualizado também ajuda a estruturar o diferencial competitivo.

Favorece a competição justa

No início, quando quase ninguém sabia lidar com a internet, era mais fácil galgar um crescimento em ritmo acelerado, afinal, muita gente estava perdida — não entendia a funcionalidade da ferramenta.

Mas, os tempos são outros. Na atualidade, até mesmo as crianças utilizam dispositivos para ter acesso à rede. Por isso, ingressar em um mercado tão competitivo requer estratégia.

Hoje, somos mais de 100 milhões de brasileiros com acesso à internet. Isso nos faz crer que o índice de competitividade pela atenção dos usuários é extremo, pois, boa parte das pessoas visa uma fatia desse mercado.

A todo instante somos bombardeados pelo excesso de informação, então, a manutenção em sites é uma das formas de trazer o holofote para o seu negócio.

Ter um suporte desse tipo coloca a sua empresa em pé de igualdade com a concorrência, porque, se você leva em conta a experiência do consumidor na sua página, está no caminho certo, rumo ao sucesso.

Melhora a taxa de conversão

No fim das contas, o objetivo final de qualquer empresa é a venda, porque é isso que faz a máquina girar. No entanto, há uma série de processos pelo caminho, até chegar às vias de fato.

Quando o visitante acessa um site informativo, rápido, com design responsivo, sem distrações, de qualidade, é bem mais fácil ele se convencer de que vale a pena ir até o final, porque todo o caminho já foi preparado adequadamente. Por isso, o auxílio de um suporte é tão importante, pois ajuda você a não perder dinheiro.

Controlar a passagem do tempo virtual é um grande desafio, porque, em geral, aquilo que é novidade hoje, possivelmente, não será amanhã. E com as demandas do dia a dia fica ainda mais complicado dar conta do recado.

Nesse sentido, a manutenção em sites é a estratégia essencial para nos mantermos no jogo, em que ganha o mais rápido e não mais forte.

Viu como é importante garantir a atualização da plataforma? Percebeu o quanto a sua empresa pode ganhar com isso? Então, aproveite para ficar por dentro de outros conteúdos interessantes, assine a nossa newsletter!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
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