Blog 8D Hubify

6 Dicas para sua empresa lucrar mais

5 minutos de leitura

Pois é, essa é a pergunta de ouro, aquela que dez de cada dez empresários querem saber a resposta, não é mesmo? E a boa notícia é que existe uma resposta e eu vou dividir com você 6 dicas para aumentar seus lucros.

Foque no que é importante (Princípio de Pareto - A lei do 80/20)

Você já ouviu falar no Princípio de Pareto? Ele basicamente define, de forma empírica, que 20% das atividades impactam em 80% dos resultados.

Portanto, para ter uma empresa mais lucrativa, reflita quais são as pequenas atividades que mais impactam no resultado da sua empresa e foque nelas, como as de BI, tenho certeza que você irá se surpreender com o resultado.

Sua empresa precisa ter um objetivo bem definido

No fim do ano passado eu e meu sócio, Caio Sigaki, notamos que havíamos triplicado nossa base de clientes e aumentado nosso time (funcionários e franqueados), mas tudo ocorreu de forma tão rápida que nem notamos que não estávamos aproveitando da melhor forma possível esse crescimento.

Foi quando o Caio assistiu a palestra TED “Comece com um porquê”, de Simon Sinek e percebeu que o objetivo do Elefante Verde não estava tão claro. Sem um “por que” bem definido, cada um corre para um lado e pior, você perde a oportunidade de atrair para sua empresa funcionários, franqueados e clientes que de fato tenham afinidade com o objetivo da sua empresa.

Por exemplo, quando a Apple define que seu objetivo é desafiar o status quo das coisas e não apenas “vender computadores”, a empresa atrai as melhores mentes para sua equipe e clientes que não ligam para preço, tudo isso por conta da afinidade que sentem com o objeto da marca e querem desafiar o status quo das coisas.

Fascinados pelo tema, nós fizemos um grupo de estudos do livro “Por quê” do Simon Sinek, definimos que o objetivo do Elefante Verde é Democratizar o Marketing Digital e como em um “passe de mágica”, nossos resultados começaram a melhorar na medida em que as pessoas começaram a se identificar com o nosso objetivo.

Defina a cultura da sua empresa

Fato é que estávamos tão empolgados com o que aprendemos com o livro “Por quê” que decidimos criar e documentar nossa cultura e definimos os sete valores que a partir de então deveriam guiar nossas ações e decisões:

#TimeAAA

#Excelência

#Accountability

#DataDriven

#Lealdade

#Sucesso360

#Meritocracia

Ok, mas como uma cultura bem definida pode ajudar uma empresa a lucrar mais?

Segundo a Endeavor, “a cultura organizacional é responsável por reunir hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa”. Traduzindo em termos práticos (rs), a cultura de uma empresa tem o poder de mostrar como ela atua, como ela vai buscar os resultados que almeja.

Já no processo de definição dos valores que fariam parte da nossa Cultura já sentimos resultados na medida em que íamos definindo como gostaríamos que nossa empresa se comportasse e, tão importante quanto, como não gostaríamos que nossa empresa agisse.

Atualmente, toda vez que surgem dúvidas de qual caminho seguir para alcançar nosso objetivo de Democratizar o Marketing Digital, nós buscamos a resposta em nossa Cultura e com isso produzimos resultados mais consistentes, duradouros e alinhados com a postura que buscamos para nossa empresa.

Tenha um Time AAA

Não é a toa que o primeiro valor ou regra da Cultura Elefante Verde é ter um Time AAA, ou seja, ter os melhores cérebros reunidos para atingirmos o nosso objetivo de Democratizar o Marketing Digital.

Nós, empreendedores, precisamos de pessoas que pensem como nós, que enxerguem o negócio como nós enxergamos, que atuem de forma que apenas nos informem e nos posicionem sobre suas decisões e não nos perguntem o tempo todo o que fazer. Isso nos dá tempo livre para pensar em questões estratégicas para a empresa, além de ter um pouco de tempo livre para o nosso lado pessoal.

São as pessoas que fazem uma empresa, logo é a qualidade delas que gera mais ou menos resultado, simples assim.

Como gosta de dizer Jorge Paulo Lemann, “Gente é algo que o dono tem que estar envolvido, é algo tão importante quanto vender ou produzir barato”. Por que será que um dos empresários mais bem-sucedidos do mundo dá tanta importância para a contratação de pessoas? Porque aumenta o lucro da empresa!

Saiba delegar

Recentemente eu assisti um vídeo muito legal postado no canal do especialista em mente empreendedora Luiz Fernando Garcia: Aprenda a delegar para não gerar dependência.

Ora, como eu disse no tópico anterior, contratar e desenvolver um TimeAAA é primordial para minha empresas lucrar mais. Todavia, para que contratar as melhores mentes se você não der autonomia para que sua equipe brilhe?

Outro dia ouvi de um gestor que trabalha no Google a seguinte frase: “não faz sentido contratarmos as melhores pessoas e depois controlarmos sua atuação. Partimos da premissa que contratamos a melhor pessoa para aquela área, então ninguém melhor do que ela para saber como gerar o melhor resultado possível”.

Delegar pode ser difícil, afinal de contas o empreendedor fica com receio de que outras pessoas farão tão bem quanto ele e isso só atrapalha a empresa, isso porque o empresário fica sobrecarregado e sua equipe jamais brilhará com todo seu potencial.

Contrate as melhores pessoas, tenha uma cultura forte para guiar sua atuação e saiba delegar para que você possa focar em questões mais estratégicas. Tudo isso com certeza irá tornar sua empresa mais lucrativa.

Atualize seu conhecimento, sempre!

Tudo o que eu e os meus sócios compartilhamos em nossos artigos e vídeos , nós aprendemos com alguém, aplicamos em nossas vidas, em nossa empresa e colhemos bons frutos.

Você viu o aconteceu depois que o Caio assistiu a palestra TED do Simon Sinek? Quanto nossa empresa ganhou ao ter uma cultura bem definida, a importância de se reconhecer que a equipe é o bem mais valioso para uma empresa e que se você não souber delegar, sua equipe jamais atuará com todo seu potencial?

Pois é, tudo isso só foi possível porque eu e meus sócios reconhecemos que sempre podemos aprender mais, e como resultado dessa conclusão, sempre buscamos novos conhecimentos e com isso nossa empresa de amanhã sempre será melhor do que a nossa empresa de hoje, e nossa empresa de hoje certamente é melhor do que era no passado.

Gostou desse artigo? Deixei seu comentário abaixo e compartilhe!

Fabio Duran
Sócio da Agência Hubify | Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP | Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da 8D Hubify, Top1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022 de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.
Buscar por