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O poder do atendimento digital para aumentar conversões em funis de vendas

5 minutos de leitura

Conheça as ferramentas que podem colocar sua empresa no mais alto padrão em atendimento digital

A Transformação Digital provocou diversas mudanças, entre elas, nos padrões de consumo. De acordo com uma análise do primeiro semestre de 2018, da Nielsen, as vendas em e-commerce tiveram crescimento de 12,1% - em um período de instabilidade econômica onde a tendência para o mercado era de baixa.

O atendimento digital e as vendas online se tornaram ainda mais importantes. É inegável que as vendas online estão crescendo e mesmo quando uma empresa não precisa vender na internet, o cliente continua lá. Sua jornada de compra passa por meios digitais, seja quando faz uma pesquisa no Google sobre determinado produto ou quando procura avaliações de uma marca na sua página no Facebook.

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Por que o atendimento digital é importante?

Assim, surge a necessidade de trabalhar o atendimento digital durante a jornada de compra do cliente. Essa jornada é longa e possui diversas etapas, apesar disso, os consumidores estão cada vez mais apressados. Eles querem ser tratados de forma humanizada e personalizada, ao mesmo tempo que desejam encontrar as soluções para seus problemas com dois cliques ou menos.

Será que é possível acompanhar essa tendência? Sim, caprichando - e muito - no atendimento. O consumidor atual quer ter as respostas que precisa de um jeito fácil e a qualquer momento.

Infelizmente, a maioria das empresas no mercado não tem pessoal ou capital para oferecer atendimento 24h, seja online ou telefônico. Então, o que fazer?

Simples! Basta apostar no atendimento digital e suas diversas ferramentas de automação. Como você verá nesse artigo, elas podem ajudar a vender e a fidelizar o cliente.

Atendimento digital em cada etapa do funil

Graças ao uso da internet, os consumidores são bombardeados com anúncios e ofertas de todos os lados. Desde o momento em que começa a identificar sua necessidade, até a hora da decisão de compra, seu cliente é abordado por diversas empresas.

Por isso, pode ser bastante difícil manter a atenção dele durante toda a jornada de compra. Sabe qual é a solução? Aproveitar as vantagens do atendimento digital em cada etapa para proporcionar a melhor experiência ao usuário.

Topo de funil

Inicialmente seu cliente não está tão certo do problema. Por isso, ele pesquisa bastante sobre o problema e assuntos relacionados. Nesse momento, você pode aproveitar soluções, como newsletters e automação de e-mail.

No topo do funil, a pessoa está muito interessada em conteúdo relevante. Assim, ela provavelmente se beneficiará de newsletters e outras formas que a ajudam a obter informações. Aproveite para capturar a atenção do lead usando a automação de e-mail.

Meio de funil

Seu cliente pesquisou bastante e sabe que precisa do seu produto. Ótimo, mas, agora, você tem um problema, a concorrência é grande e, graças ao Google e a outras ferramentas de pesquisa, fácil de achar.

Depois de uma rápida pesquisa, seu cliente sabe quais empresas provavelmente conseguem atender suas necessidades. De acordo com uma pesquisa com 500 mulheres, 71% das compradoras consideram que avaliações online são importantes antes da compra.

Ou seja, boa parte dos consumidores faz uma pesquisa detalhada antes mesmo de entrar em contato com sua empresa. Quando ele finalmente chegar no seu site pronto para ser atendido, a experiência fará a diferença.

Fim de funil

Um pouco antes da compra, o atendimento digital é extremamente importante. Primeiramente, o público atual espera respostas rápidas e eficientes para suas dúvidas e problemas. Dessa maneira, uma empresa que tem como únicas formas de contato um formulário no site e o atendimento telefônico deve perder clientes.

A demora para um atendente receber o e-mail e respondê-lo, incomoda o consumidor, que para não ficar distante da sua solução, recorre ao concorrente. O atendimento no meio online precisa ser rápido e é aí que as ferramentas de automação ganham relevância.

Os Chatbots, por exemplo, conseguem resolver boa parte das principais dúvidas do cliente de forma simples e rápida. Ele não precisa esperar para fazer contato com um atendente humano ou gastar vários minutos para conseguir atendimento telefônico. A praticidade proporciona melhor experiência do usuário e ajuda sua empresa a fidelizá-los.

Ferramentas de atendimento digital para vendas

As ferramentas podem e devem ser usadas durante toda a jornada do cliente. Existem diversos recursos úteis para todos os tipos e portes de empresas. Mesmo que seu negócio seja de pequeno porte, não é mais possível oferecer tudo que o cliente precisa sem atender no meio online.

Uma clínica, por exemplo, pode aproveitar os chatbots para fazer agendamentos automáticos e ajudar o cliente a comprar. Sabe o que isso significa? Economia de tempo para o atendente e o cliente. Quanto mais veloz for a solução oferecida pelo atendimento digital, mais satisfeito o cliente ficará.

O iFood, por exemplo, usa bots para pegar o pedido dos clientes. Ele obtém dados, como o endereço do usuário para mostrar os restaurantes próximos e seguir com o atendimento. Alguém que está com fome e quer comida rápida certamente ficará muito satisfeito ao fazer o pedido de forma tão simples.

Eles também podem ser usados em diversos aplicativos, como Messenger, Skype e Instagram para resolver certas demandas, rapidamente, e fazer vendas sem exigir interferência humana.

Atendimento digital no pós-venda

Depois de conseguir vender usando o atendimento digital, chegou a hora de aproveitá-lo no pós-venda. Ferramentas, como os chatforms, podem ser utilizadas para entender melhor a satisfação do usuário.

Os chatforms são bastante simples. Eles realizam uma conversa com seu cliente por mensagem para conseguir as informações desejadas. É uma forma prática e eficiente de substituir as ligações de satisfação. Considerando que muitos clientes preferem ser atendidos por mensagem, isso ajuda muito a experiência com seu negócio.

Os bots também conseguem ajudar ao tirar dúvidas e resolver problemas dos usuários. Muitas empresas gastam bastante tempo dos atendentes humanos resolvendo problemas simples. Quando o bot é programado para tirar essas dúvidas, o atendente humano fica livre para lidar com as dificuldades mais complexas.

Como resultado, sua equipe consegue ter mais tempo livre e diminuir significativamente o tempo de espera no atendimento, deixando os níveis de satisfação muito mais altos.

O atendimento digital possui diversas ferramentas que complementam a jornada de compra do cliente desde o início. Com sua ajuda, um negócio consegue melhorar a experiência do usuário, aumentando as vendas. A tendência é que esse tipo de atendimento se torne mais e mais comum. A sua empresa não pode ficar para trás!

Esse artigo foi escrito pela empresa Huggy.

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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