Cases 8D Hubify

Melhoramos em 557% o ROI de Marketing da Voke

3 minutos de leitura

Confira como uma estrutura “always on” de marketing digital e campanhas pontuais elevou o ticket médio da Voke em 158%!

Quem é a Voke?

A Voke é líder nacional em locação de hardwares pelo modelo “As a Service” e comercialização de equipamentos de tecnologia seminovos, atuando há quase 30 anos no mercado B2B. 

Hoje atende também o mercado B2C com a comercialização de seminovos através da loja online, proporcionando uma experiência com as melhores soluções de hardware para cada perfil de cliente.

Buscam, por meio da economia circular, prolongar a vida útil de aparelhos, reduzindo assim o impacto ambiental, incentivando uma utilização mais responsável dos recursos e possibilitando que mais pessoas e empresas tenham acesso à tecnologia. 

Quais eram os desafios?

Historicamente, as vendas da Voke eram exclusivas para o mercado B2B, feitas com auxílio de vendedores. Entretanto, a empresa estava buscando novos canais e público de vendas. A partir disso, criou o e-commerce em outubro de 2021 para entrar no mercado B2C.

A empresa enfrentou forte concorrência direta e indireta, com grandes marcas do setor eletrônico investindo bastante, lojas próprias e marketplaces já maduros no mercado. 

Outro ponto era que muitos consumidores ainda não reconheciam a marca dentro do mercado B2C. Sendo assim, nosso grande desafio a partir de meados de 2022 foi aumentar o volume de vendas e faturamento de forma constante

Como a 8D Hubify ajudou?

A 8D Hubify focou nas seguintes frentes: estrutura “always on” de marketing digital e campanhas pontuais

Nossa estrutura “always on” foca em estratégias de funil de marketing. Para awareness e geração de tráfego, rodamos campanhas pagas, posts orgânicos nas redes sociais, otimizamos em SEO as páginas utilizando as ferramentas de otimização de páginas e painel de palavras-chave na RD Station Marketing.  

Para geração de vendas, trabalhamos com campanhas pagas de captação de leads e vendas, utilizamos a RD Station Marketing para criar landing pages, pop-ups para captação de leads, fluxos de nutrição para bases segmentadas baseado no interesse e disparos pontuais fazendo testes A/B para melhorar as taxas. 

Também integramos a RD Station Marketing com o e-commerce (Adobe Commerce), com isso, criamos fluxos de carrinho abandonado, remarketing (utilizando lead tracking), recompra e primeira compra.

Trabalhamos diversas campanhas pontuais acompanhando o calendário do varejo (Dia do consumidor, Dia dos pais, Black Friday, etc.), atualizando a comunicação completa da marca, site, e-mails, fluxos, campanhas pagas e posts nas redes sociais. 


Como foi a evolução do Funil de Marketing e Vendas?

Comparando o período de 01/01/2023 a 30/06/2023 com o mesmo período do ano anterior os resultados no funil de marketing foram: 

  • Crescimento no volume de sessões de 152.109 para 338.112 (+122%). Quando olhamos para a estratégia de SEO, crescemos de 18.214 para 44.240 (+143%) nas sessões via busca orgânica; 
  • Crescimento no volume de carrinhos de 5.077 para 10.699 (+110%); 
  • Crescimento no volume de vendas de 537 para 1060 (+97%)

Também melhoramos as métricas de e-mails, aumentamos as taxas de abertura e cliques de 11,95% para 16,57% (+40%) e 0,53% para 1,26% (+137%) respectivamente. 

Quais foram os impactos financeiros alcançados?

Comparando o período de 1/1/2023 a 30/06/2023 com o mesmo período do ano anterior, melhoramos o ROI de marketing em 557% de 0,3 para 2,2, aumentamos o faturamento em 366% de R$269.161,10 para R$1.255.177,04 e elevamos nosso ticket médio em 258% de R$475,55 para R$1224,56. 

Nesse período, a empresa dobrou os custos de marketing e com a eficiência da estratégia aumentamos o CAC em apenas 8% de R$357,84 para R$387,5. Com isso, o ticket médio foi 3,2x o CAC no primeiro semestre de 2023. 

A ABCOMM estimou um crescimento do e-commerce em 2023 de 9,5%. Nosso resultado nesse primeiro semestre de 2023 está 38x acima do estimado, e ainda não chegamos na Black Friday, que em 2022 teve o maior faturamento do ano, com R$509.926 no mês de novembro, representando 32% do faturamento anual e um crescimento de 1596% comparando com novembro de 2021. 

Assista ao case da Voke!

Ingrid Garcez
Jornalista formada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), fanática por esportes e apaixonada por Marketing Digital. Atualmente, compõe o time de Marketing Institucional da 8D Hubify.
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