5 dicas para escolher o melhor nome do domínio do site

Fabio Duran

Fabio Duran

Cofundador e CEO da Hubify. GDista, apaixonado por economia comportamental e vendas. Advogado formado pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia.

3 minutos de leitura

Cada vez mais, as pessoas estão conectadas. Seja em casa, no escritório ou na rua, não importa: a conexão online já faz parte do contexto da maioria da população. E tanta audiência não passa despercebida, afinal, o volume de vendas na internet é significativo e isso chama a atenção das empresas. Por isso, a escolha do nome do domínio do site é tão importante.

Hoje em dia, a experiência do usuário é discutida com mais intensidade, pois é necessário aliar qualidade e velocidade em ambientes distintos (desktop e dispositivos móveis). Isto é, as páginas são desenvolvidas estrategicamente, no intuito de que os visitantes permaneçam nelas por mais tempo.

Mas, antes de chegar à etapa de otimização de processos e gestão, é preciso estruturar o básico. Para isso, daremos algumas dicas importantes sobre a escolha do nome do domínio do site. Acompanhe!

O que é o domínio?

Em síntese, o domínio é o seu endereço na internet. É por meio dele que as pessoas conseguem ter acesso à sua página. Na prática, funciona assim:

www.nomedaempresa.com.br

O objetivo dessa nomeação é facilitar a memorização, porque, do contrário, seríamos obrigados a decorar sequências numéricas extensas. Em outras palavras, ele abre caminhos para diversos benefícios.

Apesar disso, não basta ter um endereço simplesmente para marcar presença online: é preciso ir além. A competitividade é acirrada e os algoritmos têm sido projetados para qualificar apenas o que é, de fato, relevante.

E quem fica de fora desses critérios acaba perdendo muitas posições no ranking da visibilidade. Nesse caso, veja o que pode ser feito:

Como escolher o domínio ideal?

1. Utilize palavras de fácil digitação

A escolha do nome da marca gera impacto no desempenho do domínio, por isso, é importante pensar em cada detalhe antes de bater o martelo.

Nesse caso, evite as expressões extensas, além de termos com várias grafias, números, hifens e gírias, porque isso só atrapalha no posicionamento das buscas do Google, por exemplo.

2. Opte por termos curtos

Nesse caso, menos é mais. Não adianta florear muito, porque os algoritmos de busca estão em busca de relevância. Além disso, os visitantes não querem perder tanto tempo digitando uma expressão gigante.

E-book ferramentas para site

Isso sem contar que eles também podem ser levados ao erro, sendo assim, nada de “pindamonhangabafloricultura.com” ou “itaquaquecetubaveiculos.com”.

3. Use palavras-chave

Utilize termos relevantes, que falem, em poucas palavras, sobre o conceito da empresa, pois essa estratégia ajuda na classificação dos mecanismos de busca e ainda melhora o tráfego do site.

Algumas ferramentas como SEMrush e Google AdWords ajudam você a definir as melhores palavras-chave.

4. Pesquise antes de registrar

Até chegar ao nome do domínio do site definitivo, possivelmente você vai escrever e apagar muitos outros, pois esse é um processo natural.

Por isso, a apuração é a melhor dica para acertar em cheio. Assim, você evita conflitos na hora de posicionar a marca e também se livra de uma possível reclamação legal, em virtude da duplicação do termo.

5. Proteja a marca

Como vimos, dá trabalho chegar à palavra mais adequada, por isso, invista na proteção do nome do domínio do site. Como fazer isso?

Além do registro adotado, escolha outras extensões para incorporar à versão selecionada. Em vez de apenas “www.empresa.com”, incorpore também “www.empresa.com.br”, “www.empresa.net” e assim por diante.

Dessa forma, a concorrência fica impedida de registrar o nome escolhido por você. Além disso, com essa implementação, os clientes passam a ser direcionados para o endereço correto, mesmo quando digitam incorretamente. É o tipo de investimento que vale a pena.

O fluxo de informação na internet não para, o que torna obstinada a briga pelos primeiros lugares no ranking online. Nesse sentido, só se destaca quem age com estratégia, pois os filtros estão ainda mais rigorosos.

Esse artigo foi útil em ajudá-lo a escolher o nome do domínio do site adequadamente? Agora que você já sabe como escolher o melhor domínio para o seu site, acesse o nosso post e descubra Tudo o que você precisa saber para criar um site para o seu negócio.

Quer ficar por dentro de todo o nosso conteúdo em primeira mão? Assine a newsletter e receba os posts em seu e-mail!

Posts Relacionados