Quer uma alternativa ao WordPress? Conheça o HubSpot CMS

Fabio Duran

Cofundador e CEO da Hubify. GDista, apaixonado por economia comportamental e vendas. Advogado formado pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia.

4 minutos de leitura

Com as avanços da tecnologia, o perfil do consumidor mudou, agora ele busca praticidade e qualidade em suas compras. Assim, ter uma negócio exige diferenciais como ter um site ou blog. Essa mudança surge pois a Internet agiliza os processos e fornece diversas informações sobre um mesmo produto — auxiliando na tomada de decisão. Aqui, o Hubspot CMS pode te ajudar!

Apesar do WordPress ser uma das ferramentas mais conhecidas para criação de sites e blogs, existem outras opções no mercado. Para escolher qual das duas é a mais adequada as suas necessidades, elaboramos este artigo com as características de cada uma. Boa leitura!

WordPress

Ele é um sistema de gestão de conteúdo e foi lançado em 2003. É reconhecido como o CMS mais popular do mundo, com mais de 30% dos sites criados neles, isto é, mais de 60 milhões de sites ativos. A plataforma conta ferramentas para criar conteúdo, mas precisa de plug-ins para outras funcionalidades, como mapa de site, SEO e análises.

HubSpot

Essa ferramenta surgiu em 2006 e elabora sites e blogs, além de ser uma plataforma que funciona com os serviços de e-mail, marketing, análise e SEO. Por ser completa em CRM, todos os visitantes que são atraídos, se tornam leads. Eles contam com mais de de 40.000 clientes.

Quais as principais diferenças?

Ambas as plataformas apresentam propósitos distintos mas concorrem no mercado, assim, acompanhe algumas pontos para avaliar e escolher a melhor opção.

Facilidades de uso

WordPress

Nos modelos gratuitos é preciso ter conhecimentos básicos sobre programação. Já nos temas Premium, a edição é simples e rápida. Ainda, é importante identificar bons temas, avaliação de clientes, entre outros. Os temas que usam plugins requerem atualizações constantes, o que pode ser prejudicial, pois exige a manutenção. Os recursos fornecidos envolvem os posts, páginas, comentários, campos personalizados e menus de navegação.

HubSpot CMS

Algumas serviços são o “drag-and-drop” que permite a inclusão de formulários, CTAs, blocos de conteúdo e Marketplace de templates com versões gratuitas e pagas. Além de áreas como a Design Manager para desenvolver módulos e templates, e a do Editor de Conteúdo que ajuda nas edições no site, sem precisar de conhecimento técnico.

Análise de dados

Alcançar bons resultados exige o estudo sobre as métricas, para entender o feedback dos visitantes no site, focando em práticas bem-sucedidas e elaborando soluções àquelas que precisam de melhoria. Entenda como cada plataforma atua nessa prática!

WordPress

Ele não oferece análises padronizadas, porém existem plugins como JetPack e Monster Analytics que suprem essa necessidade “plug and play”. Incluem relatórios limitados sobre o conteúdo, como visualizações de página, mas precisam de uma outra solução para uma análise mais profunda.

Ao ter que utilizar WordPress e Google Analytics separadamente, os dados não dialogam e se torna difícil tomar decisões e providências acertadas.

HubSpot CMS

Permite avaliar o desempenho das suas páginas em relação a visualizações, palavras-chave, links de entrada, fontes de tráfego, e-mail, submissões de formulário, contatos e clientes ao longo do tempo, entre outros. Toda a análise de dados que você precisa está incluída, tanto para ver o desempenho do site quanto o ROI.  

Além disso, é possível obter insights específicos para transformar os dados e as ações mais rápido. Com o CMS Hub, você cria listas de contatos que visitaram páginas específicas do site, baixaram determinadas ofertas ou interagiram no bate-papo.

SEO

WordPress

O WordPress não tem a ferramenta de SEO, mas apresenta diversos plugins pagos e gratuitos com essa finalidade, exigindo um especialista para utilizar.

HubSpot

Conta com ferramentas nativas de SEO para o desenvolvimento de blogs, landing page e sites. Também oferece insights do que precisa mudar e é integrado ao Google Search Console.

Relatórios

WordPress CMS

Apresenta falhas em criar relatórios ou dashboard, pois depende do Google Analytics, assim depende da estabilidade em dia e sem atualizações, para fazer as atividades.

HubSpot

Com um versão completa, permite acessar dados de visitas, contatos, vendas. Tem mais de 130 relatórios prontos para escolher e analisar como está seu site, suas ações de marketing e vendas, sua geração de leads, a performance da equipe de vendas e de suporte ao cliente. Todos os dados coletados de visitas ao site são apresentados em um único Dashboard, simples e intuitivo.

Idioma

Para quem comercializa com outros países, é importante contar com uma ferramentas que disponibilize outros idiomas, assim você economiza tempo com as traduções e atualizações.

E-book ferramentas para site

WordPress 

Ele não tem funcionalidades específicas para criar e gerir conteúdo em outros idiomas, mas apresenta diversos plug-ins que podem ajudar.

HubSpot CMS

Conta com traduções e gestão automática das tags de SEO, com praticidade você consegue evitar dores de cabeça em relação à localização, sem perder os visitantes.

Custo

WordPress

É um software que pode ser baixado gratuitamente, mas acaba gerando custos sobre a hospedagem, segurança, plug-ins, integrações, temas, etc. Assim, é possível ter uma plataforma de inbound marketing no WordPress, mas isso custa um valor alto, devido às ferramentas necessárias.

HubSpot CMS

Aqui, o CMS Hub inicia em US$ 300/mês no nível Profissional, mas depende do seu objetivo com a plataforma, vale a pena conferir os pacotes para escolher o mais adequado.

E-mail e automação

WordPress

Ele não apresenta recursos próprios para a automação do marketing e envio de e-mails, assim é preciso contar com outras plug-ins e ferramentas.

HubSpot CRM

Uma vez que atua com CRM, o e-mail é integrado às demais ferramentas, sendo possível automatizar o envio de newsletter, de acordo com os conteúdos publicados. Quem pretende avaliar os processos e mensurar, é o método mais rápido e prático para alcançar os leads.

Segurança

Garantir a sua segurança é algo essencial para qualquer site, assim como os dados merecem atenção.

WordPress

Por ser um software de código aberto, os riscos de segurança estão mais suscetíveis. Aqui, é preciso contar com plugins e sites comerciais, além de uma empresa especialista em gestão de segurança digital de informação.

HubSpot CMS

Já que o código é fechado, seu investimento é expressivo na questão segurança, sendo um de seus maiores benefícios.

Por que o HubSpot CMS é viável?

A criação e gestão do site para ofertar seu negócio é uma decisão crucial para o sucesso da empresa. Assim, confira alguns tópicos para levar em consideração e que fazem do HubSpot CMS uma ótima escolha.

Velocidade 

O perfil do consumidor está cada vez mais exigente e a velocidade é um exemplo, quanto mais lento for o carregamento de uma página, menor será a chance de decisão de compra. É fundamental contar com um CMS com largura de banda e infraestrutura suficiente para o site processar suas atividades com qualidade.

Estabilidade

Nesse caso, é um questão essencial, já que a falta de estabilidade resulta em oportunidades mal aproveitadas. Os melhores CMS, assim como o da HubSpot, costumam publicar dados sobre a atividade em tempo real.

Agora que você conheceu as principais características do WordPress e HubSpot CMS, já pode escolher qual plataforma é a mais adequada as suas necessidades.

Se você gostou deste artigo, aproveite para conhecer o Programa Hubspot para Startups!

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