Como divulgar os meus blog posts e ganhar visibilidade online

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Todo mundo que tem ou quer criar um blog sabe que a divulgação é vital para aumentar a visibilidade, ganhar mais visitas recorrentes e colher os frutos que vem de divulgar posts.

Mas, muitas vezes passa despercebida a importância de fazer mais do que levar as pessoas até a página inicial do seu blog, e sim divulgar artigo por artigo, ou seja, divulgar blog posts de forma individual.

Divulgar post por post pode parecer um esforço grande demais, mas é a melhor forma de conquistar leitores e construir uma audiência fiel e alcançar os melhores resultados no Marketing Digital.

Ainda está na dúvida se faz tanta diferença assim divulgar seus blog posts? Ou quer saber quais são algumas formas eficientes de fazer isso?

É isso que nós vamos te mostrar nesse artigo. Vamos lá!

Por que divulgar os posts, e não apenas o blog?

Divulgar post por post, apesar de dar mais trabalho, é uma forma muito mais completa de ajudar as pessoas a conhecerem o seu blog.

Isso é verdade especialmente se considerarmos que os leitores em potencial nem sempre vão procurar por um blog que fale sobre determinado tema.

É mais provável que eles busquem a solução para um problema específico, e encontrem um post que responda suas dúvidas.

Sendo assim, por divulgar seus posts um a um, você tem muito mais chances de fazer o conteúdo atingir a persona certa na hora certa.

Com isso em mente, separamos alguns dos canais mais interessantes para que você divulgue seus posts de forma eficaz.

Redes sociais

Ao falar de redes sociais, há dois fatos importantes que você precisa saber antes de mais nada:

  1. O Brasil está entre os países mais ativos em algumas das principais redes sociais da atualidade;
  2. Segundo a pesquisa Social Media Trends 2017, a maior parte das empresas brasileiras já está presente nas redes sociais.

Isso quer dizer que o lugar ideal para divulgar o conteúdo que você produz no seu blog é justamente nessas redes!

Há milhões de pessoas por aí sedentas por conteúdo de qualidade sobre seus assuntos favoritos.

Então, como fazer com que todo esse material chegue até elas? Veja 5 maneiras práticas:

Siga a regra 4,4,4

A regra 4,4,4 é muito simples, mas bastante eficiente para divulgar blog posts de uma forma completa e garantir que mais pessoas sejam alcançadas pelo seu conteúdo.

Ela funciona da seguinte forma: cada post publicado deve ser promovido 4x, em 4 dias distintos, cada vez em um horário diferente. Fácil, não acha?

Essa regra pode ser aplicada em várias redes sociais, então no fim das contas o post pode ser promovido bem mais do que 4x!

Apenas se lembre de dar um intervalo razoável entre as postagens, promover o mesmo artigo em 4 dias seguidos pode incomodar os seguidores.

Segmente suas publicações

Essa dica é específica para o Facebook. Na hora de postar o link do seu último post, que tal usar os filtros de público disponíveis?

Por meio desses filtros é possível alcançar um grupo mais específico dentro dos seus seguidores, o que aumenta as chances de que o conteúdo chegue ao público “mais indicado”.

Fazer testes com as publicações segmentadas vai te dar uma ideia de quanto essa estratégia é eficaz no seu caso.

Impulsione as postagens

Outra opção é investir um pouco para impulsionar as publicações. Em termos simples, você vai pagar para colocar o post diante de um público maior, que possa se beneficiar dele.

Essa opção é uma variação dos anúncios patrocinados, mas serve apenas para aumentar o alcance de postagens regulares.

Vale a pena investir nisso ao divulgar os conteúdos mais completos que você produzir, e que podem servir como um cartão de visitas de respeito para o seu blog.

Use hashtags

Inicialmente usada no Twitter, a hashtag já conquistou seu espaço em praticamente todas as redes sociais como forma de separar assuntos e segmentar interesses.

As hashtags se tornaram verdadeiros recursos de otimização para qualquer postagem, já que dá para alcançar pessoas que de outra forma não encontrariam o seu post.

Apenas tenha o cuidado de não exagerar nas hashtags, ou usá-las sem sentido algum. É importante ter uma estratégia em vez de banalizar esse recurso tão interessante.

Invista no live stream

O live stream, as famosas transmissões ao vivo, têm ganhado cada vez mais espaço nas mídias sociais. Por que não se aproveitar disso para divulgar aquele post fresquinho, que você acabou de publicar?

Fale um pouco sobre o tema do post, porque resolveu escrevê-lo, o que o leitor vai encontrar, etc.

Isso com certeza vai aumentar o número de acessos do artigo, e você pode até incentivar o público a participar comentando e compartilhando com outros.

Guest posts

Guest posts, aqueles artigos que você faz para outros blogs, também são ótimas formas de alcançar uma nova audiência que passará a conhecer o seu conteúdo.

Também existem algumas práticas que você pode seguir para tirar o máximo desse recurso e divulgar blog posts específicos. Faça o seguinte:

Busque sites de autoridade

Vale muito mais a pena publicar guest posts em sites que já possuem autoridade, pois isso quer dizer que o seu retorno nessa ação será bem maior.

É claro que sites menores também podem ser de ajuda, especialmente se tiverem um público que é de grande valor para você.

Mas, tanto em termos de tráfego gerado quanto de credibilidade, vale a pena buscar com mais vigor sites de grande expressão para publicar seus guest posts.

Produza conteúdo fora do seu nicho

Outra tática que é normalmente ignorada, mas que pode ser excelente ao produzir guest posts, é a produção de conteúdo fora do seu nicho. Por quê?

Isso te dá acesso a um público totalmente novo, e que dificilmente estará sofrendo influência de seus concorrentes diretos.

Assim, ao escrever guest posts, não procure apenas sites do seu nicho, mas também aqueles que falam sobre um tema diferente, mas uma audiência que te interessa.

Faça links para outros posts

Ao escrever cada guest post, se lembre de linkar para outros posts do seu blog. Dessa forma, vai fortalecer o link building do seu site promovendo mais artigos que já produziu.

Não se esqueça de divulgar os guest posts também nas redes sociais, assim a promoção vai ser dupla: da sua parte e da parte de quem publicá-los.

SEM

SEM (Search Engine Marketing, ou Marketing para Motores de Busca), é a maneira que as empresas usam os sites de busca, como Google, para ganhar visitas.

Já pensou em como você pode usar o SEM para divulgar blog posts? Fique atento a essas dicas:

Invista bem no SEO

O SEO não é vantajoso só quando é aplicado na página, mas também no conteúdo.

Se lembrar de preencher bem a meta description de cada artigo, otimizar o título e a URL para os mecanismos de busca são fatores importantes a observar.

Além disso, também se lembre de sempre usar Alt text nas imagens e colocar variações da palavra-chave de acordo com o contexto.

Utilize links patrocinados

Que tal acelerar um pouco os resultados que o SEO pode proporcionar por usar links patrocinados?

Você não precisa divulgar apenas produtos e serviços com esses anúncios, mas também materiais gratuitos e até blog posts!

Os mesmos princípios que citamos no ponto acima ainda se aplicam aqui, para que os seus anúncios sejam eficientes.

E-mail marketing

Há quem diga que o e-mail marketing morreu, ou não veja motivos suficientes para investir nele, mas a verdade é que essa prática continua sendo muito eficaz na promoção de conteúdo.

Confira alguns cuidados que você precisa tomar ao divulgar blog posts por meio de uma newsletter:

Segmente os envios

Segmentar os envios de e-mail marketing é a melhor forma de criar valor e cultivar o interesse dos assinantes da sua lista de forma personalizada.

Fazendo isso, você envia sempre conteúdo relevante e no tempo certo para quem realmente vai tirar proveito dele.

Qualquer ferramente de e-mail marketing hoje em dia conta com esse recurso, então não é complicado segmentar a promoção dos artigos.

Capriche no design da newsletter

Se você acha que o design da newsletter não faz diferença na taxa de cliques e no quanto as pessoas vão se interessar pelo que você está divulgando, se enganou!

A boa notícia é que assim como no caso da segmentação, há muitos templates de qualidade, prontos para uso, na maior parte das plataformas disponíveis hoje.

Tudo que você precisa é fazer uso desse recurso a fim de ganhar a atenção do público.

Crie um CTA matador

O CTA é o convite final para que os leitores aceitem a sua oferta e consumam o conteúdo que você acabou de produzir, e esse convite precisa ser irresistível!

Para isso, pense em como fazer o leitor se interessar ainda mais pelo conteúdo e deixe o CTA em contraste com relação ao restante do e-mail, talvez por meio de um botão.

Viu quantas formas diferentes de divulgar blog posts e impulsionar de vez o alcance do seu blog de forma geral? Por aplicar essas táticas simples e dedicar tempo a cada artigo mesmo depois de apertar “publicar” você vai perceber o quanto o impacto do seu conteúdo vai aumentar.

Divulgar bem um artigo é muito importante, mas a produção do conteúdo não pode ficar para trás, não é mesmo? Confira um guia de como produzir os melhores conteúdos para blog. Sua empresa ainda não está na internet? Clique aqui e saiba como aumentar suas vendas com ajuda do marketing digital.

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