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A evolução do link building: conheça o scroll to text

7 minutos de leitura

Se o link building já era uma técnica eficiente e otimizada nos mecanismos de busca dentro do planejamento de estratégias de SEO, agora, com o recurso de scroll to text, sua empresa poderá criar conteúdos ainda mais relevantes e valiosos, com especificidades e direcionamento aplicados em trechos. Saiba mais neste conteúdo!  

Você sabe o que é Scroll to text? O novo recurso do Google Chrome chegará em breve para direcionar a leitura a um campo específico e que tenha conexão com o assunto abordado no trecho.

O link building tem papel fundamental em todo a história do marketing de conteúdo e produção digital. For por meio dele que as empresas começaram a se destacar na web utilizando conteúdos sobre temas ligados ao negócio, com inclusão de links categorizados.

O objetivo deste post é aprofundar na análise da evolução do link building para Scroll to text e como isso impactará a forma de linkar outros conteúdos, além da influência que essa alteração exercerá sobre ranqueamento em ferramentas de busca, como o Google, por exemplo!

Veja o que este post traz para você:

  • O que é link building e sua importância para a estratégia
  • Conceito do Scroll to text
  • Como funcionará o recurso
  • Vantagens do Scroll to text e o que ele muda no link building
  • Acrescentar sobre Scroll to Text nos mecanismos de busca.
  • Passo a passo de como fazer o scroll to text corretamente

O que é link building e sua importância para a estratégia

Não podemos atribuir ao link building uma definição específica, embora se fundamente na técnica de encontrar backlinks ou links de outros sites para inserir de forma natural e direcionada em um conteúdo.

As estratégias de SEO – search engine optimization ou otimização para mecanismos de buscas, requerem ações diferenciadas para alcançar maior visibilidade ou interesse dos visitantes, consumidores, leads e clientes, com avanço progressivo pelo funil de vendas.

Os esforços da área de marketing, responsável pela implementação das estratégias de engajamento para conversão perpassam a relevância de conteúdo, com uso adequado de palavras-chave e link building.

Nos últimos anos, os buscadores fazem medições de popularidade e relevância utilizando os links para acompanhar o desempenho de um site e identificar o nível de audiência que ele pode alavancar na internet.

Bons links sugerem autoridade sobre um determinado assunto e posicionam bem quem faz o uso adequado deles. De forma criativa e bem organizada, um conteúdo pode ser a chave de sucesso de um negócio, quando encontrados com facilidade pelos buscadores.

Para utilizar os backlinks de uma forma adequada e colher bons frutos desse plantio é primordial observar dois fortes aspectos:

Quantidade

Diversificar os domínios e considerar os tipos que linkam para  página da empresa, estimula uma prática de linkagens diferentes. Uma forma de usufruir, estrategicamente, dá força para os motores de busca, utilizando links de vários sites.

Qualidade

Apenas inserir links não garante que o conteúdo linkado seja mesmo relevante. Conferir a qualidade antes de finalizar a ação é altamente recomendável, pois, uma vez atrelado ao conteúdo do site, não será possível reverter a ação.

Alguns links podem gerar punições caso o Google entenda que o conteúdo não está coerente com as propostas de SEO. Cuide para que o link contenha palavras-chave adequadas e abordagem relevante.

Conceito do Scroll to text

A novidade que o Chrome está preparando promete revolucionar a forma de busca e leitura de conteúdos para a internet. Com o Scroll to Text, o leitor acessará um trecho específico do texto ou um parágrafo disponibilizado em outra página.

A configuração vai possibilitar uma espécie de recorte, assim como é feito no YouTube, ao selecionar parte de um vídeo antes de compartilhar o link. Essa é uma estratégia para atenuar a ação de captura da tela sempre que se deseja dar ênfase a um trecho.

Ao referenciar um trecho, o intuito da ferramenta é permitir um salto no link, diretamente para aquele desejado. Imagine que a leitura será mais específica, com abordagem dinâmica, no que chamamos, ir diretamente ao ponto.

O tempo que se leva para capturar uma tela, fazer o recorte do trecho, colar dentro do conteúdo e apontar considerações não ajuda na relevância, tampouco no engajamento, pois, há um risco eminente de abandono da leitura sem conclusão significativa de uma etapa.

Como funcionará o recurso

Hoje, os usuários executam essas ações manualmente, o que pode gerar certo desconforto. Vale pensar que a navegação via dispositivos móveis é bem mais complexa do que em um computador e essa manobra de identificação de trechos pode ser bastante comprometida.

Para funcionar bem o GitHub (plataforma de hospedagem de código-fonte com controle de versão usando o Git) vai propor uma codificação de texto snippet no fragmento de URL, prefixado com o “targetText=”.

Pode ser que o texto apresente caracteres não validados na URL. No caso de um trecho muito longo haverá uma forma de reduzir a URL para reduzir a extensão e não interferir nas estratégias de SEO, utilizando os códigos de início e fim —startPiece.*endPiece.

Vantagens do Scroll to text e o que ele muda no link building

Otimização e agilidade — são duas palavras que sintetizam bem as vantagens que o Scroll to text pode trazer para as estratégias de marketing que tenham o SEO como principal fundamento.

O usuário será beneficiado com uma experiência agradável, voltada para a facilitação da interação com o site e a empresa que ele estiver visitando. Uma mudança que facilitará o processo de busca específica do usuário.

Buscadores como o Google, permitirão que, ao encontrar um link, o usuário tenha a opção de ir direto a um trecho desejado dentro do conteúdo. Vamos imaginar que o usuário esteja em busca de um meio prático de enviar dinheiro para fora do país — ele se conectará diretamente com as instruções para realizar a transação.

Passo a passo de como fazer o Scroll to Text corretamente

Com a implementação do Scroll to Text, acredita-se que a forma de fazer link building mudará, para muito melhor. Isso porque a otimização é um conceito importante dentro das ações de marketing digital e encontrar informações de uma maneira objetiva e rápida, fará toda a diferença.

Além do impacto positivo previsto para o usuário, possivelmente todas as estratégias de SEO farão mais sentido, com linkagens adequadas ao emprego das palavras-chave e conectadas com as metas de engajamento previstas.

Na prática, o conteúdo receberá quantos backlinks externos forem necessários,  para trechos específicos, ranqueando diversas palavras-chave, com aumento substancial de textos que possam fazer ancoragem dentro de um conteúdo ainda maior.

Conteúdos extensos, com alto nível técnico, são um exemplo de textos que vão utilizar de forma eficiente o Scroll to Text. Algumas partes ensinam sobre um determinado assunto ou disponibilizam um passo a passo de execução.

Cada vez que o leitor chegar a uma passagem importante e orientativa, será prontamente direcionado ao trecho mais relevante sem, contudo, desprezar o restante do conteúdo — nem sempre o leitor consegue se auto direcionar em um conteúdo vasto.

O aumento no volume de backlinks para as páginas do site ajudará a sanar diversas dúvidas dos usuários. A ideia é que o buscador compreenda, mais facilmente, como o seu conteúdo pode ter função esclarecedora diante de um leitor em busca de respostas e apontar uma direção adequada.

O uso adequado dos backlinks e aplicação correta de um recurso como o Scroll to Text, darão maior autoridade à página, agregando valor e formando, positivamente, a opinião de diversos usuários, tornando-os cada vez mais, promotores da marca.

Se a produção de conteúdo já configura como uma das mais eficientes estratégias de marketing e vendas, certamente, a adesão ao Scroll to Text dará mais ênfase a essa prática, com a diferença de que os conteúdos serão mais bem elaborados, com riqueza de detalhes.

A previsão é que a mudança seja em breve, o que dará ao Google maior autonomia para responder às buscas direcionando aos trechos específicos e relacionados diretamente na SERP — a página de apresentação dos resultados da pesquisa do buscador.

Você percebeu que o marketing digital continua em transformação e que as novidades estão cada vez melhores e favoráveis às estratégias das empresas para otimização de SEO e engajamento de usuários?

Essas são respostas à inovação tecnológica, à migração de negócios para o ambiente online e à mudança de comportamento de um consumidor, cada vez mais exigente e apressado. Suas buscas vão ao encontro das expectativas geradas pelas promessas de eficiência e agilidade do Scroll to Text.

Para fixar as ideias deste conteúdo!

O Link building foi por muito tempo a menina dos olhos das estratégias de SEO junto a buscadores como o Google, para identificar páginas com conteúdos de autoridade sobre diversos assuntos específicos. Muito em breve, essa técnica dará lugar ao Scroll to Text — um recurso prático, dinâmico e otimizado que promete ser ainda melhor na geração de negócios!

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Rubens Netto
Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da 8D Hubify e Head do time de Customer Success.
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