Saiba como encontrar a palavra-chave para sua campanha de marketing

Fabio Duran

Fabio Duran

Cofundador e CEO da Hubify. GDista, apaixonado por economia comportamental e vendas. Advogado formado pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia.

7 minutos de leitura

As palavras-chave representam um dos elementos mais importantes em uma campanha de marketing digital, podendo influenciar bastante no sucesso de determinada ação. Portanto, saiba como encontrar a palavra-chave ideal para sua campanha ser bem-sucedida e para os seus blog posts!

Uma boa escolha de palavras-chave facilita a aproximação entre leads — clientes em potencial, dispostos a fornecer informações pessoais para conhecer os produtos ou serviços de uma empresa — e os anunciantes. Dessa forma, o investimento em campanhas de marketing digital tende a ser mais efetivo, fazendo com que você tenha uma boa posição nas pesquisas do Google, além de melhorar os resultados nos anúncios do Google AdWords.

Neste post selecionamos algumas dicas de como você pode encontrar as palavras-chave mais representativas para o seu negócio, e como aplicá-las nas estratégias de uma campanha de marketing. Confira!

Conheça o conceito de palavras-chave

As palavras-chave são termos de pesquisa utilizados por pessoas ao procurarem determinados temas em uma Search Engine (como o buscador do Google). Tais termos normalmente são curtos (de uma a quatro palavras), e utilizados pelos sistemas de busca para mostrar os resultados mais relevantes sobre um assunto.

Uma empresa que vende calçados pela internet, por exemplo, pode ter as seguintes palavras-chave atreladas ao seu site:

  • calçados;
  • sapatos femininos;
  • tênis;
  • vendas on-line de calçados.

A seguir, veja alguns tipos de palavras-chave que você deve conhecer.

Short tail (cauda curta)

São termos de pesquisa com até duas palavras. Normalmente, refletem em buscas mais genéricas e amplas, como “cerveja”. As pequenas empresas têm muita dificuldade em aparecer por meio de palavras-chave de cauda curta, uma vez que concorrem com grandes empresas. No exemplo “cerveja”, imagine sua empresa concorrendo com a AMBEV.

Com esse tipo de palavra-chave surgem oportunidades para crescer, já que apesar do tráfego ser maior, a concorrência também será, portanto, é uma forma de se destacar e oferecer o melhor conteúdo.

Long tail (cauda longa)

São termos com mais de três palavras. Relacionam-se com pesquisas mais diretas e específicas. As palavras-chave de cauda longa são menos procuradas, mas por serem mais específicas, são fáceis de serem trabalhadas por pequenas empresas.

Seguindo o exemplo anterior, ser encontrado por “cerveja belga red ale” é mais fácil do que pela palavra “cerveja”.

Esses conteúdos são ideais para converter os visitantes em leads, pois atendem as dúvidas de uma demanda específica, e de acordo com sua persona.

Negativas

São palavras-chave que você não quer atrelar ao seu site, já que por não refletirem corretamente nas características do seu negócio ou público-alvo, podem gerar resultados indesejados.

Entenda por que as palavras-chave são fundamentais

Ao indexar sites em motores de busca, você permite que possíveis clientes cheguem até a sua empresa por meio de pesquisas casuais, ou seja, processos que podem se transformar em vendas futuras. Por isso, é importante escolher as palavras-chave que mais se identificam com os produtos e serviços que a sua empresa oferece, assim como com as características particulares da sua audiência.

Um site que tenha palavras-chave eficientes vai atrair leads de mais qualidade, já que será possível selecionar quais são os assuntos mais relevantes e interessantes para o seu público. Quanto mais você escrever com propriedade sobre as dores e os desejos dos seus visitantes, mais próximos eles estarão de começar um relacionamento com a sua empresa.

Outra vantagem é o destaque que o seu negócio terá diante da concorrência. A escolha ideal das palavras-chave é o primeiro passo para conseguir autoridade no assunto e aumentar o valor de todos os serviços que você realiza. Ou seja, você terá acesso a uma fatia maior do mercado.

Por fim, o público que já é fiel a sua empresa também se conectará com a marca de forma mais eficaz. Essas pessoas vão notar que existem mais benefícios em continuar o relacionamento com a sua empresa, uma vez que o negócio procura formas de solucionar suas dificuldades. Tudo isso, consequentemente, leva a maiores lucros!

Conheça as principais variáveis das palavras-chave

Agora que você já conhece a importância das palavras-chave, entenda o que deve considerar na hora de encontrar a palavra-chave mais adequada.

Persona

A função principal das palavras-chave é definir o assunto de um conteúdo, para facilitar a busca do usuário por uma solução do seu problema. Portanto, entender o perfil desejado se torna essencial, já que ajuda a avaliar quais termos combinam mais.

Tenha sua persona bem definida e invista nela!

CPC 

Essa sigla significa significa custo por clique, isto é, quanto e cobrado pelo clique em seu anúncio. Aqui, as palavras-chave fazem toda a diferença, já que aqueles que tiverem CPC mais alto, são os que ocupam as melhores posições no Google

Volume

Para encontrar a palavra-chave que combine com a sua campanha, é essencial procurar aquelas que apresentam um grande volume de buscas. Isso significa que várias pessoas estão pesquisando por aquilo no período da campanha. Os termos com muito volume de busca mostram que a sua estratégia tenderá a atingir os principais problemas, as dúvidas e dificuldades da sua persona.

Por outro lado, escolher palavras com baixo índice de pesquisas significa que poucas pessoas terão acesso a sua campanha, o que poderá minar o seu desejo de atrair mais clientes e aumentar o faturamento do seu negócio.

Dificuldade

Existem palavras-chave que já são muito exploradas por sites bem ranqueados no Google. Por outro lado, surgem os termos que ainda são novidades e apresentam boas oportunidades para que novos sites apareçam entre as primeiras colocações. Dessa maneira, deve-se avaliar qual é a dificuldade para que o seu site esteja bem colocado.

Ter uma dificuldade alta ocorre quando suas páginas concorrem com outras que já conquistaram uma grande autoridade. Assim, ter um bom ranqueamento será difícil.

Oportunidade

Embora seja pouco utilizada, a oportunidade é um quesito importante para decidir os investimentos que serão efetuados em um termo. Além dos resultados obtidos na pesquisa, existem vídeos, imagens e anúncios empresariais que se apresentam como opções para os visitantes.

Cada um desses elementos faz com que os usuários se dispersem, e que a taxa dos resultados orgânicos diminua. Quanto mais elementos extras existirem em um resultado, menor será a oportunidade da palavra-chave ter êxito.

Intenção de compra

A intenção de compra é uma variável útil para determinar qual é o estágio do funil que o seu visitante está. Palavras relacionadas ao seu produto ou serviço têm alta intenção de compra (como “software de vendas”). Por outro lado, termos relacionados a problemas e curiosidades dos clientes em potencial têm baixa intenção de compra (“como aumentar as vendas da minha empresa”, por exemplo).

Posição atual

Mostra qual é a posição que determinada página está classificada em um termo específico. Com o diagnóstico, você conseguirá entender com mais precisão o que fazer para melhorar a qualidade do seu conteúdo. 

Você pode descobrir essa informação usando ferramentas como o Semrush. Se o seu conteúdo está na segunda página na busca de determinada palavra-chave, por exemplo, é possível melhorar a qualidade desse conteúdo para chegar na primeira página.

Podemos destacar três tipos de intenção de compra, confira!

Navegacional

Quando você digita um termo no Google e aparecem os links a respeito, ao clicar em um deles, significa uma intenção navegacional. Como podemos notar na palavra-chave “twitter”, vão surgir links sobre diferentes abordagens a respeito.

Informacional

Já nesse caso, se resume às buscas para resolver um problema ou se informar sobre um assunto. Por exemplo, “o que é marketing digital” representa uma intenção informacional.

Transacional

Chegamos em uma das mais importantes, a intenção relacionada diretamente à compra, de forma exata. Em “tênis preto preço” encontramos a intenção transacional.

Como encontrar a palavra-chave adequada para uma campanha de marketing

Existem vários fatores que determinam a performance de palavras-chave e, consequentemente, dos sites indexados em sistemas de busca. Por isso, ao escolher os termos adequados, você deve pensar nos seguintes aspectos:

Produtos e serviços

Quais são as características e os objetivos principais da sua empresa e qual é a melhor forma de definir o que ela oferece?

Personas

Como o seu público se comporta na internet? Quais são os temas que chamam a atenção dele? Quais palavras-chave vão atraí-lo para o seu site?

Estratégias

Qual é o objetivo da sua campanha de marketing digital? O que você espera que aconteça quando a sua empresa aparecer em uma busca? Que o cliente conheça a empresa, compre imediatamente de você, ou entre em contato?

Concorrentes

Quais são os termos que diferenciam o seu negócio da concorrência? Como evitar que seus possíveis clientes cheguem até outras empresas antes da sua? A ideia aqui não é copiar as palavras-chave, mas sim analisar o volume de busca e atuar em outro caminho, ou então com sinônimos para competir.

Métricas

Após encontrar a palavra-chave, o ideal é acompanhar o progresso dela, para avaliar se está oferecendo bons resultados ou não.

Atualizações

É comum surgirem atualizações no algoritmo do Google, que podem influenciar no ranqueamento da sua palavra-chave, portanto, estar de acordo com essas mudanças é essencial.

Isso vai depender de cada empresa, independentemente de estar nas primeiras posições ou não, será preciso otimizar os processos.

Vale lembrar que as otimizações precisam ser constantes, já que para ocupar boas posições os sites estão sempre atualizando as informações para permanecer como melhor resultado.

Use boas ferramentas

Embora pareça um processo fácil, decidir quais são as palavras-chave ideais demanda muita pesquisa, testes subsequentes e análises precisas. A boa notícia é que existem algumas ferramentas que podem ser grandes aliadas para encontrar a palavra-chave ideal. Conheça algumas:

Google Keyword Planner

Essa ferramenta ajuda a criar campanhas otimizadas para Google AdWords, e oferece análises profundas sobre o que mudar nas estratégias.

Ela vai apresentar os resultados das buscas do termo, em relação à quantidade e período, o que ajuda a mensurar sua relevância no mercado.

SEMrush

Uma das melhores e mais conhecidas ferramentas, apesar de ser pago, o SEMrush faz jus a sua fama. Ele oferece uma análise integral das palavras-chave, com suas variações e sinônimos, além de observar a concorrência.

Com ele você pode acessar:

  • volume de pesquisa mensal;
  • número de resultados;
  • palavras-chave relacionadas;
  • variações da palavra-chave;
  • lista com os 20 primeiros colocados no Google;
  • gráfico de tendência de crescimento no volume da busca;
  • lista com variações da palavra-chave.

AutoComplete do Google

O AutoComplete da pesquisa do Google é uma forma de você descobrir quais são as tendências de busca dos usuários e ter mais ideias para criar seus posts. Aqui, basta digitar um trecho do assunto na pesquisa tradicional, e verificar o que o Google sugere.

como encontrar palavra-chave

Uma empresa de viagens pode digitar “Viagem de São Paulo para” e verificar quais são os destinos mais procurados pelos usuários na busca, por exemplo.

KeywordTool.io

Embora seja parecida com a ferramenta de autocomplete do Google, essa ferramenta vai um pouco além. É possível gerar até 750 sugestões por palavra-chave inserida. Vale ressaltar que não existem anúncios, ou outros recursos para tirar sua atenção da pesquisa, apresentando uma boa navegabilidade.

Além disso, ele apresenta ótimos benefícios como a gratuidade no serviço, facilidade no uso, e possibilidade de encontrar a palavra-chave de acordo com o buscador, não apenas o Google, mas também Bing, Amazon, Youtube e App Store.

Tudo vai depender do tipo de negócio, mas se for o caso de vender um produto físico, você está competindo com grandes marketplaces como a Amazon, assim uma busca com a ferramenta pode fazer a diferença na comparação com a sua oferta.

Ubersuggest

Uma plataforma gratuita que sugere palavras-chave mais impactantes para determinado assunto, em um idioma específico. O site ainda oferece termos substitutivos e que estão sendo mais utilizados.

Por exemplo, ao digitar o termo “bolsa”, a ferramenta vai sugerir outras palavras-chave mais pesquisadas relacionadas com a pesquisa, como “bolsa transversal”, “bolsa feminina”, entre outros.

WordStream

Um serviço pago que oferece várias ferramentas de análise, monitoramento e criação de campanhas digitais. Ele apresentar as métricas importantes sobre a performance de palavras-chave do usuário, e sugere ajustes de otimização.

Agora que você já sabe como encontrar palavra-chave para a sua campanha de marketing, faça suas pesquisas e conquiste os resultados desejados!

 

Gostou do conteúdo? Então entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a escolher as melhores palavras-chave, aproximando o seu conteúdo com as necessidades do público-alvo!

Ouça nosso Podcast!

Posts Relacionados