Tudo o que você precisa saber sobre estatísticas de marketing digital

Fabio Duran

Fabio Duran

Cofundador e CEO da Hubify. GDista, apaixonado por economia comportamental e vendas. Advogado formado pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas e Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia.

11 minutos de leitura

Você utiliza estatísticas de marketing digital? Elas são formas de você saber um pouco mais sobre as principais tendências do mercado. Além disso, com elas, você pode ter um ponto de partida para adoção de novas práticas de marketing. Como você não vai querer inventar a roda, que tal acompanhar o que muitas empresas já têm feito, obtendo retorno em marketing digital?

Para isso, neste artigo, você entenderá um pouco mais dessa área, como as estatísticas são importantes para melhorar o desempenho da sua empresa e quais são os melhores canais para você fazer suas pesquisas.

Preparado para descobrir o que está funcionando no momento? Continue com a gente e boa leitura!

O que é marketing digital?

A vida das pessoas modificou-se drasticamente com a popularização da Internet. Agora, elas passam muito tempo navegando, conversando com amigos ou interagindo nas redes sociais. Dessa forma, conquistar o público-alvo a partir desse meio se tornou uma necessidade.

O ponto positivo disso tudo é que o trabalho para atraí-lo é mais fácil. As pessoas dos mais variados perfis estão conectadas. Assim, você poderá encontrá-las e fazer com que conheçam seus produtos e serviços.

Com as mídias sociais, você pode impactar não somente o usuário em específico, mas também seus parentes, colegas de trabalho e amigos em geral. Basta apenas uma recomendação para que sua marca possa ser levada a outras pessoas. E isso acontece a todo momento. Os clientes comentam sempre sobre suas impressões positivas e negativas do que estão consumindo ou utilizando.

Um dos maiores benefícios das empresas que utilizam esses canais de marketing é conseguir medir o impacto que cada ação tem nos resultados da empresa, como número de vendas, interessados etc. Dessa forma, você poderá saber quais são as redes e estratégias mais certeiras para que a empresa atinja seus objetivos e o negócio fature mais.

Você pode ter informações como:

  • os canais que têm melhor relação de custo-benefício para conquistar mais clientes (a partir da taxa de conversão e do custo para obter a venda);
  • as estratégias que se mostram mais eficientes para gerar compras e aumentar o valor do ticket médio (valor médio das compras), fazendo com que seu público se torne fiel;
  • os consumidores que têm maior chance de comprar produtos mais caros, a partir de engajamento deles com a marca.

Quais os benefícios para as empresas?

Você sabe quais são os principais benefícios do marketing digital para as empresas? Veja agora!

1. Ser encontrado na Internet

É comum que as pessoas, ao terem o primeiro contato com uma marca, já queiram saber como encontrá-las em ambientes virtuais (redes sociais, sites e canais de bate-papo). Cada detalhe que elas encontrarem nesses locais poderá ser decisivo para que realizem a compra.

Então, é necessário ser constante nos canais que forem escolhidos. Assim, além de encontrar seu negócio, os potenciais clientes esperarão por novos conteúdos e materiais. E isto é o que os usuários mais gostam de fazer: interagir e se informar. Caso eles não façam isso com sua marca, fatalmente o farão com seus concorrentes. E isso não seria legal, não é mesmo?

2. Engajar seu público

Além de encontrar e oferecer seus produtos a um possível cliente, é possível criar relacionamento duradouro com ele. Até pode ser que ele se sinta com liberdade para fazer críticas e propostas de solução para os problemas do seu negócio.

Uma das grandes vantagens que os meios digitais trazem é a comunicação de mão dupla. Ainda que as empresas criem conteúdos interessantes para seu público (a partir de seus dilemas e dúvidas), os consumidores também interagem com as empresas e as ajudam a conhecer mais sobre eles mesmos.

Dessa forma, os laços criados são mais fortes, fazendo com que a concorrência tenha mais dificuldade em levar seus clientes. Cada usuário se torna fã das empresas de que gosta.

3. Acompanhar a jornada de compra

Antes da era digital, a jornada de compra dos clientes era mais simples. Ela começava com uma publicidade no jornal ou na TV. Depois disso, o interessado ia até a loja, decidia o produto que mais se aproximava dos seus interesses e realizava o pagamento.

Mesmo depois de se interessar por um anúncio na Internet, o consumidor poderá fazer pesquisas para saber se aquele item realmente tem qualidade e é interessante. Além disso, pode procurar por outras lojas que vendam o mesmo produto ou mesmo decidir fazer a compra em uma loja física.

Entretanto, a parte boa disso tudo é que o marketing digital permite que toda essa jornada, do conhecimento até a compra, seja acompanhada. Assim, você saberá por onde cada usuário passa antes de chegar a seu site, além do que pode estar afetando a experiência dele, fazendo com que seu negócio perca boas oportunidades de vendas.

Com todos esses dados na mesa, fica mais fácil descobrir quais são os problemas a serem evitados e fazer estratégias para que eles escolham sua marca.

4. Conquistar e fidelizar seus consumidores

Seu relacionamento com seus clientes não termina quando uma venda é concluída. Pelo contrário, você precisa continuar estimulando o usuário, para que ele possa fazer novas compras (mais caras, de preferência).

Além disso, você pode dar o empurrãozinho de que ele precisa para recomendar sua marca para outras pessoas (aquilo que chamamos de boca a boca, mas que também pode acontecer de forma inteiramente digital).

As estratégias de fidelização de clientes, normalmente, são mais valiosas do que investir na aquisição de novos consumidores, uma vez que esse público já conhece a qualidade dos seus serviços e produtos, bem como a missão empresarial. Ou seja, não será necessário informá-los quanto a isso novamente.

Há diversos canais e ferramentas disponíveis para que você continue mantendo contato com seus clientes. Algumas opções são os blogs e o e-mail marketing. Nesses casos, é possível informar seus clientes de novidades do mercado e até mesmo fazer recomendações baseadas no histórico e no perfil deles.

Para que tudo saia certo, o mais importante é conhecer bem seu público-alvo. Assim, as ofertas serão realizadas na hora certa, e os usuários se sentirão valorizados e reconhecidos. Mais do que isso, saberão que realmente vale a pena ser um cliente fiel da sua empresa.

5. Aumentar a autoridade do seu negócio

As marcas que têm maior interatividade nos ambientes digitais (usando blogs empresariais, sites, mídias sociais e aplicativos de mensagens) têm maior chance de se tornar autoridade no mercado em que atuam, usando estratégias de marketing de conteúdo.

Com cada material divulgado, seu negócio pode resolver dúvidas dos usuários, esclarecendo problemas importantes da vida da sua persona. Ou seja, o foco deve ser seu público-alvo, e não seus serviços e produtos. Diante disso, você pode se perguntar: mas o que a empresa ganha com isso?

Por meio de ações recorrentes, você mostrará que os seus seguidores podem confiar na sua organização, uma vez que o maior interesse dela é ajudá-los. Além disso, esse tipo de estratégia de marketing digital faz com que sua marca alcance novos horizontes, podendo ser citada até por concorrentes nas mídias digitais deles.

Uma das maiores evidências de que seu negócio conquistou a autoridade é verificar a classificação de suas páginas na busca do Google. Se sua empresa estiver nas primeiras posições, você já terá um papel de influenciador e de referência no mercado. O resultado disso é atrair mais interessados nos seus produtos e serviços, aumentando a confiança de cada um deles. E tudo isso acontece de forma natural!

Como fazer marketing digital?

Veja quais são as ações mais realizadas em marketing digital e saiba como começar a planejar o orçamento de marketing!

Inbound marketing

Inbound marketing (ou marketing de atração) é uma estratégia para que seu negócio seja encontrado pelas pessoas. Isso acontece quando a empresa procura entender as dores, necessidades e desejos dos consumidores. Assim, pode estabelecer uma comunicação com essas pessoas com o intuito de resolver seus problemas.

Quando isso é praticado de forma contínua, você consegue encontrar os possíveis consumidores, fazendo com que a comunicação com eles seja constante. Ou seja, a empresa não apenas enviará mensagens e promoções, mas criará um vínculo com seu público. Como consequência, seu conteúdo será mais procurado e lido, aumentando o número de interessados em sua marca.

Marketing de conteúdo

Os consumidores procuram soluções para seus problemas diariamente. Normalmente, essa busca começa pelos motores de busca. Com o marketing de conteúdo, você colocará sua marca na hora e lugar corretos para oferecer as melhores possibilidades para os compradores.

Então, pode-se dizer que o marketing de conteúdo é a tarefa de criar materiais e informações valiosos para seu público-alvo, com o objetivo de convertê-lo e encantá-lo. Para tanto, seu conteúdo deve ser espalhado na Internet, para que possa ser rapidamente encontrado.

Algumas opções são:

  • blogs;
  • fóruns;
  • redes sociais;
  • motores de busca;
  • aplicativos de conversa.

Blog

Pode-se dizer que o blog é a casa do marketing de conteúdo. É nele que os materiais produzidos são armazenados. Ele se torna uma boa opção, já que diminui a chance de o seu público ser distraído com outras informações. Outra vantagem é a facilidade para editar e administrar os conteúdos, fazendo que mesmo os pequenos times de marketing possam fazer suas estratégias de forma rápida, prática e econômica.

Além disso, os blogs são excelentes formas para que seu negócio apareça nos mecanismos de busca, aumentando a visibilidade dele e a chance de atrair um público ainda maior. Outras possibilidades para postar seu conteúdo são o Medium e o LinkedIn, embora eles não tenham o nome da sua empresa no domínio.

Site institucional

Embora ter um blog e uma página nas principais redes sociais seja interessante, isso não é o suficiente. O site empresarial ainda é um fator essencial para aumentar a credibilidade do seu negócio, fazendo com que sua organização tenha uma imagem confiável e séria.

E-book marketing digital

Além disso, você terá um canal em que controlará completamente todas as informações disponíveis, aumentando a chance de aparecer nos mecanismos de busca.

Por fim, você terá um canal em que as pessoas poderão ter acesso a todo seu catálogo de produtos e serviços disponíveis, podendo, facilmente, retirar suas dúvidas.

Redes sociais

As redes sociais são os melhores locais para que você possa interagir com seu público. Dessa forma, você tem um ambiente pronto para se comunicar, dialogar e ter influência sobre os hábitos de compras dele.

Contar com uma página nas principais redes é útil para promover conteúdos úteis para seus clientes, serviços e produtos, além de contar como funciona o ambiente do seu negócio.

Nesse espaço, porém, você deverá estudar como os seus seguidores desejam ser abordados (qual é o tom de linguagem), quais são os tipos de conteúdo mais desejados (texto, imagem, vídeo etc.), o melhor horário para postar e a quantidade ideal de posts por semana.

Além disso, é importante responder a todos os comentários dos usuários, mesmo aqueles que apontem para alguma crítica. Esse é o melhor momento para que os internautas descubram que a opinião deles é realmente levada a sério. Um cliente perdido pode, assim, ser reconquistado.

O que são as estatísticas de marketing digital?

As estatísticas de marketing digital são dados colhidos, em todo o mundo, para mostrar como as estratégias têm funcionado e impactado os resultados das empresas.

É possível avaliar itens como:

  • número de conversões;
  • aumento na lucratividade da empresa;
  • satisfação de usuários;
  • estratégias mais utilizadas;
  • principais problemas nas empresas;
  • soluções mais realizadas para resolução das dificuldades;
  • compreensão das propostas pelos colaboradores;
  • pensamento da diretoria sobre as estratégias.

Para que servem?

Uma das grandes vantagens desse tipo de estratégia é entender quais são as tendências que têm dado mais resultados no momento. A partir disso, você pode entender se é um bom negócio para sua empresa usá-las agora. Vale lembrar que cada ação deve ser estudada a partir do perfil da sua instituição. Dessa forma, não há uma fórmula mágica.

Nesse sentido, as estatísticas são importantes tanto para as empresas que as fizeram, quanto para o mercado em geral. Dessa maneira, o mercado terá como mensurar se seus resultados podem ser ainda melhores. Veja, agora, outras utilidades das estatísticas para sua empresa:

  • elas fazem com que as empresas tenham melhores condições de compreender quais são as estratégias que têm trazido maior custo-benefício;
  • os dados permitem que seu negócio esteja sempre atento às principais novidades do mercado;
  • as informações fazem com que sua empresa tenha maior consciência de quais são seus pontos mais fortes e fracos;
  • as pesquisas conseguem mostrar, de forma mais completa, como um mercado (e não somente sua empresa) precisa evoluir para conseguir mais resultados;
  • os indicadores são interessantes para que sua organização julgue se está na hora de implementar determinada estratégia ou se deve esperar um pouco mais.

Por que é importante analisá-las?

Além disso, as estatísticas permitem que você possa comparar o rendimento das suas estratégias com os rendimentos de outras empresas em áreas correlatas, seja no Brasil, seja no exterior. Dessa forma, será mais fácil para os gestores da sua organização entender o que deve ser feito, desde a adoção de novas ações até a modificação das estratégias tomadas.

Outra vantagem é poder mostrar para toda a equipe (até mesmo a diretoria) quais são os benefícios de se adotarem as ações de marketing. Com um bom relatório de dados, você poderá mostrar que o marketing digital não é mais uma ação, mas uma atividade importante para que sua empresa aumente a participação no mercado, bem como o número de conversões. Assim, você fará um marketing digital de performance.

Mais do que isso, se sua empresa inserir seus colaboradores na estratégia, eles ficarão motivados para que as estatísticas obtidas em outras empresas sejam conseguidas (e até batidas) também no seu negócio. Ou seja, além de justificar para toda a organização os motivos para tomar as decisões que estão sendo realizadas, você conseguirá estipular alguns indicadores como metas empresariais.

É necessário também analisar com é o ambiente empresarial do momento. Eventuais crises no negócio ou no país podem fazer com que seu desempenho caia. Dessa forma, métricas de marketing digital devem ser interpretadas e contextualizadas para a realidade de cada empresa.

Quais são as maiores estatísticas de marketing digital?

Veja, agora, quais são algumas das estatísticas mais impactantes de marketing digital.

Estatísticas de SEO

Você sabia que pelo menos 70% das empresas utilizam alguma estratégia de SEO? Dessa forma, se a sua (mesmo que não seja de grande porte) ainda não utiliza nenhuma ação para otimizar suas páginas para os motores de busca, você, provavelmente, está perdendo mercado para seus concorrentes.

De acordo com a mesma pesquisa acima, as ferramentas mais utilizadas para avaliar as estratégias são:

  • Google Search Console;
  • SEMrush;
  • Yoast;
  • Moz;
  • Keywoordtool.

Dessa maneira, sua empresa já tem um ponto de partida para descobrir quais são as ferramentas mais eficazes para sua estratégia. Por fim, as estratégias mais utilizadas no mercado brasileiro para obter boas posições no Google são:

  • produção de conteúdo em blog;
  • pesquisa de palavras-chave;
  • páginas responsivas;
  • atualização de conteúdo.

Ou seja, cada uma dessas ações é uma prática importante para que seu negócio venha a ter bons resultados.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo já é adotado por 71% das empresas pesquisadas pelo Content Trends 2017. Entre os que ainda pretendem adotá-lo, 58% já começaram a fase de implementação. Isso significa que, se sua empresa ainda está parada nesse assunto, deve começar a se planejar urgentemente, uma vez que a maioria das instituições já estão encantando seus clientes por meio de conteúdo relevante.

Chama a atenção que 39% das empresas apontem a falta de tempo com uma das principais causas para que o marketing de conteúdo não seja adotado. Embora esse problema possa ser comum à sua organização, é necessário ter em mente que há soluções para a resolução dessa dificuldade, como a contratação de empresas especializadas na criação de conteúdo.

Outro possível problema é a mensuração dos resultados. Apenas 53% das companhias pesquisadas sabem, concretamente, quantos são os visitantes mensais que seu site recebe. Nesse caso, as agências especializadas podem ser usadas para monitorar suas estratégias e fazer reuniões pontuais com sua equipe.

E-mail marketing

Para 54% das empresas, um dos principais objetivos com e-mail marketing é aumentar o engajamento de seus leads. Por isso, se você também deseja ter esse resultado, essa estratégia pode ser interessante para seu negócio.

Quando o assunto é personalização da mensagem, 47% dos entrevistados disseram fazer testes com as linhas de assunto, visando a uma melhor otimização dos resultados da sua estratégia. Isso mostra para seu negócio que os testes são essenciais para obter os melhores resultados nas suas práticas.

Vendas

Quando o assunto são as vendas, um problema comum é não saber qual dos prospects está mais pronto para a conversão, não é mesmo? Entretanto, 65% dos entrevistados que utilizam ferramentas de vendas mostraram ter resolvido esse problema. Ou seja, esse tipo de ferramenta é muito interessante para que você consiga deslocar as forças da sua equipe para os leads mais prontos.

Porém, mais alarmante é a estatística que mostra que 22% dos vendedores não sabem o que é um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), fazendo com que boas oportunidades de venda e de relacionamento com os clientes sejam perdidas.

Dessa maneira, é necessário, também, educar os colaboradores. Assim, eles entenderão um pouco das melhores ferramentas de automação de marketing e vendas disponíveis para eles.

Quais as melhores fontes para consultar essas estatísticas?

Você sabe quais são as melhores fontes para consultar as estatísticas de marketing digital? Confira!

International Telecoms Union

A UIT é uma fonte global de estatísticas, mostrando também quais são os resultados por países e por tamanho de amostras na utilização de dispositivos digitais. Além disso, você terá acesso às principais tendências de cada continente e de acesso à Internet (seja banda larga ou móvel).

GlobalWebIndex

O GlobalWebIndex é um serviço pago que fornece dados valiosos sobre a utilização de redes sociais em todo o mundo. Engloba, também, informações dos mais variados países. Há informações de mais de 18 milhões de usuários, sendo um dos maiores portais do mundo, com estatísticas bem específicas.

Similar Web

O SimilarWeb é uma ferramenta que mostra as principais fontes de tráfego para sites individuais em categorias e palavras-chave informadas pelo usuário. Dessa maneira, a equipe consegue fazer uma avaliação completa, tanto de suas próprias páginas quanto de concorrentes específicos. Assim, seu negócio consegue criar sua própria lista de estatísticas.

ComScore

Com a comScore, você tem informações detalhadas sobre os gastos com anúncios em cada país. Além disso, o portal do site oferece um resumo dos dados mais valiosos, fazendo com que ele seja uma das melhores fontes de estatísticas disponíveis no mercado.

Além disso, a comScore disponibiliza relatórios sobre o futuro do marketing digital em diversos países, como Reino Unido e demais nações europeias, além de EUA e Brasil. Normalmente, as informações são atualizadas anualmente.

Rock Content

O serviço de Inteligência da Rock Content se destaca como um dos principais portais para quem deseja manter sua empresa atualizada sobre as estatísticas de marketing digital. Ele engloba práticas de vendas e as principais estratégias de marketing disponíveis no mercado. Dessa maneira, os gestores brasileiros podem ter um relato mais completo e fiel às realidades do país.

Se você acredita que possa ter melhores resultados com suas estratégias, nada melhor do que ficar de olho nas estatísticas de marketing digital. Com elas, você saberá quais são as ações mais realizadas por empresas como a sua.

Entretanto, lembre-se sempre de que você deve avaliar o que cada dado significa para sua companhia. Nem tudo que foi útil para um negócio o será para o seu. Por isso, procure uma agência especializada para retirar suas dúvidas.

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